Dissertação

Análise de erros em cálculo: Metodologia de investigação aplicada com alunos da UFOPA

O trabalho aqui apresentado objetivou investigar os erros cometidos por acadêmicos do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, de Licenciatura Integrada em Biologia e Química, e de professores em formação continuada do Profmat 2018 da UFOPA, na cidade de Santarém durante o segundo sem...

ver descrição completa

Autor principal: SOUZA, Jones Paulino de
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/314
id ir-123456789-314
recordtype dspace
spelling ir-123456789-3142021-02-23T03:07:16Z Análise de erros em cálculo: Metodologia de investigação aplicada com alunos da UFOPA SOUZA, Jones Paulino de TANAKA FILHO, Mário Erro Cálculo diferencial e integral Análise de erros O trabalho aqui apresentado objetivou investigar os erros cometidos por acadêmicos do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, de Licenciatura Integrada em Biologia e Química, e de professores em formação continuada do Profmat 2018 da UFOPA, na cidade de Santarém durante o segundo semestre letivo de 2018 na solução de um teste de Cálculo. A investigação baseou-se na análise dos erros de Cury (2007), uma metodologia de investigação que utiliza as três fases da análise de conteúdo de Bardin (2002): a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Seguindo essas fases, procurou-se classificar e analisar os erros cometidos por esse grupo de alunos, apresentar os resultados obtidos e discutir as possíveis dificuldades dos alunos em itens que seguem padrões de órgãos nacionais de elaboração. As respostas apresentadas no teste, as opiniões dadas nos questionários de alunos e professores envolvidos na pesquisa mostraram que as dificuldades de assimilação do Cálculo permanecem e relacionados a conhecimentos de matemática básica, como na simplificação de frações algébricas e na dificuldade de representar um problema algebricamente, assim como em conceitos básicos da disciplina (limites, derivadas e integrais). Desta forma, a análise de erros permitiu detectar, pelas respostas dadas no teste e nos questionários, as principais dificuldades dos alunos em Cálculo. 2021-02-23T03:06:50Z 2021-02-23T03:06:50Z 2019 Dissertation SOUZA, Jones Paulino de. Análise de erros em cálculo: Metodologia de investigação aplicada com alunos da UFOPA. Orientador: Mário Tanaka Filho. 2019. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/314 Acesso em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/314 pt_BR Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional UFOPA Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Erro
Cálculo diferencial e integral
Análise de erros
spellingShingle Erro
Cálculo diferencial e integral
Análise de erros
SOUZA, Jones Paulino de
Análise de erros em cálculo: Metodologia de investigação aplicada com alunos da UFOPA
topic_facet Erro
Cálculo diferencial e integral
Análise de erros
description O trabalho aqui apresentado objetivou investigar os erros cometidos por acadêmicos do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, de Licenciatura Integrada em Biologia e Química, e de professores em formação continuada do Profmat 2018 da UFOPA, na cidade de Santarém durante o segundo semestre letivo de 2018 na solução de um teste de Cálculo. A investigação baseou-se na análise dos erros de Cury (2007), uma metodologia de investigação que utiliza as três fases da análise de conteúdo de Bardin (2002): a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Seguindo essas fases, procurou-se classificar e analisar os erros cometidos por esse grupo de alunos, apresentar os resultados obtidos e discutir as possíveis dificuldades dos alunos em itens que seguem padrões de órgãos nacionais de elaboração. As respostas apresentadas no teste, as opiniões dadas nos questionários de alunos e professores envolvidos na pesquisa mostraram que as dificuldades de assimilação do Cálculo permanecem e relacionados a conhecimentos de matemática básica, como na simplificação de frações algébricas e na dificuldade de representar um problema algebricamente, assim como em conceitos básicos da disciplina (limites, derivadas e integrais). Desta forma, a análise de erros permitiu detectar, pelas respostas dadas no teste e nos questionários, as principais dificuldades dos alunos em Cálculo.
author_additional TANAKA FILHO, Mário
author_additionalStr TANAKA FILHO, Mário
format Dissertação
author SOUZA, Jones Paulino de
title Análise de erros em cálculo: Metodologia de investigação aplicada com alunos da UFOPA
title_short Análise de erros em cálculo: Metodologia de investigação aplicada com alunos da UFOPA
title_full Análise de erros em cálculo: Metodologia de investigação aplicada com alunos da UFOPA
title_fullStr Análise de erros em cálculo: Metodologia de investigação aplicada com alunos da UFOPA
title_full_unstemmed Análise de erros em cálculo: Metodologia de investigação aplicada com alunos da UFOPA
title_sort análise de erros em cálculo: metodologia de investigação aplicada com alunos da ufopa
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2021
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/314
_version_ 1787156273575231488
score 11.675088