Dissertação

Música popular e currículo: reflexões sobre as mensagens ouvidas pelos alunos e suas possíveis implicações em relação ao currículo oficial

This research aims to reflect on the messages conveyed by the popular songs of consumption offered by the Cultural Industry as a possible voice of a hidden curriculum that arises from its insertion within the school space through the students. Based on the idea of a musical scene, we sought to under...

ver descrição completa

Autor principal: FERREIRA NETO, Anthymio Wanzeller
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/335
id ir-123456789-335
recordtype dspace
spelling ir-123456789-3352021-02-23T15:09:14Z Música popular e currículo: reflexões sobre as mensagens ouvidas pelos alunos e suas possíveis implicações em relação ao currículo oficial FERREIRA NETO, Anthymio Wanzeller ALMEIDA, Doriedson Alves de Indústria Cultural Formação Cidadã Currículo Oculto PRÁTICAS EDUCATIVAS, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EDUCAÇÃO This research aims to reflect on the messages conveyed by the popular songs of consumption offered by the Cultural Industry as a possible voice of a hidden curriculum that arises from its insertion within the school space through the students. Based on the idea of a musical scene, we sought to understand how these musical scenes can contribute to the formation and / or sociocultural deformation of the students, taking as their starting point the citizen formation defended by the official school curriculum. For this approach, we take as reference the Critical Theories (ADORNO 1995, 2005), Theory of communication (BESSA 2006, SILVA 2011, JANOTTI JR and Sá 2013) and on musical relations in everyday life (BRÉCIA 2003, LOUREIRO 2010; BOZZANO , FRENDA and GUSMÃO 2013). They have as central questions: What do teenagers hear in the music scenes inside the school? What is the most heard message in this scene? How can this message be based on a hidden curriculum in relation to the citizen education defended by the school? Basically what matters are the messages heard and disseminated by the lyrics of the songs to the adolescents who participated in this study and who arrive through the media to the same media. The most present musical Scene within the school with which the adolescents identify themselves. The learning situations that these musical scenes can provide in front of the programming of the messages of the song heard. The study tends to contribute to a differentiated view on the role of popular music of media consumption in the daily life of the school and the processes of socio-cultural appropriation systematized by the hidden curriculum from the messages heard in the musical scenes existing in the school context. Esta pesquisa visa refletir sobre as mensagens veiculadas pelas canções populares de consumo ofertadas pela Indústria cultural enquanto possível voz de um currículo oculto que surge a partir da sua inserção dentro do espaço escolar através dos alunos. A partir dessa ideia de cena musical, buscou-se entender como essas situações musicais podem contribuir ou não para formação e/ou deformação sociocultural dos alunos tendo como ponto de partida a formação cidadã defendida pelo o currículo oficial escolar. Para tal abordagem, tomam-se como referência: Teoria Crítica (ADORNO 1995; 2005), Teoria da comunicação (BESSA 2006; SILVA 2011; JANOTTI JR e Sá 2013); e sobre as relações musicais no cotidiano (BRÉCIA 2003; LOUREIRO 2010; BOZZANO, FRENDA e GUSMÃO 2013). Têm como questões centrais: O que os adolescentes ouvem nas cenas musicais dentro da escola? Qual a mensagem mais ouvida nessa cena? Como essa mensagem pode estar sustentado um currículo oculto no que se refere à formação cidadã defendida pela escola? Basicamente o que interessa são as mensagens ouvidas e disseminadas pelas letras das canções aos adolescentes que participaram deste estudo e que chegam através dos meios de comunicação midiáticos aos mesmos. Perceber a cena musical mais presente dentro da escola com os quais os adolescentes se identificam. As situações de aprendizagem que essas cenas musicais podem proporcionar frente à programação das mensagens da canção ouvida. O estudo tende a contribuir para uma visão diferenciada sobre o papel da música popular de consumo de cunho midiático no cotidiano da escola e os processos de apropriação sociocultural sistematizado pelo currículo oculto a partir das mensagens ouvidas nas cenas musicais existente no contexto escolar. 2021-02-23T15:08:25Z 2021-02-23T15:08:25Z 2018-05-08 Dissertation FERREIRA NETO, Anthymio Wanzeller. Música popular e currículo: reflexões sobre as mensagens ouvidas pelos alunos e suas possíveis implicações em relação ao currículo oficial. Orientador: Doriedson Alves de Almeida. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/335. Acesso em:. https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/335 pt_BR Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação Ufopa Instituto de Ciências da Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Indústria Cultural
Formação Cidadã
Currículo Oculto
PRÁTICAS EDUCATIVAS, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS
EDUCAÇÃO
spellingShingle Indústria Cultural
Formação Cidadã
Currículo Oculto
PRÁTICAS EDUCATIVAS, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS
EDUCAÇÃO
FERREIRA NETO, Anthymio Wanzeller
Música popular e currículo: reflexões sobre as mensagens ouvidas pelos alunos e suas possíveis implicações em relação ao currículo oficial
topic_facet Indústria Cultural
Formação Cidadã
Currículo Oculto
PRÁTICAS EDUCATIVAS, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS
EDUCAÇÃO
description This research aims to reflect on the messages conveyed by the popular songs of consumption offered by the Cultural Industry as a possible voice of a hidden curriculum that arises from its insertion within the school space through the students. Based on the idea of a musical scene, we sought to understand how these musical scenes can contribute to the formation and / or sociocultural deformation of the students, taking as their starting point the citizen formation defended by the official school curriculum. For this approach, we take as reference the Critical Theories (ADORNO 1995, 2005), Theory of communication (BESSA 2006, SILVA 2011, JANOTTI JR and Sá 2013) and on musical relations in everyday life (BRÉCIA 2003, LOUREIRO 2010; BOZZANO , FRENDA and GUSMÃO 2013). They have as central questions: What do teenagers hear in the music scenes inside the school? What is the most heard message in this scene? How can this message be based on a hidden curriculum in relation to the citizen education defended by the school? Basically what matters are the messages heard and disseminated by the lyrics of the songs to the adolescents who participated in this study and who arrive through the media to the same media. The most present musical Scene within the school with which the adolescents identify themselves. The learning situations that these musical scenes can provide in front of the programming of the messages of the song heard. The study tends to contribute to a differentiated view on the role of popular music of media consumption in the daily life of the school and the processes of socio-cultural appropriation systematized by the hidden curriculum from the messages heard in the musical scenes existing in the school context.
author_additional ALMEIDA, Doriedson Alves de
author_additionalStr ALMEIDA, Doriedson Alves de
format Dissertação
author FERREIRA NETO, Anthymio Wanzeller
title Música popular e currículo: reflexões sobre as mensagens ouvidas pelos alunos e suas possíveis implicações em relação ao currículo oficial
title_short Música popular e currículo: reflexões sobre as mensagens ouvidas pelos alunos e suas possíveis implicações em relação ao currículo oficial
title_full Música popular e currículo: reflexões sobre as mensagens ouvidas pelos alunos e suas possíveis implicações em relação ao currículo oficial
title_fullStr Música popular e currículo: reflexões sobre as mensagens ouvidas pelos alunos e suas possíveis implicações em relação ao currículo oficial
title_full_unstemmed Música popular e currículo: reflexões sobre as mensagens ouvidas pelos alunos e suas possíveis implicações em relação ao currículo oficial
title_sort música popular e currículo: reflexões sobre as mensagens ouvidas pelos alunos e suas possíveis implicações em relação ao currículo oficial
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2021
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/335
_version_ 1787156274958303232
score 11.755432