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Dissertação
A implantação do Programa mais Educação no Município de Itaituba-Pará
A pesquisa faz uma apresentação da política indutora de Educação Integral no Município de Itaituba, no período de 2009 a 2015, a partir da implantação do Programa Mais Educação (PME). Objetivou-se analisar o processo de implantação do PME em duas escolas do município, buscando compreender a sua mate...
Autor principal: | ARAÚJO, Diomark Pereira de |
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Grau: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Oeste do Pará
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/498 |
Resumo: |
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A pesquisa faz uma apresentação da política indutora de Educação Integral no Município de Itaituba, no período de 2009 a 2015, a partir da implantação do Programa Mais Educação (PME). Objetivou-se analisar o processo de implantação do PME em duas escolas do município, buscando compreender a sua materialização no contexto escolar. Para o alcance do objetivo aqui proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, recorrendo à literatura e à pesquisa de campo, realizada em duas escolas, do município de Itaituba, onde o Programa Mais Educação foi implantado no ano 2009, e executado até o ano 2015. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados o questionário, que foi aplicado aos dezessete sujeitos da
pesquisa, contemplando: duas diretoras, duas técnicas educacionais, duas coordenadoras do PME e onze professores. As informações contribuíram para analisar e interpretar as contradições existentes durante a implantação do Programa Mais Educação no contexto escolar, e, assim, fomentar discussões sobre a educação integral como possibilidade para qualidade da educação no contexto brasileiro, com especificidades no contexto da Amazônia brasileira. A pesquisa foi de fundamental importância porque além de contribuir com o referencial já existente, possibilita ao leitor uma reflexão de como o PME foi implantado em escolas que não ofereciam espaço adequado para execução das oficinas, suas linguagens e atividades propostas. A implantação do PME nessas duas escolas foi desafiadora e marcada pela deficiente adesão ao Programa por parte dos sujeitos envolvidos, bem como pela falta de conhecimento por parte destes, acerca da funcionalidade do projeto no âmbito escolar. Adicionalmente, o estudo permitiu inferir sobre a necessidade de uma política de educação integral no município de Itaituba, como elemento importante para melhoria da qualidade da educação básica. |