Dissertação

Corpo, corporeidade e práticas pedagógicas da educação física em escolas de ensino fundamental II na Região do Planalto em Santarém-PA

Corporeality is an existential condition of human beings and leads us to discuss the relevance of its approach in pedagogical practice. This research sought to understand the relationship between the conceptions of body and corporeality of PE teachers in elementary school II, from the plateau reg...

ver descrição completa

Autor principal: AMARAL, Jarleane Galvão.
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/803
id ir-123456789-803
recordtype dspace
spelling ir-123456789-8032024-08-13T22:08:11Z Corpo, corporeidade e práticas pedagógicas da educação física em escolas de ensino fundamental II na Região do Planalto em Santarém-PA AMARAL, Jarleane Galvão. COUTO, Hergos Ritor Fróes de http://lattes.cnpq.br/4185846607001228 Corpo Corporeidade Educação Educação Física Escolar Prática pedagógica CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS FORMAÇÃO HUMANA EM CONTEXTOS FORMAIS E NÃO FORMAIS NA AMAZÔNIA Corporeality is an existential condition of human beings and leads us to discuss the relevance of its approach in pedagogical practice. This research sought to understand the relationship between the conceptions of body and corporeality of PE teachers in elementary school II, from the plateau region in the city of Santarém-PA, with their pedagogical teaching practices. The adopted methodology involved a bibliographic review of scientific production on the subject of body and corporeality and field research. For the production of data, generating questions that provoked in the participants conceptions about the investigated phenomenon were used. This research had the participation of 11 teachers graduated in Physical Education who work in centers of Elementary School II, in the plateau, in the municipality of Santarém, state of Pará. For the analysis, the Technique of Elaboration and Analysis of Units of Meanings. The results showed that teachers attribute two conceptions to the body: one that configures itself as dualist when making a dichotomy between body and mind, and another that alludes to corporeality, although the latter is not clearly and specifically presented in the reports of experiences of the Participants, however, pointed out elements, traits that characterize the relationship between the body and its surroundings in a perspective of preparing the student to act in society, relating the experiences in Physical Education classes with their reality, seeking to perceive the world, critically and citizenship. A corporeidade é condição existencial do ser humano e nos leva a discutir sobre a relevância de sua abordagem na prática pedagógica. Esta pesquisa buscou compreender a relação entre as concepções de corpo e corporeidade dos professores de EF escolar do ensino fundamental II, da região de planalto no município de Santarém-PA, com suas práticas pedagógicas de ensino. A metodologia adotada envolveu revisão bibliográfica da produção científica sobre a temática corpo e corporeidade e pesquisa de campo. Para a produção de dados foram utilizadas questões geradoras que provocassem nos participantes concepções a respeito do fenômeno investigado. Esta pesquisa teve a participação de 11 professores graduados em Educação Física que atuam em escolas polos no Ensino Fundamental II, no planalto, no município de Santarém, estado do Pará. Para a análise, utilizou-se a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significados. Os resultados evidenciaram que os professores atribuem ao corpo duas concepções: uma que se configura como dualista ao fazerem dicotomia entre corpo e mente, e outra que alude à corporeidade, ainda que esta última não se apresente de forma clara e especifica nos relatos de experiências dos participantes, entretanto assinalaram elementos, traços que a caracterizam na relação do corpo com o seu entorno numa perspectiva de preparação do aluno para atuar na sociedade, relacionando as vivências nas aulas de Educação Física com a sua realidade, procurando perceber o mundo, com criticidade e cidadania. 2023-02-07T19:38:24Z 2023-02-07T19:38:24Z 2021-12-10 Dissertation AMARAL, Jarleane Galvão. Corpo, corporeidade e práticas pedagógicas da educação física em escolas de ensino fundamental II na Região do Planalto em Santarém-PA. Orientador: Hergos Ritor Fróes de Couto. 2021. 190 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/803 https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/803 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Educação UFOPA Instituto de CIências da Educação 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Corpo
Corporeidade
Educação
Educação Física Escolar
Prática pedagógica
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS
FORMAÇÃO HUMANA EM CONTEXTOS FORMAIS E NÃO FORMAIS NA AMAZÔNIA
spellingShingle Corpo
Corporeidade
Educação
Educação Física Escolar
Prática pedagógica
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS
FORMAÇÃO HUMANA EM CONTEXTOS FORMAIS E NÃO FORMAIS NA AMAZÔNIA
AMARAL, Jarleane Galvão.
Corpo, corporeidade e práticas pedagógicas da educação física em escolas de ensino fundamental II na Região do Planalto em Santarém-PA
topic_facet Corpo
Corporeidade
Educação
Educação Física Escolar
Prática pedagógica
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS
FORMAÇÃO HUMANA EM CONTEXTOS FORMAIS E NÃO FORMAIS NA AMAZÔNIA
description Corporeality is an existential condition of human beings and leads us to discuss the relevance of its approach in pedagogical practice. This research sought to understand the relationship between the conceptions of body and corporeality of PE teachers in elementary school II, from the plateau region in the city of Santarém-PA, with their pedagogical teaching practices. The adopted methodology involved a bibliographic review of scientific production on the subject of body and corporeality and field research. For the production of data, generating questions that provoked in the participants conceptions about the investigated phenomenon were used. This research had the participation of 11 teachers graduated in Physical Education who work in centers of Elementary School II, in the plateau, in the municipality of Santarém, state of Pará. For the analysis, the Technique of Elaboration and Analysis of Units of Meanings. The results showed that teachers attribute two conceptions to the body: one that configures itself as dualist when making a dichotomy between body and mind, and another that alludes to corporeality, although the latter is not clearly and specifically presented in the reports of experiences of the Participants, however, pointed out elements, traits that characterize the relationship between the body and its surroundings in a perspective of preparing the student to act in society, relating the experiences in Physical Education classes with their reality, seeking to perceive the world, critically and citizenship.
author_additional COUTO, Hergos Ritor Fróes de
author_additionalStr COUTO, Hergos Ritor Fróes de
format Dissertação
author AMARAL, Jarleane Galvão.
title Corpo, corporeidade e práticas pedagógicas da educação física em escolas de ensino fundamental II na Região do Planalto em Santarém-PA
title_short Corpo, corporeidade e práticas pedagógicas da educação física em escolas de ensino fundamental II na Região do Planalto em Santarém-PA
title_full Corpo, corporeidade e práticas pedagógicas da educação física em escolas de ensino fundamental II na Região do Planalto em Santarém-PA
title_fullStr Corpo, corporeidade e práticas pedagógicas da educação física em escolas de ensino fundamental II na Região do Planalto em Santarém-PA
title_full_unstemmed Corpo, corporeidade e práticas pedagógicas da educação física em escolas de ensino fundamental II na Região do Planalto em Santarém-PA
title_sort corpo, corporeidade e práticas pedagógicas da educação física em escolas de ensino fundamental ii na região do planalto em santarém-pa
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2023
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/803
_version_ 1829179700789903360
score 11.755432