Dissertação

Sequência de ensino investigativo através da construção de um túnel de vento de baixo custo

This dissertation aims to develop an research-based teaching investigation teaching sequence (RTS) through the use of low cost experimental activities to address concepts of flight theory in high school. The initial experimental activity was the construction of a prototype called “Radial Lift Simula...

ver descrição completa

Autor principal: CARNEIRO, Diego Maciel
Grau: Dissertação
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Oeste do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/811Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/811
id ir-123456789-811
recordtype dspace
spelling ir-123456789-8112023-03-28T19:16:21Z Sequência de ensino investigativo através da construção de um túnel de vento de baixo custo CARNEIRO, Diego Maciel MACHADO, Carlos José Freire http://lattes.cnpq.br/8867268649773393 Ensino de Física Sequência de ensino ensino investigativo Experimentos Baixo Custo Teoria de Voo CNPQ:: FÍSICA This dissertation aims to develop an research-based teaching investigation teaching sequence (RTS) through the use of low cost experimental activities to address concepts of flight theory in high school. The initial experimental activity was the construction of a prototype called “Radial Lift Simulator” and later a “wind tunnel” with accessible materials was built. The textual and pictorial production of students from the 1st year of high school in a state school in the urban area of the city of Santarém was analyzed. Descending hierarchical categorization (CHD) was used in addition to the similarity and word cloud analyzes in the answers to the questions proposed in the first and third experimental activity of this RTS, through the software IRAMUTEQ (Interface of R pour les Multidimensionnelles Analyzes de Textes et de Questionnaires). It was concluded that most of the reports after the application of RTS identified the different phases of the flight and explained the lift force via Bernoulli and Newton's Laws. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Esta dissertação tem o objetivo de desenvolver uma sequência de ensino investigativo (SEI) através da utilização de atividades experimentais de baixo custo para abordar conceitos de teoria de voo no ensino médio. A atividade experimental inicial foi a construção de um protótipo denominado “Simulador radial de Sustentação” e posteriormente foi construído um “túnel de vento” com materiais acessíveis. Foi analisada a produção textual e pictórica de alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola estadual da zona urbana da cidade de Santarém. Utilizou-se a categorização hierárquica descendente(CHD) além das análises de similitude e nuvem de palavras nas respostas às questões propostas na primeira e na terceira atividade experimental desta SEI, através do software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires).Concluiu-se que a maioria dos relatos após a aplicação da SEI identificaram as diferentes fases do voo e explicaram a força de sustentação via Bernoulli e Leis de Newton. 2023-02-09T20:39:38Z 2023-02-09T20:39:38Z 2020-03-13 Dissertation CARNEIRO, Diego Maciel. Sequência de ensino investigativo através da construção de um túnel de vento de baixo custo. Orientador: Carlos José Freire Machado. 2020. 100 fls.Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de física, Universidade Federal do Oeste do Pará, https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/811Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/811 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Oeste do Pará Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física UFOPA Instituto de CIências da Educação 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federa ldo Oeste do Pará - UFOPA
collection DSpace
language pt_BR
topic Ensino de Física
Sequência de ensino
ensino investigativo
Experimentos
Baixo Custo
Teoria de Voo
CNPQ:: FÍSICA
spellingShingle Ensino de Física
Sequência de ensino
ensino investigativo
Experimentos
Baixo Custo
Teoria de Voo
CNPQ:: FÍSICA
CARNEIRO, Diego Maciel
Sequência de ensino investigativo através da construção de um túnel de vento de baixo custo
topic_facet Ensino de Física
Sequência de ensino
ensino investigativo
Experimentos
Baixo Custo
Teoria de Voo
CNPQ:: FÍSICA
description This dissertation aims to develop an research-based teaching investigation teaching sequence (RTS) through the use of low cost experimental activities to address concepts of flight theory in high school. The initial experimental activity was the construction of a prototype called “Radial Lift Simulator” and later a “wind tunnel” with accessible materials was built. The textual and pictorial production of students from the 1st year of high school in a state school in the urban area of the city of Santarém was analyzed. Descending hierarchical categorization (CHD) was used in addition to the similarity and word cloud analyzes in the answers to the questions proposed in the first and third experimental activity of this RTS, through the software IRAMUTEQ (Interface of R pour les Multidimensionnelles Analyzes de Textes et de Questionnaires). It was concluded that most of the reports after the application of RTS identified the different phases of the flight and explained the lift force via Bernoulli and Newton's Laws.
author_additional MACHADO, Carlos José Freire
author_additionalStr MACHADO, Carlos José Freire
format Dissertação
author CARNEIRO, Diego Maciel
title Sequência de ensino investigativo através da construção de um túnel de vento de baixo custo
title_short Sequência de ensino investigativo através da construção de um túnel de vento de baixo custo
title_full Sequência de ensino investigativo através da construção de um túnel de vento de baixo custo
title_fullStr Sequência de ensino investigativo através da construção de um túnel de vento de baixo custo
title_full_unstemmed Sequência de ensino investigativo através da construção de um túnel de vento de baixo custo
title_sort sequência de ensino investigativo através da construção de um túnel de vento de baixo custo
publisher Universidade Federal do Oeste do Pará
publishDate 2023
url https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/811Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/811
_version_ 1829179827844808704
score 11.755432