Dissertação

“Tudo aquilo que sou perpassa a minha existência enquanto mulher e lésbica”: narrativas de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá

This Master's thesis addresses gender studies and sexuality through a historical and social lens by aiming to understand sexuality in the way it is permeated by contingent social values. We indicate how being a woman became synonymous with subordination due to speeches that legitimized the bodies of...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Andressa Costa dos
Grau: Dissertação
Publicado em: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/862
id ir-123456789-862
recordtype dspace
spelling ir-123456789-8622022-06-20T13:46:41Z “Tudo aquilo que sou perpassa a minha existência enquanto mulher e lésbica”: narrativas de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá SANTOS, Andressa Costa dos PEREIRA, Alexandre Adalberto http://lattes.cnpq.br/4232386051172176 https://orcid.org/0000-0003-4029-1415 Homossexualidade - educação Professoras lésbicas Lésbicas - Amapá Estudos de gênero Visibilidade lésbica Sexualidade - prática docente CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO This Master's thesis addresses gender studies and sexuality through a historical and social lens by aiming to understand sexuality in the way it is permeated by contingent social values. We indicate how being a woman became synonymous with subordination due to speeches that legitimized the bodies of men as normal, full and healthy, to the detriment of the bodies of women. We also reflect on homosexuality, sexual orientation and the complexity present in the process of forming political individuals who identify as lebians, their professional teaching performance in the face of experiences with sexuality and gender issues faced by them while emphasizing on the importance we all have in the most diversed spaces. One problem is to understand how the teaching identities of lesbian teachers in educational institutions in Amapá are constructed by taking into account the gender and sexuality negotiations as symbolic, cultural and historical processes that organize the professional lives of these teachers. The general objective of this work was to analyze the construction of the teaching identity from the narratives of lesbian teachers from educational institutions in Amapá by considering the power relations in the negotiations of gender and sexuality in the field of the professional experience of these teachers. The defined objectives are 1) to understand the relationship between documented identities and negotiations of gender and sexuality as symbolic, cultural and historical processes that organize the professional experience of lesbian teachers from educational institutions in Amapá, 2) to identify the impact in the professional field of representations of gender and sexuality in the construction of documented identities, 3) to analyze, from the speeches of lesbian teachers, what are the symbolic, cultural and historical processes that are present in the construction of documented identities.. Methodologically, this research is qualitative, with a phenomenological approach method that contained narrative interviews for data collection and used comprehensive Weberian sociology for data analysis and treatment. We analyze, therefore, that teachers at some point in their trajectories suffered tensions regarding power relations and rules of sex and gender. Their invisibility is present, but it is in their speech that the gender marker is much more present, or faced daily in the experience of being a woman in search of legitimacy followed by lesbian visibility. A presente dissertação de Mestrado tece uma discussão acerca dos estudos de gênero e do percurso da sexualidade como construções históricas e sociais. Apontamos para compreensão da sexualidade, permeada de valores sociais contingentes. Indicamos o modo como a mulher foi colocada em uma posição de subalternidade a partir de discursos que legitimavam os corpos dos homens como sendo normais, plenos e saudáveis, em detrimento dos corpos das mulheres. Abalizamos os conceitos e reflexões sobre a homossexualidade, a orientação sexual e da complexidade do processo de formação do sujeito político de mulheres lésbicas, sua atuação profissional docente frente às vivências com a sexualidade e o enfrentando quanto às questões de gênero, dando ênfase a importância que todas ocupamos nos mais diversos espaços. A problemática visou compreender como as identidades docente de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá são construídas levando em consideração as negociações de gênero e sexualidade como processos simbólicos, culturais e históricos que organizam a vida profissional dessas professoras? O objetivo geral foi de analisar a construção da identidade docente a partir das narrativas de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá considerando as relações de poder nas negociações de gênero e sexualidade no campo da experiência profissional dessas professoras. Os objetivos específicos são 1) compreender a relação entre identidades docente com as negociações de gênero e de sexualidade como processos simbólicos, culturais e históricos que organizam a experiência profissional de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá, 2) Identificar o impacto no campo profissional, das representações de gênero e da sexualidade na construção das identidades docente, 3) Analisar, a partir dos discursos de professoras lésbicas, quais seriam os processos simbólicos, culturais e históricos que se fazem presentes na construção das identidades docentes. Metologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com método de abordagem fenomenológico, entrevistas narrativas para coleta de dados e utilizou-se para análise e tratamento de dados, a sociologia compreensiva weberiana. Analisamos, portanto, que, todas as quatros professoras em algum momento de suas trajetórias sofreram tensões quanto as relações de poder e a regulação do sexo e gênero. A invisibilidade mostrou-se presente, mas na fala delas o marcador de gênero é muito mais presente, o enfrentamento diário em Ser mulher na busca de legitimação seguido da visibilidade lésbica. 2022-05-23T14:51:16Z 2022-05-23T14:51:16Z 08-07-2020 Dissertação SANTOS, Andressa Costa dos. “Tudo aquilo que sou perpassa a minha existência enquanto mulher e lésbica”: narrativas de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá. Orientador: Alexandre Adalberto Pereira. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Pós-Graduação, Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/862. Acesso em:. http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/862 Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ application/pdf UNIFAP – Universidade Federal do Amapá Brasil Via SIPAC
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
collection RepositorioUnifap
topic Homossexualidade - educação
Professoras lésbicas
Lésbicas - Amapá
Estudos de gênero
Visibilidade lésbica
Sexualidade - prática docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
spellingShingle Homossexualidade - educação
Professoras lésbicas
Lésbicas - Amapá
Estudos de gênero
Visibilidade lésbica
Sexualidade - prática docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
SANTOS, Andressa Costa dos
“Tudo aquilo que sou perpassa a minha existência enquanto mulher e lésbica”: narrativas de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá
topic_facet Homossexualidade - educação
Professoras lésbicas
Lésbicas - Amapá
Estudos de gênero
Visibilidade lésbica
Sexualidade - prática docente
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This Master's thesis addresses gender studies and sexuality through a historical and social lens by aiming to understand sexuality in the way it is permeated by contingent social values. We indicate how being a woman became synonymous with subordination due to speeches that legitimized the bodies of men as normal, full and healthy, to the detriment of the bodies of women. We also reflect on homosexuality, sexual orientation and the complexity present in the process of forming political individuals who identify as lebians, their professional teaching performance in the face of experiences with sexuality and gender issues faced by them while emphasizing on the importance we all have in the most diversed spaces. One problem is to understand how the teaching identities of lesbian teachers in educational institutions in Amapá are constructed by taking into account the gender and sexuality negotiations as symbolic, cultural and historical processes that organize the professional lives of these teachers. The general objective of this work was to analyze the construction of the teaching identity from the narratives of lesbian teachers from educational institutions in Amapá by considering the power relations in the negotiations of gender and sexuality in the field of the professional experience of these teachers. The defined objectives are 1) to understand the relationship between documented identities and negotiations of gender and sexuality as symbolic, cultural and historical processes that organize the professional experience of lesbian teachers from educational institutions in Amapá, 2) to identify the impact in the professional field of representations of gender and sexuality in the construction of documented identities, 3) to analyze, from the speeches of lesbian teachers, what are the symbolic, cultural and historical processes that are present in the construction of documented identities.. Methodologically, this research is qualitative, with a phenomenological approach method that contained narrative interviews for data collection and used comprehensive Weberian sociology for data analysis and treatment. We analyze, therefore, that teachers at some point in their trajectories suffered tensions regarding power relations and rules of sex and gender. Their invisibility is present, but it is in their speech that the gender marker is much more present, or faced daily in the experience of being a woman in search of legitimacy followed by lesbian visibility.
author_additional PEREIRA, Alexandre Adalberto
author_additionalStr PEREIRA, Alexandre Adalberto
format Dissertação
author SANTOS, Andressa Costa dos
title “Tudo aquilo que sou perpassa a minha existência enquanto mulher e lésbica”: narrativas de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá
title_short “Tudo aquilo que sou perpassa a minha existência enquanto mulher e lésbica”: narrativas de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá
title_full “Tudo aquilo que sou perpassa a minha existência enquanto mulher e lésbica”: narrativas de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá
title_fullStr “Tudo aquilo que sou perpassa a minha existência enquanto mulher e lésbica”: narrativas de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá
title_full_unstemmed “Tudo aquilo que sou perpassa a minha existência enquanto mulher e lésbica”: narrativas de professoras lésbicas das Instituições de Ensino Superior do Amapá
title_sort “tudo aquilo que sou perpassa a minha existência enquanto mulher e lésbica”: narrativas de professoras lésbicas das instituições de ensino superior do amapá
publisher UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
publishDate 2022
url http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/862
_version_ 1787155986152161280
score 11.755432