Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A intertextualidade no gênero resumo escolar

O presente artigo aborda a intertextualidade no gênero Resumo Escolar produzido por alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Rodoval Borges Silva. Para esta abordagem, tivemos como principal objetivo investigar como um aluno do 3º ano do Ensino Médio utiliza o recurso da inter...

ver descrição completa

Autor principal: CRUZ, Francilene Viana
Outros Autores: LOPES, Leydiane Sousa, CAMPOS, Naira Samille de Moraes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/977
Resumo:
O presente artigo aborda a intertextualidade no gênero Resumo Escolar produzido por alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Rodoval Borges Silva. Para esta abordagem, tivemos como principal objetivo investigar como um aluno do 3º ano do Ensino Médio utiliza o recurso da intertextualidade como uma ferramenta para melhor compor suas produções escritas. A base teórica do trabalho teve, como principais autores, Antunes; Koch & Elias; Kleiman; Fiorin; Bakhtin; Marcuschi; Dolz e Schneuwly; e Machado. Utilizamos a abordagem qualitativa e interpretativista dos dados para analisar a progressão obtida pelos alunos que participaram de uma oficina do gênero Resumo Escolar. Como principal resultado, pudemos perceber que a aplicação da oficina possibilitou a eles a oportunidade de melhor conhecer o gênero em questão e também a refletir/aplicar alguns tipos de intertextualidade em suas produções textuais.