/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A intertextualidade no gênero resumo escolar
O presente artigo aborda a intertextualidade no gênero Resumo Escolar produzido por alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Rodoval Borges Silva. Para esta abordagem, tivemos como principal objetivo investigar como um aluno do 3º ano do Ensino Médio utiliza o recurso da inter...
Autor principal: | CRUZ, Francilene Viana |
---|---|
Outros Autores: | LOPES, Leydiane Sousa, CAMPOS, Naira Samille de Moraes |
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/977 |
Resumo: |
---|
O presente artigo aborda a intertextualidade no gênero Resumo Escolar produzido por alunos do 3º ano do
Ensino Médio da Escola Estadual Professor Rodoval Borges Silva. Para esta abordagem, tivemos como principal
objetivo investigar como um aluno do 3º ano do Ensino Médio utiliza o recurso da intertextualidade como uma
ferramenta para melhor compor suas produções escritas. A base teórica do trabalho teve, como principais
autores, Antunes; Koch & Elias; Kleiman; Fiorin; Bakhtin; Marcuschi; Dolz e Schneuwly; e Machado.
Utilizamos a abordagem qualitativa e interpretativista dos dados para analisar a progressão obtida pelos alunos
que participaram de uma oficina do gênero Resumo Escolar. Como principal resultado, pudemos perceber que a
aplicação da oficina possibilitou a eles a oportunidade de melhor conhecer o gênero em questão e também a
refletir/aplicar alguns tipos de intertextualidade em suas produções textuais. |