Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A produção textual na escola: o gênero resenha e o desenvolvimento da consciência crítica

O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta resultados do projeto de pesquisa intitulado Produção textual do gênero resenha no ensino fundamental: desenvolvendo a consciência crítica. Amparados na abordagem de análise descritiva e interpretativa de gêneros textuais na vertente sociorretórica...

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Autor principal: CARNEIRO, Letícia Picanço
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: UNIFAP – Universidade Federal do Amapá 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.unifap.br:80/jspui/handle/123456789/978
Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta resultados do projeto de pesquisa intitulado Produção textual do gênero resenha no ensino fundamental: desenvolvendo a consciência crítica. Amparados na abordagem de análise descritiva e interpretativa de gêneros textuais na vertente sociorretórica (SWALES, 1990; BAZERMAN 2005; 2006; 2007; MILLER 1984; MOTTA-ROTH, 2002, 2010), objetivamos investigar as contribuições da proposta metodológica de consciência crítica de gênero desenvolvida por Devitt (2009) na produção textual do gênero resenha, por parte de alunos do ensino fundamental II. A produção textual na escola, ainda tem seguido encaminhamentos/orientações que moldam o ato de escrever como algo mecânico, desprovido do contexto de produção e de aspectos ideológicos e de criticidade. Buscando seguir um caminho diferente da tradição escolar de produção textual, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, seguindo os princípios da abordagem de pesquisação, utilizando como recurso metodológico para geração dos dados, o Modelo de Consciência Crítica, método desenvolvido por Devitt (2004; 2009). O objetivo desse modelo é levar os estudantes a compreenderem as relações entre contextos e formas, a perceberem os efeitos ideológicos potenciais dos gêneros e a distinguirem as restrições e as escolhas que os gêneros tornam possíveis. Os resultados gerados, na execução das atividades em uma escola da rede estadual de Macapá, mostram que o ensino de produção textual, no caso da resenha, por meio do modelo de consciência crítica de gêneros, mostra que o processo pressupõe práticas de ensino contextualizadas de gêneros, situando o estudante quanto às atividades sociais que favorecem a compreensão e realização de ações produtivas de linguagem enquanto ação social, pois é por meio desse ensino que os discentes terão a reflexão dos modos de agir dentro da sociedade.