Dissertação

Medida de comprimento: uma sequência didática na perspectiva da grandeza e medida

This research about greatness and measures, in particular measure of length, aimed to legitimize a didactic sequence that favored the teaching of measure of length from the notion of magnitude and measure. The research was developed based on Guy Brousseau's Theory of Didactic Situations, inspired by...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Nazaré do Socorro Moraes da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10501
id ir-2011-10501
recordtype dspace
spelling ir-2011-105012019-03-13T16:47:17Z Medida de comprimento: uma sequência didática na perspectiva da grandeza e medida SILVA, Nazaré do Socorro Moraes da NUNES, José Messildo Viana http://lattes.cnpq.br/5188612973174798 Educação - Matemática Peso e medidas Matemática - Estudo e ensino - Belém (PA) Didática Ensino fundamental - Belém (PA) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS This research about greatness and measures, in particular measure of length, aimed to legitimize a didactic sequence that favored the teaching of measure of length from the notion of magnitude and measure. The research was developed based on Guy Brousseau's Theory of Didactic Situations, inspired by the didactic model of Régine Douady and Marie Jeanne Perrin-Glorian, among other fundamental references for the elaboration of the didactic sequence. The approach of this research was qualitative in a methodological conception supported in the aspects of Didactic Engineering. The sequence was applied in a public school of elementary and middle, located in the metropolitan area of Belém do Pará, in a class of 25 students, from the 6th year of elementary school. The analyzes of the activities indicated that, proposing a didactic sequence that explores length in the domains of greatness and measure favors the comprehension of notions of concepts linked to greatness and measure, such as measuring, measuring need, measure, length and quantification (measure). As well as the understanding on the part of the students regarding the conversions of units of measurement and the constitution of the metric system decimal. From these results, this research generated an educational product called, didactic sequence for the teaching of length measurement. Este trabalho sobre grandezas e medidas, em particular medida de comprimento, objetivou legitimar uma sequência didática que favorecesse o ensino de medida de comprimento a partir da noção de grandeza e medida. Esta pesquisa foi desenvolvida com base na Teoria das Situações Didática de Guy Brousseau, inspirada no modelo didático de Régine Douady e Marie Jeanne Perrin-Glorian, entre outros referenciais fundamentais para elaboração da sequência didática. A abordagem desta pesquisa foi de cunho qualitativo e como percurso metodológico adotamos os aspectos da Engenharia Didática. A sequência foi aplicada em uma escola estadual de ensino fundamental e médio, localizada na região metropolitana de Belém do Pará, em uma turma de 25 alunos, do 6º ano do ensino fundamental. As análises das atividades apontaram que, propor uma sequência didática que explore o comprimento nos domínios da grandeza e da medida favorece a compreensão de noções de conceitos atrelados à grandeza e medida, como medir, necessidade de medir, medida, grandeza comprimento e sua quantificação (medida). Assim como também o entendimento por parte dos alunos em relação às conversões de unidades de medida e a constituição do sistema métrico decimal. A partir desses resultados esta pesquisa gerou um produto educacional denominado, sequência didática para o ensino de medida de comprimento. SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação 2018-12-19T16:13:11Z 2018-12-19T16:13:11Z 2017-09-15 Dissertação SILVA, Nazaré do Socorro Moraes da. Medida de comprimento: uma sequência didática na perspectiva da grandeza e medida. Orientador: José Messildo Viana Nunes. 2017. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10501. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10501 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Educação - Matemática
Peso e medidas
Matemática - Estudo e ensino - Belém (PA)
Didática
Ensino fundamental - Belém (PA)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
spellingShingle Educação - Matemática
Peso e medidas
Matemática - Estudo e ensino - Belém (PA)
Didática
Ensino fundamental - Belém (PA)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
SILVA, Nazaré do Socorro Moraes da
Medida de comprimento: uma sequência didática na perspectiva da grandeza e medida
topic_facet Educação - Matemática
Peso e medidas
Matemática - Estudo e ensino - Belém (PA)
Didática
Ensino fundamental - Belém (PA)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
description This research about greatness and measures, in particular measure of length, aimed to legitimize a didactic sequence that favored the teaching of measure of length from the notion of magnitude and measure. The research was developed based on Guy Brousseau's Theory of Didactic Situations, inspired by the didactic model of Régine Douady and Marie Jeanne Perrin-Glorian, among other fundamental references for the elaboration of the didactic sequence. The approach of this research was qualitative in a methodological conception supported in the aspects of Didactic Engineering. The sequence was applied in a public school of elementary and middle, located in the metropolitan area of Belém do Pará, in a class of 25 students, from the 6th year of elementary school. The analyzes of the activities indicated that, proposing a didactic sequence that explores length in the domains of greatness and measure favors the comprehension of notions of concepts linked to greatness and measure, such as measuring, measuring need, measure, length and quantification (measure). As well as the understanding on the part of the students regarding the conversions of units of measurement and the constitution of the metric system decimal. From these results, this research generated an educational product called, didactic sequence for the teaching of length measurement.
author_additional NUNES, José Messildo Viana
author_additionalStr NUNES, José Messildo Viana
format Dissertação
author SILVA, Nazaré do Socorro Moraes da
title Medida de comprimento: uma sequência didática na perspectiva da grandeza e medida
title_short Medida de comprimento: uma sequência didática na perspectiva da grandeza e medida
title_full Medida de comprimento: uma sequência didática na perspectiva da grandeza e medida
title_fullStr Medida de comprimento: uma sequência didática na perspectiva da grandeza e medida
title_full_unstemmed Medida de comprimento: uma sequência didática na perspectiva da grandeza e medida
title_sort medida de comprimento: uma sequência didática na perspectiva da grandeza e medida
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2018
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10501
_version_ 1787148925861363712
score 11.674752