/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear
The expectation of the cochlear implant (CI) user is recovering auditory sensitivity and understands spoken language. Considering the auditory rehabilitation as a prerequisite for the development of language skills, the aim of this study was to investigate the effect of training on the behavior o...
Autor principal: | PEREIRA, Fabiane da Silva |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10725 |
id |
ir-2011-10725 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-107252019-05-02T20:51:03Z Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear Audio-visual discrimination in post-lingual deaf adults users of cochlear-implant PEREIRA, Fabiane da Silva GALVÃO, Olavo de Faria http://lattes.cnpq.br/7483948147827075 Psicologia experimental Distúrbios da audição Implantes cocleares Testes de equivalência Deficiência auditiva pós-lingual Equivalência de estímulos Discriminação auditivo-visual Implante coclear CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAIS PSICOLOGIA EXPERIMENTAL The expectation of the cochlear implant (CI) user is recovering auditory sensitivity and understands spoken language. Considering the auditory rehabilitation as a prerequisite for the development of language skills, the aim of this study was to investigate the effect of training on the behavior of the listener to speaker in this group, check the emergence of relationships and the generalization to indirectly taught voice different frequency. Participated of the study three adults with profound, bilateral, neurosensory hearing, loss post-lingual, CI users, with time deprivation (TD) ranging from 5 months to 23 years. Data were collected with a computer with touch screen and application programming routines for the teaching and testing. The teaching program, with seven stages, had choice according to the model. Phase 1) Pre-train for habituation, the participant with auditory-visual tasks by fading out, 2) Pre-test naming and reading, to select 8 words for training, 3) Training of relations between dictated words and figures; 4) Training of relations between dictated words and written words; 5) Testing equivalence class, which were not directly taught; 6) generalization testing, with the dictated words, with an adult male voice; 7) Post-test of picture naming and word reading. Two of the three participants learned the tasks (Phases 3 and 4), and showed equivalence class (Phase 5) e generalization (Phase 6). All of the participants improved their ability of speaking after the study (Phase 7). The performance of the participant with 23 years of TD, which presented difficulties in oral language, was low, indicating further investigation of the variables due to flaw on the training, or to the IC operation, or inappropriate use of the device, etc. More studies are required to evaluate the potential of the procedure adopted for the auditory rehabilitation of CI users. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior A expectativa do usuário de implante coclear (IC) é recuperar a sensibilidade auditiva e, entender a linguagem oral. Considerando-se a reabilitação auditiva como pré-requisito para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, o objetivo deste estudo foi verificar o efeito do treino do comportamento de ouvinte sobre o de falante nesse grupo. Participaram três adultos, com deficiência auditiva neurossensorial profunda, bilateral, pós-lingual, usuários de IC, com tempo de privação auditiva (TPA) que variou de 5 meses a 23 anos. Os dados foram coletados com um computador com tela sensível e aplicativo para a programação das rotinas de ensino e testes. O programa de ensino, com sete fases, apresentava questões de escolha de acordo com o modelo. Fase 1) Pré-treino: para habituação, com tarefas auditivasvisual através do fading out; 2) Pré-teste de nomeação de figuras e leitura que avaliou o comportamento de falante e selecionou as palavras para ensino; 3) Ensino das relações entre palavras ditadas e figuras e 4) entre palavras ditadas e palavras escritas; 5) Teste de formação de classes, relações que não foram diretamente ensinadas; 6) Teste de generalização auditiva; 7) Pós-teste de nomeação e leitura. Dois dos participantes aprenderam as relações ensinadas (Fases 3 e 4), com pseudopalavras e figuras abstratas relacionadas a elas, e demonstraram formação de classes (Fase 5) e generalização (Fase 6). Todos os participantes apresentaram melhoras no comportamento de falante se comparado seus desempenhos nos pré e pós-testes (Fase 7). A participante com maior TPA apresentou baixo desempenho no ensino (Fase 3). Discute-se a necessidade de investigações das variáveis relacionadas com a falha no treino como o estado de funcionamento do IC, às condições de uso, duração do treino, escolha dos estímulos, etc. para estabelecer aprendizagem auditivo-visual em usuários de IC com longo tempo de privação auditiva. 2019-03-01T13:10:40Z 2019-03-01T13:10:40Z 2013-03-21 Dissertação PEREIRA, Fabiane da Silva. Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear. 2013. 104 f. Orientador: Olavo de Faria Galvão. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10725. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10725 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento UFPA Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Psicologia experimental Distúrbios da audição Implantes cocleares Testes de equivalência Deficiência auditiva pós-lingual Equivalência de estímulos Discriminação auditivo-visual Implante coclear CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAIS PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
spellingShingle |
Psicologia experimental Distúrbios da audição Implantes cocleares Testes de equivalência Deficiência auditiva pós-lingual Equivalência de estímulos Discriminação auditivo-visual Implante coclear CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAIS PSICOLOGIA EXPERIMENTAL PEREIRA, Fabiane da Silva Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear |
topic_facet |
Psicologia experimental Distúrbios da audição Implantes cocleares Testes de equivalência Deficiência auditiva pós-lingual Equivalência de estímulos Discriminação auditivo-visual Implante coclear CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAIS PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
description |
The expectation of the cochlear implant (CI) user is recovering auditory sensitivity and
understands spoken language. Considering the auditory rehabilitation as a prerequisite for
the development of language skills, the aim of this study was to investigate the effect of
training on the behavior of the listener to speaker in this group, check the emergence of
relationships and the generalization to indirectly taught voice different frequency.
Participated of the study three adults with profound, bilateral, neurosensory hearing, loss
post-lingual, CI users, with time deprivation (TD) ranging from 5 months to 23 years. Data
were collected with a computer with touch screen and application programming routines for
the teaching and testing. The teaching program, with seven stages, had choice according to
the model. Phase 1) Pre-train for habituation, the participant with auditory-visual tasks by
fading out, 2) Pre-test naming and reading, to select 8 words for training, 3) Training of
relations between dictated words and figures; 4) Training of relations between dictated
words and written words; 5) Testing equivalence class, which were not directly taught; 6)
generalization testing, with the dictated words, with an adult male voice; 7) Post-test of
picture naming and word reading. Two of the three participants learned the tasks (Phases 3
and 4), and showed equivalence class (Phase 5) e generalization (Phase 6). All of the
participants improved their ability of speaking after the study (Phase 7). The performance of
the participant with 23 years of TD, which presented difficulties in oral language, was low,
indicating further investigation of the variables due to flaw on the training, or to the IC
operation, or inappropriate use of the device, etc. More studies are required to evaluate the
potential of the procedure adopted for the auditory rehabilitation of CI users. |
author_additional |
GALVÃO, Olavo de Faria |
author_additionalStr |
GALVÃO, Olavo de Faria |
format |
Dissertação |
author |
PEREIRA, Fabiane da Silva |
title |
Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear |
title_short |
Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear |
title_full |
Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear |
title_fullStr |
Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear |
title_full_unstemmed |
Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear |
title_sort |
discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2019 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10725 |
_version_ |
1787148633753255936 |
score |
11.653393 |