Dissertação

Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear

The expectation of the cochlear implant (CI) user is recovering auditory sensitivity and understands spoken language. Considering the auditory rehabilitation as a prerequisite for the development of language skills, the aim of this study was to investigate the effect of training on the behavior o...

ver descrição completa

Autor principal: PEREIRA, Fabiane da Silva
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10725
id ir-2011-10725
recordtype dspace
spelling ir-2011-107252019-05-02T20:51:03Z Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear Audio-visual discrimination in post-lingual deaf adults users of cochlear-implant PEREIRA, Fabiane da Silva GALVÃO, Olavo de Faria http://lattes.cnpq.br/7483948147827075 Psicologia experimental Distúrbios da audição Implantes cocleares Testes de equivalência Deficiência auditiva pós-lingual Equivalência de estímulos Discriminação auditivo-visual Implante coclear CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAIS PSICOLOGIA EXPERIMENTAL The expectation of the cochlear implant (CI) user is recovering auditory sensitivity and understands spoken language. Considering the auditory rehabilitation as a prerequisite for the development of language skills, the aim of this study was to investigate the effect of training on the behavior of the listener to speaker in this group, check the emergence of relationships and the generalization to indirectly taught voice different frequency. Participated of the study three adults with profound, bilateral, neurosensory hearing, loss post-lingual, CI users, with time deprivation (TD) ranging from 5 months to 23 years. Data were collected with a computer with touch screen and application programming routines for the teaching and testing. The teaching program, with seven stages, had choice according to the model. Phase 1) Pre-train for habituation, the participant with auditory-visual tasks by fading out, 2) Pre-test naming and reading, to select 8 words for training, 3) Training of relations between dictated words and figures; 4) Training of relations between dictated words and written words; 5) Testing equivalence class, which were not directly taught; 6) generalization testing, with the dictated words, with an adult male voice; 7) Post-test of picture naming and word reading. Two of the three participants learned the tasks (Phases 3 and 4), and showed equivalence class (Phase 5) e generalization (Phase 6). All of the participants improved their ability of speaking after the study (Phase 7). The performance of the participant with 23 years of TD, which presented difficulties in oral language, was low, indicating further investigation of the variables due to flaw on the training, or to the IC operation, or inappropriate use of the device, etc. More studies are required to evaluate the potential of the procedure adopted for the auditory rehabilitation of CI users. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior A expectativa do usuário de implante coclear (IC) é recuperar a sensibilidade auditiva e, entender a linguagem oral. Considerando-se a reabilitação auditiva como pré-requisito para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, o objetivo deste estudo foi verificar o efeito do treino do comportamento de ouvinte sobre o de falante nesse grupo. Participaram três adultos, com deficiência auditiva neurossensorial profunda, bilateral, pós-lingual, usuários de IC, com tempo de privação auditiva (TPA) que variou de 5 meses a 23 anos. Os dados foram coletados com um computador com tela sensível e aplicativo para a programação das rotinas de ensino e testes. O programa de ensino, com sete fases, apresentava questões de escolha de acordo com o modelo. Fase 1) Pré-treino: para habituação, com tarefas auditivasvisual através do fading out; 2) Pré-teste de nomeação de figuras e leitura que avaliou o comportamento de falante e selecionou as palavras para ensino; 3) Ensino das relações entre palavras ditadas e figuras e 4) entre palavras ditadas e palavras escritas; 5) Teste de formação de classes, relações que não foram diretamente ensinadas; 6) Teste de generalização auditiva; 7) Pós-teste de nomeação e leitura. Dois dos participantes aprenderam as relações ensinadas (Fases 3 e 4), com pseudopalavras e figuras abstratas relacionadas a elas, e demonstraram formação de classes (Fase 5) e generalização (Fase 6). Todos os participantes apresentaram melhoras no comportamento de falante se comparado seus desempenhos nos pré e pós-testes (Fase 7). A participante com maior TPA apresentou baixo desempenho no ensino (Fase 3). Discute-se a necessidade de investigações das variáveis relacionadas com a falha no treino como o estado de funcionamento do IC, às condições de uso, duração do treino, escolha dos estímulos, etc. para estabelecer aprendizagem auditivo-visual em usuários de IC com longo tempo de privação auditiva. 2019-03-01T13:10:40Z 2019-03-01T13:10:40Z 2013-03-21 Dissertação PEREIRA, Fabiane da Silva. Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear. 2013. 104 f. Orientador: Olavo de Faria Galvão. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10725. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10725 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento UFPA Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Psicologia experimental
Distúrbios da audição
Implantes cocleares
Testes de equivalência
Deficiência auditiva pós-lingual
Equivalência de estímulos
Discriminação auditivo-visual
Implante coclear
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAIS
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
spellingShingle Psicologia experimental
Distúrbios da audição
Implantes cocleares
Testes de equivalência
Deficiência auditiva pós-lingual
Equivalência de estímulos
Discriminação auditivo-visual
Implante coclear
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAIS
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
PEREIRA, Fabiane da Silva
Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear
topic_facet Psicologia experimental
Distúrbios da audição
Implantes cocleares
Testes de equivalência
Deficiência auditiva pós-lingual
Equivalência de estímulos
Discriminação auditivo-visual
Implante coclear
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAIS
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
description The expectation of the cochlear implant (CI) user is recovering auditory sensitivity and understands spoken language. Considering the auditory rehabilitation as a prerequisite for the development of language skills, the aim of this study was to investigate the effect of training on the behavior of the listener to speaker in this group, check the emergence of relationships and the generalization to indirectly taught voice different frequency. Participated of the study three adults with profound, bilateral, neurosensory hearing, loss post-lingual, CI users, with time deprivation (TD) ranging from 5 months to 23 years. Data were collected with a computer with touch screen and application programming routines for the teaching and testing. The teaching program, with seven stages, had choice according to the model. Phase 1) Pre-train for habituation, the participant with auditory-visual tasks by fading out, 2) Pre-test naming and reading, to select 8 words for training, 3) Training of relations between dictated words and figures; 4) Training of relations between dictated words and written words; 5) Testing equivalence class, which were not directly taught; 6) generalization testing, with the dictated words, with an adult male voice; 7) Post-test of picture naming and word reading. Two of the three participants learned the tasks (Phases 3 and 4), and showed equivalence class (Phase 5) e generalization (Phase 6). All of the participants improved their ability of speaking after the study (Phase 7). The performance of the participant with 23 years of TD, which presented difficulties in oral language, was low, indicating further investigation of the variables due to flaw on the training, or to the IC operation, or inappropriate use of the device, etc. More studies are required to evaluate the potential of the procedure adopted for the auditory rehabilitation of CI users.
author_additional GALVÃO, Olavo de Faria
author_additionalStr GALVÃO, Olavo de Faria
format Dissertação
author PEREIRA, Fabiane da Silva
title Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear
title_short Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear
title_full Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear
title_fullStr Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear
title_full_unstemmed Discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear
title_sort discriminação auditivo-visual em adultos com deficiência auditiva e implante coclear
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10725
_version_ 1787148633753255936
score 11.653393