Dissertação

Os Jazzes de Igarapé-Mirí : dimensões culturais do entretenimento musical moderno no Baixo Tocantins (1940-1970)

This dissertation sought to study the “Jazzes”, musical formations that existed in the municipality of Igarapé-Mirí between the 1940s and 1970s. These musical groups created for entertainment and dance were part of a broad cultural dialogue started in the United States and Central America from the 1...

ver descrição completa

Autor principal: SINIMBÚ, Renato Pinheiro
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10779
id ir-2011-10779
recordtype dspace
spelling ir-2011-107792024-03-07T14:54:44Z Os Jazzes de Igarapé-Mirí : dimensões culturais do entretenimento musical moderno no Baixo Tocantins (1940-1970) SINIMBÚ, Renato Pinheiro COSTA, Antonio Maurício Dias da http://lattes.cnpq.br/2563255308649361 Jazzes Entretenimento musical Música - Baixo Tocantins CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMAZONIA ARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENS HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA This dissertation sought to study the “Jazzes”, musical formations that existed in the municipality of Igarapé-Mirí between the 1940s and 1970s. These musical groups created for entertainment and dance were part of a broad cultural dialogue started in the United States and Central America from the 1920s on, directed by the music business. This was spread to other parts of the world. In Igarapé-Mirí, in particular, those groups were "embraced" by the elites, who used them for entertainment and to raise the economic level of their events and to embrace some festive spaces to these groups. On the other hand, the musicians, mostly black and poor, saw those formations as a way to become professional and acquire social prestige and thus try to break with economic problems and racial prejudices. The work tries to demonstrate how the Jazzes - corresponding to an innovative cultural dimension - were developed from traditional practices of musical production and enjoyment, disseminated from religious events of popular Catholicism and the festive dynamics diffused by the communities of the county. This study was carried out in large part through the production of interviews with the various dwellers of the Baixo Tocantins, based on the life history of a certain number of musicians in order to discuss the processes of musical formation, performance, agency, discrimination, resistance and subsistence. In this way, music was the means by which we sought to perceive the relations between the approached subjects. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior A presente dissertação versa sobre as formações musicais Jazzes que existiram no município de Igarapé-Mirí entre as décadas de 1940 a 1970. Estes grupos musicais formatados para o entretenimento e a dança fizeram parte de um diálogo cultural amplo, iniciado nos Estados Unidos e na América Central, que, a partir da década de 1920, direcionados pela indústria fonográfica, se irradiaram para outras partes do mundo. Em Igarapé-Mirí, particularmente, foram “abraçados” pelas elites que os utilizavam para elevar o nível econômico de seus eventos e para demarcar alguns espaços festivos. Por outro lado, os músicos, em sua maioria negros e pobres, viam nesses conjuntos um meio de se profissionalizar e adquirir prestígio social e, dessa forma, tentar superar os problemas econômicos e os preconceitos raciais que enfrentavam. O trabalho procura demonstrar como os Jazzes – correspondentes a uma dimensão cultural inovadora – se desenvolveram em meio às práticas tradicionais de produção e fruição musical disseminadas a partir dos eventos religiosos do catolicismo popular e da dinâmica festiva das comunidades rurais e urbanas do município. Este estudo foi realizado, em grande parte, utilizando entrevistas com moradores do Baixo Tocantins e se apoiou na história de vida de vários músicos para discutir os processos de formação musical, performance, agência, discriminação, resistência e subsistência. Dessa forma, a música foi o meio pelo qual buscamos perceber as relações entre os sujeitos abordados. 2019-03-21T18:55:49Z 2019-03-21T18:55:49Z 2019-02-25 Dissertação SINIMBÚ, Renato Pinheiro. Os Jazzes de Igarapé-Mirí : dimensões culturais do entretenimento musical moderno no Baixo Tocantins (1940-1970). Orientador: Antonio Maurício Dias da Costa. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10779. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10779 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Filosofia e Ciências Humanas UFPA Programa de Pós-Graduação em História 1 CD-ROM http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10779
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Jazzes
Entretenimento musical
Música - Baixo Tocantins
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMAZONIA
ARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENS
HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA
spellingShingle Jazzes
Entretenimento musical
Música - Baixo Tocantins
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMAZONIA
ARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENS
HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA
SINIMBÚ, Renato Pinheiro
Os Jazzes de Igarapé-Mirí : dimensões culturais do entretenimento musical moderno no Baixo Tocantins (1940-1970)
topic_facet Jazzes
Entretenimento musical
Música - Baixo Tocantins
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMAZONIA
ARTE, CULTURA, RELIGIÃO E LINGUAGENS
HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA
description This dissertation sought to study the “Jazzes”, musical formations that existed in the municipality of Igarapé-Mirí between the 1940s and 1970s. These musical groups created for entertainment and dance were part of a broad cultural dialogue started in the United States and Central America from the 1920s on, directed by the music business. This was spread to other parts of the world. In Igarapé-Mirí, in particular, those groups were "embraced" by the elites, who used them for entertainment and to raise the economic level of their events and to embrace some festive spaces to these groups. On the other hand, the musicians, mostly black and poor, saw those formations as a way to become professional and acquire social prestige and thus try to break with economic problems and racial prejudices. The work tries to demonstrate how the Jazzes - corresponding to an innovative cultural dimension - were developed from traditional practices of musical production and enjoyment, disseminated from religious events of popular Catholicism and the festive dynamics diffused by the communities of the county. This study was carried out in large part through the production of interviews with the various dwellers of the Baixo Tocantins, based on the life history of a certain number of musicians in order to discuss the processes of musical formation, performance, agency, discrimination, resistance and subsistence. In this way, music was the means by which we sought to perceive the relations between the approached subjects.
author_additional COSTA, Antonio Maurício Dias da
author_additionalStr COSTA, Antonio Maurício Dias da
format Dissertação
author SINIMBÚ, Renato Pinheiro
title Os Jazzes de Igarapé-Mirí : dimensões culturais do entretenimento musical moderno no Baixo Tocantins (1940-1970)
title_short Os Jazzes de Igarapé-Mirí : dimensões culturais do entretenimento musical moderno no Baixo Tocantins (1940-1970)
title_full Os Jazzes de Igarapé-Mirí : dimensões culturais do entretenimento musical moderno no Baixo Tocantins (1940-1970)
title_fullStr Os Jazzes de Igarapé-Mirí : dimensões culturais do entretenimento musical moderno no Baixo Tocantins (1940-1970)
title_full_unstemmed Os Jazzes de Igarapé-Mirí : dimensões culturais do entretenimento musical moderno no Baixo Tocantins (1940-1970)
title_sort os jazzes de igarapé-mirí : dimensões culturais do entretenimento musical moderno no baixo tocantins (1940-1970)
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10779
_version_ 1832604642684436480
score 11.755432