/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Procedimento de ensino e teste de leitura recombinativa para crianças com paralisia cerebral
The objective of the present study was to investigate the effects of a conditional discrimination of syllables and phonological awareness activities on generalized recombined reading in children with Cerebral Palsy. Three students with Cerebral Palsy at the ages of 8, 9 and 12 years, assisted in...
Autor principal: | PAIXÃO, Glenda Miranda da |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10815 |
id |
ir-2011-10815 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-108152019-05-02T19:52:06Z Procedimento de ensino e teste de leitura recombinativa para crianças com paralisia cerebral Teaching procedure and test of recombinative reading to children with cerebral palsy PAIXÃO, Glenda Miranda da ASSIS, Grauben José Alves de http://lattes.cnpq.br/0722706223558223 OLIVEIRA, Ana Irene Alves de http://lattes.cnpq.br/8839751954613395 Educação inclusiva Paralisia Cerebral Crianças com paralisia cerebral Estimulação sensorial Equivalência de estímulos Leitura recombinativa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL PSICOLOGIA EXPERIMENTAL The objective of the present study was to investigate the effects of a conditional discrimination of syllables and phonological awareness activities on generalized recombined reading in children with Cerebral Palsy. Three students with Cerebral Palsy at the ages of 8, 9 and 12 years, assisted in the Center for Development in Assistive Technology and Accessibility – NEDETA participated. The procedure consisted of six phases: Phase I - Pre-training, Phase II - Pre-test, Phase III - Teaching, divided into two stages (auditory-visual discrimination of syllables; phonological awareness activities), Phase IV - test and teaching of arbitrary relations, Phase V - Equivalence relations tests, and Phase VI – New word reading test. A notebook computer with specific software, mouse and lifters adapted were used to collect data. The stimuli were syllables and dictated and printed words and figures. Graphic animations were used as social reinforcement. Responses that were different from the ones programmed produced a time-out of approximately 2 seconds. The results indicate that there was equivalence class formation by all participants. One participant presented reading with understanding to five new words and the other two participants read with understanding four new words. The need to develop more efficient learning procedures, providing and ensuring the maintenance of a learning without errors, and also the generalization of reading to natural environments of the child, was verified. O objetivo do estudo foi investigar o efeito de um procedimento de ensino por discriminação condicional com sílabas e atividades de consciência fonológica sobre a leitura generalizada recombinativa em crianças com paralisia cerebral. Participaram três alunos com paralisia cerebral com idades de 8, 9 e 12 anos, atendidos no Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade – NEDETA. O procedimento era composto de seis fases: Fase I - Pré-treino, Fase II – Pré-teste, Fase III – Ensino, subdividida em duas etapas (discriminação auditiva-visual de sílabas; atividades de consciência fonológica), Fase IV - Ensino e testes das relações arbitrárias, Fase V – Testes das relações de equivalência, e Fase VI – Teste de leitura de palavras novas. Para a coleta de dados utilizou-se um notebook com um software específico, mouse e acionadores adaptados. Os estímulos eram sílabas, palavras ditadas e impressas e figuras. Para o reforçamento social eram utilizadas animações gráficas. Respostas diferentes da programada produziam um time out de aproximadamente dois segundos. Os resultados indicaram que houve a formação de classes de equivalência por todos os participantes. Um participante apresentou leitura com compreensão para cinco palavras novas e os outros dois participantes leram com compreensão quatro palavras novas. Verificou-se a necessidade de desenvolver procedimentos de ensino mais eficientes, proporcionando e garantindo a manutenção de uma aprendizagem sem erros, e de verificar a generalização da leitura para ambientes naturais da criança. 2019-03-29T18:00:27Z 2019-03-29T18:00:27Z 2012-10-10 Dissertação PAIXÃO, Glenda Miranda da. Procedimento de ensino e teste de leitura recombinativa para crianças com paralisia cerebral. 2012. 69 f. Orientador: Grauben José Alves de Assis. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10815. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10815 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento UFPA Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Educação inclusiva Paralisia Cerebral Crianças com paralisia cerebral Estimulação sensorial Equivalência de estímulos Leitura recombinativa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
spellingShingle |
Educação inclusiva Paralisia Cerebral Crianças com paralisia cerebral Estimulação sensorial Equivalência de estímulos Leitura recombinativa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL PSICOLOGIA EXPERIMENTAL PAIXÃO, Glenda Miranda da Procedimento de ensino e teste de leitura recombinativa para crianças com paralisia cerebral |
topic_facet |
Educação inclusiva Paralisia Cerebral Crianças com paralisia cerebral Estimulação sensorial Equivalência de estímulos Leitura recombinativa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
description |
The objective of the present study was to investigate the effects of a conditional
discrimination of syllables and phonological awareness activities on generalized
recombined reading in children with Cerebral Palsy. Three students with Cerebral Palsy
at the ages of 8, 9 and 12 years, assisted in the Center for Development in Assistive
Technology and Accessibility – NEDETA participated. The procedure consisted of six
phases: Phase I - Pre-training, Phase II - Pre-test, Phase III - Teaching, divided into two
stages (auditory-visual discrimination of syllables; phonological awareness activities),
Phase IV - test and teaching of arbitrary relations, Phase V - Equivalence relations tests,
and Phase VI – New word reading test. A notebook computer with specific software,
mouse and lifters adapted were used to collect data. The stimuli were syllables and
dictated and printed words and figures. Graphic animations were used as social
reinforcement. Responses that were different from the ones programmed produced a
time-out of approximately 2 seconds. The results indicate that there was equivalence
class formation by all participants. One participant presented reading with
understanding to five new words and the other two participants read with understanding
four new words. The need to develop more efficient learning procedures, providing and
ensuring the maintenance of a learning without errors, and also the generalization of
reading to natural environments of the child, was verified. |
author_additional |
ASSIS, Grauben José Alves de |
author_additionalStr |
ASSIS, Grauben José Alves de |
format |
Dissertação |
author |
PAIXÃO, Glenda Miranda da |
title |
Procedimento de ensino e teste de leitura recombinativa para crianças com paralisia cerebral |
title_short |
Procedimento de ensino e teste de leitura recombinativa para crianças com paralisia cerebral |
title_full |
Procedimento de ensino e teste de leitura recombinativa para crianças com paralisia cerebral |
title_fullStr |
Procedimento de ensino e teste de leitura recombinativa para crianças com paralisia cerebral |
title_full_unstemmed |
Procedimento de ensino e teste de leitura recombinativa para crianças com paralisia cerebral |
title_sort |
procedimento de ensino e teste de leitura recombinativa para crianças com paralisia cerebral |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2019 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10815 |
_version_ |
1787148326872809472 |
score |
11.653393 |