Dissertação

Procedimento de ensino e teste de leitura recombinativa para crianças com paralisia cerebral

The objective of the present study was to investigate the effects of a conditional discrimination of syllables and phonological awareness activities on generalized recombined reading in children with Cerebral Palsy. Three students with Cerebral Palsy at the ages of 8, 9 and 12 years, assisted in...

ver descrição completa

Autor principal: PAIXÃO, Glenda Miranda da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10815
id ir-2011-10815
recordtype dspace
spelling ir-2011-108152019-05-02T19:52:06Z Procedimento de ensino e teste de leitura recombinativa para crianças com paralisia cerebral Teaching procedure and test of recombinative reading to children with cerebral palsy PAIXÃO, Glenda Miranda da ASSIS, Grauben José Alves de http://lattes.cnpq.br/0722706223558223 OLIVEIRA, Ana Irene Alves de http://lattes.cnpq.br/8839751954613395 Educação inclusiva Paralisia Cerebral Crianças com paralisia cerebral Estimulação sensorial Equivalência de estímulos Leitura recombinativa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL PSICOLOGIA EXPERIMENTAL The objective of the present study was to investigate the effects of a conditional discrimination of syllables and phonological awareness activities on generalized recombined reading in children with Cerebral Palsy. Three students with Cerebral Palsy at the ages of 8, 9 and 12 years, assisted in the Center for Development in Assistive Technology and Accessibility – NEDETA participated. The procedure consisted of six phases: Phase I - Pre-training, Phase II - Pre-test, Phase III - Teaching, divided into two stages (auditory-visual discrimination of syllables; phonological awareness activities), Phase IV - test and teaching of arbitrary relations, Phase V - Equivalence relations tests, and Phase VI – New word reading test. A notebook computer with specific software, mouse and lifters adapted were used to collect data. The stimuli were syllables and dictated and printed words and figures. Graphic animations were used as social reinforcement. Responses that were different from the ones programmed produced a time-out of approximately 2 seconds. The results indicate that there was equivalence class formation by all participants. One participant presented reading with understanding to five new words and the other two participants read with understanding four new words. The need to develop more efficient learning procedures, providing and ensuring the maintenance of a learning without errors, and also the generalization of reading to natural environments of the child, was verified. O objetivo do estudo foi investigar o efeito de um procedimento de ensino por discriminação condicional com sílabas e atividades de consciência fonológica sobre a leitura generalizada recombinativa em crianças com paralisia cerebral. Participaram três alunos com paralisia cerebral com idades de 8, 9 e 12 anos, atendidos no Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade – NEDETA. O procedimento era composto de seis fases: Fase I - Pré-treino, Fase II – Pré-teste, Fase III – Ensino, subdividida em duas etapas (discriminação auditiva-visual de sílabas; atividades de consciência fonológica), Fase IV - Ensino e testes das relações arbitrárias, Fase V – Testes das relações de equivalência, e Fase VI – Teste de leitura de palavras novas. Para a coleta de dados utilizou-se um notebook com um software específico, mouse e acionadores adaptados. Os estímulos eram sílabas, palavras ditadas e impressas e figuras. Para o reforçamento social eram utilizadas animações gráficas. Respostas diferentes da programada produziam um time out de aproximadamente dois segundos. Os resultados indicaram que houve a formação de classes de equivalência por todos os participantes. Um participante apresentou leitura com compreensão para cinco palavras novas e os outros dois participantes leram com compreensão quatro palavras novas. Verificou-se a necessidade de desenvolver procedimentos de ensino mais eficientes, proporcionando e garantindo a manutenção de uma aprendizagem sem erros, e de verificar a generalização da leitura para ambientes naturais da criança. 2019-03-29T18:00:27Z 2019-03-29T18:00:27Z 2012-10-10 Dissertação PAIXÃO, Glenda Miranda da. Procedimento de ensino e teste de leitura recombinativa para crianças com paralisia cerebral. 2012. 69 f. Orientador: Grauben José Alves de Assis. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10815. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10815 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento UFPA Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Educação inclusiva
Paralisia Cerebral
Crianças com paralisia cerebral
Estimulação sensorial
Equivalência de estímulos
Leitura recombinativa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
spellingShingle Educação inclusiva
Paralisia Cerebral
Crianças com paralisia cerebral
Estimulação sensorial
Equivalência de estímulos
Leitura recombinativa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
PAIXÃO, Glenda Miranda da
Procedimento de ensino e teste de leitura recombinativa para crianças com paralisia cerebral
topic_facet Educação inclusiva
Paralisia Cerebral
Crianças com paralisia cerebral
Estimulação sensorial
Equivalência de estímulos
Leitura recombinativa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
description The objective of the present study was to investigate the effects of a conditional discrimination of syllables and phonological awareness activities on generalized recombined reading in children with Cerebral Palsy. Three students with Cerebral Palsy at the ages of 8, 9 and 12 years, assisted in the Center for Development in Assistive Technology and Accessibility – NEDETA participated. The procedure consisted of six phases: Phase I - Pre-training, Phase II - Pre-test, Phase III - Teaching, divided into two stages (auditory-visual discrimination of syllables; phonological awareness activities), Phase IV - test and teaching of arbitrary relations, Phase V - Equivalence relations tests, and Phase VI – New word reading test. A notebook computer with specific software, mouse and lifters adapted were used to collect data. The stimuli were syllables and dictated and printed words and figures. Graphic animations were used as social reinforcement. Responses that were different from the ones programmed produced a time-out of approximately 2 seconds. The results indicate that there was equivalence class formation by all participants. One participant presented reading with understanding to five new words and the other two participants read with understanding four new words. The need to develop more efficient learning procedures, providing and ensuring the maintenance of a learning without errors, and also the generalization of reading to natural environments of the child, was verified.
author_additional ASSIS, Grauben José Alves de
author_additionalStr ASSIS, Grauben José Alves de
format Dissertação
author PAIXÃO, Glenda Miranda da
title Procedimento de ensino e teste de leitura recombinativa para crianças com paralisia cerebral
title_short Procedimento de ensino e teste de leitura recombinativa para crianças com paralisia cerebral
title_full Procedimento de ensino e teste de leitura recombinativa para crianças com paralisia cerebral
title_fullStr Procedimento de ensino e teste de leitura recombinativa para crianças com paralisia cerebral
title_full_unstemmed Procedimento de ensino e teste de leitura recombinativa para crianças com paralisia cerebral
title_sort procedimento de ensino e teste de leitura recombinativa para crianças com paralisia cerebral
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10815
_version_ 1787148326872809472
score 11.653393