Dissertação

Identificação de controle restrito de estímulos e autismo:avaliação em tarefas de matching to sample com estímulos visuais

Restricted stimulus control is a phenomenon presented by several populations, among them children diagnosed with Autism Spectrum Disorders - ASD. Because these children depend on specific teaching procedures, early identification of the phenomenon can help to optimize their performance. Thus, the...

ver descrição completa

Autor principal: CALLOU, Isabella Cazuza
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10824
id ir-2011-10824
recordtype dspace
spelling ir-2011-108242019-03-30T05:37:35Z Identificação de controle restrito de estímulos e autismo:avaliação em tarefas de matching to sample com estímulos visuais Identification of restricted stimulus control in matching to sample tasks with visual stimuli CALLOU, Isabella Cazuza ASSIS, Grauben José Alves de http://lattes.cnpq.br/0722706223558223 BORBA, Marilu Michelly Cruz de http://lattes.cnpq.br/3874088862428314 Autismo Transtorno do Espectro Autista - TEA Controle restrito de estímulo Emparelhamento ao modelo discriminação condicional Análise do comportamento CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL PSICOLOGIA EXPERIMENTAL Restricted stimulus control is a phenomenon presented by several populations, among them children diagnosed with Autism Spectrum Disorders - ASD. Because these children depend on specific teaching procedures, early identification of the phenomenon can help to optimize their performance. Thus, the general objective of the present study was to evaluate the performance of children diagnosed with ASD in different Model Pairings (MTS) tasks with visual stimuli and to verify the presence of restricted stimulus control. Six children with ASD participated in Study 1. The aim was to verify if these children would present restricted stimulus control in simultaneous identity MTS (SMTS) using syllables as stimuli. The children presented the phenomenon, despite an increase in the rate of correctness with the exposures and changes in the error pattern. In order to extend the test curriculum, it was carried out Study 2 which had the objective of identifying restricted control of stimuli in the performance of children with ASD in different tasks of MTS with more complex stimuli (figures and words). Three children were evaluated previously in Study 1. The data show that there was a predominant control of the figure and the vowel. The repercussions of these findings for teaching alternative forms of communication and procedures used in inclusive education environments are discussed. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Controle restrito de estímulos é um fenômeno apresentado por várias populações, dentre elas, crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista – TEA. Como essas crianças dependem de procedimentos específicos de ensino, a identificação precoce do fenômeno pode ajudar a otimizar o desempenho delas. Desse modo, o objetivo geral do presente estudo foi verificar se crianças diagnosticadas com TEA poderiam apresentar controle restrito de estímulos em tarefas de MTS com (1) sílabas e (2) palavras e suas figuras correspondentes como estímulos. Foram realizados dois estudos. Participaram do Estudo 1, seis crianças com TEA. O objetivo foi verificar se essas crianças apresentariam controle restrito de estímulos em tentativas de SMTS de identidade usando sílabas como estímulos. As crianças apresentaram o fenômeno, apesar de aumento na taxa de acerto com as exposições e mudanças de padrão de erro. A fim de se estender o currículo de teste, foi realizado o Estudo 2, com o objetivo de identificar controle restrito de estímulos no desempenho de crianças com TEA em diferentes tarefas de MTS com estímulos mais complexos (figuras e palavras). Participaram três crianças avaliadas anteriormente no Estudo 1. Os dados demonstram que houve controle preponderante pela figura e pela vogal. São discutidas as repercussões desses achados para o ensino de formas alternativas de comunicação e procedimentos usados em ambientes de educação inclusiva. 2019-03-29T18:10:59Z 2019-03-29T18:10:59Z 2017-02-16 Dissertação CALLOU, Isabella Cazuza. Identificação de controle restrito de estímulos e autismo:avaliação em tarefas de matching to sample com estímulos visuais. 2017. 33 f. Orientador: Grauben José Alves de Assis. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: . Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10824 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento UFPA Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Autismo
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Controle restrito de estímulo
Emparelhamento ao modelo
discriminação condicional
Análise do comportamento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
spellingShingle Autismo
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Controle restrito de estímulo
Emparelhamento ao modelo
discriminação condicional
Análise do comportamento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
CALLOU, Isabella Cazuza
Identificação de controle restrito de estímulos e autismo:avaliação em tarefas de matching to sample com estímulos visuais
topic_facet Autismo
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Controle restrito de estímulo
Emparelhamento ao modelo
discriminação condicional
Análise do comportamento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
description Restricted stimulus control is a phenomenon presented by several populations, among them children diagnosed with Autism Spectrum Disorders - ASD. Because these children depend on specific teaching procedures, early identification of the phenomenon can help to optimize their performance. Thus, the general objective of the present study was to evaluate the performance of children diagnosed with ASD in different Model Pairings (MTS) tasks with visual stimuli and to verify the presence of restricted stimulus control. Six children with ASD participated in Study 1. The aim was to verify if these children would present restricted stimulus control in simultaneous identity MTS (SMTS) using syllables as stimuli. The children presented the phenomenon, despite an increase in the rate of correctness with the exposures and changes in the error pattern. In order to extend the test curriculum, it was carried out Study 2 which had the objective of identifying restricted control of stimuli in the performance of children with ASD in different tasks of MTS with more complex stimuli (figures and words). Three children were evaluated previously in Study 1. The data show that there was a predominant control of the figure and the vowel. The repercussions of these findings for teaching alternative forms of communication and procedures used in inclusive education environments are discussed.
author_additional ASSIS, Grauben José Alves de
author_additionalStr ASSIS, Grauben José Alves de
format Dissertação
author CALLOU, Isabella Cazuza
title Identificação de controle restrito de estímulos e autismo:avaliação em tarefas de matching to sample com estímulos visuais
title_short Identificação de controle restrito de estímulos e autismo:avaliação em tarefas de matching to sample com estímulos visuais
title_full Identificação de controle restrito de estímulos e autismo:avaliação em tarefas de matching to sample com estímulos visuais
title_fullStr Identificação de controle restrito de estímulos e autismo:avaliação em tarefas de matching to sample com estímulos visuais
title_full_unstemmed Identificação de controle restrito de estímulos e autismo:avaliação em tarefas de matching to sample com estímulos visuais
title_sort identificação de controle restrito de estímulos e autismo:avaliação em tarefas de matching to sample com estímulos visuais
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10824
_version_ 1832605053738811392
score 11.755432