/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Identificação de controle restrito de estímulos e autismo:avaliação em tarefas de matching to sample com estímulos visuais
Restricted stimulus control is a phenomenon presented by several populations, among them children diagnosed with Autism Spectrum Disorders - ASD. Because these children depend on specific teaching procedures, early identification of the phenomenon can help to optimize their performance. Thus, the...
Autor principal: | CALLOU, Isabella Cazuza |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10824 |
id |
ir-2011-10824 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-108242019-03-30T05:37:35Z Identificação de controle restrito de estímulos e autismo:avaliação em tarefas de matching to sample com estímulos visuais Identification of restricted stimulus control in matching to sample tasks with visual stimuli CALLOU, Isabella Cazuza ASSIS, Grauben José Alves de http://lattes.cnpq.br/0722706223558223 BORBA, Marilu Michelly Cruz de http://lattes.cnpq.br/3874088862428314 Autismo Transtorno do Espectro Autista - TEA Controle restrito de estímulo Emparelhamento ao modelo discriminação condicional Análise do comportamento CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL PSICOLOGIA EXPERIMENTAL Restricted stimulus control is a phenomenon presented by several populations, among them children diagnosed with Autism Spectrum Disorders - ASD. Because these children depend on specific teaching procedures, early identification of the phenomenon can help to optimize their performance. Thus, the general objective of the present study was to evaluate the performance of children diagnosed with ASD in different Model Pairings (MTS) tasks with visual stimuli and to verify the presence of restricted stimulus control. Six children with ASD participated in Study 1. The aim was to verify if these children would present restricted stimulus control in simultaneous identity MTS (SMTS) using syllables as stimuli. The children presented the phenomenon, despite an increase in the rate of correctness with the exposures and changes in the error pattern. In order to extend the test curriculum, it was carried out Study 2 which had the objective of identifying restricted control of stimuli in the performance of children with ASD in different tasks of MTS with more complex stimuli (figures and words). Three children were evaluated previously in Study 1. The data show that there was a predominant control of the figure and the vowel. The repercussions of these findings for teaching alternative forms of communication and procedures used in inclusive education environments are discussed. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Controle restrito de estímulos é um fenômeno apresentado por várias populações, dentre elas, crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista – TEA. Como essas crianças dependem de procedimentos específicos de ensino, a identificação precoce do fenômeno pode ajudar a otimizar o desempenho delas. Desse modo, o objetivo geral do presente estudo foi verificar se crianças diagnosticadas com TEA poderiam apresentar controle restrito de estímulos em tarefas de MTS com (1) sílabas e (2) palavras e suas figuras correspondentes como estímulos. Foram realizados dois estudos. Participaram do Estudo 1, seis crianças com TEA. O objetivo foi verificar se essas crianças apresentariam controle restrito de estímulos em tentativas de SMTS de identidade usando sílabas como estímulos. As crianças apresentaram o fenômeno, apesar de aumento na taxa de acerto com as exposições e mudanças de padrão de erro. A fim de se estender o currículo de teste, foi realizado o Estudo 2, com o objetivo de identificar controle restrito de estímulos no desempenho de crianças com TEA em diferentes tarefas de MTS com estímulos mais complexos (figuras e palavras). Participaram três crianças avaliadas anteriormente no Estudo 1. Os dados demonstram que houve controle preponderante pela figura e pela vogal. São discutidas as repercussões desses achados para o ensino de formas alternativas de comunicação e procedimentos usados em ambientes de educação inclusiva. 2019-03-29T18:10:59Z 2019-03-29T18:10:59Z 2017-02-16 Dissertação CALLOU, Isabella Cazuza. Identificação de controle restrito de estímulos e autismo:avaliação em tarefas de matching to sample com estímulos visuais. 2017. 33 f. Orientador: Grauben José Alves de Assis. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: . Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10824 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento UFPA Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Autismo Transtorno do Espectro Autista - TEA Controle restrito de estímulo Emparelhamento ao modelo discriminação condicional Análise do comportamento CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
spellingShingle |
Autismo Transtorno do Espectro Autista - TEA Controle restrito de estímulo Emparelhamento ao modelo discriminação condicional Análise do comportamento CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL PSICOLOGIA EXPERIMENTAL CALLOU, Isabella Cazuza Identificação de controle restrito de estímulos e autismo:avaliação em tarefas de matching to sample com estímulos visuais |
topic_facet |
Autismo Transtorno do Espectro Autista - TEA Controle restrito de estímulo Emparelhamento ao modelo discriminação condicional Análise do comportamento CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
description |
Restricted stimulus control is a phenomenon presented by several populations, among
them children diagnosed with Autism Spectrum Disorders - ASD. Because these
children depend on specific teaching procedures, early identification of the phenomenon
can help to optimize their performance. Thus, the general objective of the present study
was to evaluate the performance of children diagnosed with ASD in different Model
Pairings (MTS) tasks with visual stimuli and to verify the presence of restricted
stimulus control. Six children with ASD participated in Study 1. The aim was to verify
if these children would present restricted stimulus control in simultaneous identity MTS
(SMTS) using syllables as stimuli. The children presented the phenomenon, despite an
increase in the rate of correctness with the exposures and changes in the error pattern. In
order to extend the test curriculum, it was carried out Study 2 which had the objective of
identifying restricted control of stimuli in the performance of children with ASD in
different tasks of MTS with more complex stimuli (figures and words). Three children
were evaluated previously in Study 1. The data show that there was a predominant
control of the figure and the vowel. The repercussions of these findings for teaching
alternative forms of communication and procedures used in inclusive education
environments are discussed. |
author_additional |
ASSIS, Grauben José Alves de |
author_additionalStr |
ASSIS, Grauben José Alves de |
format |
Dissertação |
author |
CALLOU, Isabella Cazuza |
title |
Identificação de controle restrito de estímulos e autismo:avaliação em tarefas de matching to sample com estímulos visuais |
title_short |
Identificação de controle restrito de estímulos e autismo:avaliação em tarefas de matching to sample com estímulos visuais |
title_full |
Identificação de controle restrito de estímulos e autismo:avaliação em tarefas de matching to sample com estímulos visuais |
title_fullStr |
Identificação de controle restrito de estímulos e autismo:avaliação em tarefas de matching to sample com estímulos visuais |
title_full_unstemmed |
Identificação de controle restrito de estímulos e autismo:avaliação em tarefas de matching to sample com estímulos visuais |
title_sort |
identificação de controle restrito de estímulos e autismo:avaliação em tarefas de matching to sample com estímulos visuais |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2019 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10824 |
_version_ |
1832605053738811392 |
score |
11.755432 |