Artigo

Interações dialógicas na experimentação investigativa em um clube de ciências: proposição de instrumento de análise metacognitivo

This article aims to present propositions of analysis instrument with metacognitive potential focused on discursive interactions through experimental investigative activities in a Science Club. The proposal is articulated with the experimental investigative actions of the Club as a community with i...

ver descrição completa

Autor principal: ROCHA, Carlos José Trindade da
Outros Autores: MALHEIRO, João Manoel da Silva
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10881
http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5476
id ir-2011-10881
recordtype dspace
spelling ir-2011-108812020-08-04T13:44:44Z Interações dialógicas na experimentação investigativa em um clube de ciências: proposição de instrumento de análise metacognitivo Dialogical interactions in the investigative experimentation in a club of sciences: proposition of instrument of metacognitive analysis ROCHA, Carlos José Trindade da MALHEIRO, João Manoel da Silva Metacognição Interações discursivas Experimentação Clube de ciências This article aims to present propositions of analysis instrument with metacognitive potential focused on discursive interactions through experimental investigative activities in a Science Club. The proposal is articulated with the experimental investigative actions of the Club as a community with investigative stance in its didactic approach (seven steps). The qualitative approach conceives new trends in active methodologies for the development of epistemic practices with more general interactive forms of the discursive process based on metacognition. To this end, the instrument makes possible the application of analysis and pedagogical intervention in Inquiry based Teaching sequences (IBTS), through problem solving. The proposition execution intends the work in an interactive and collaborative way, in order to try to analyze the understanding of the complex dynamics involving dialogic interactive processes that has motivated the development of research related to the discourse between teachers and students, and its impact in the conduction of arguments in the context of science education. Este artigo objetiva apresentar proposições de instrumento de análise com potencial metacognitivo centrado em interações discursivas por meio de atividades experimentais investigativas em um Clube de Ciências. A proposta se articula com as ações experimentais investigativas do Clube como comunidade com postura investigativa em sua abordagem didática (sete passos). A metodologia de abordagem qualitativa concebe as novas tendências de metodologias ativas, para o desenvolvimento de práticas epistêmicas com formas interativas mais gerais do processo discursivo baseadas na metacognição. A tal efeito, o instrumento possibilita aplicação de análise e intervenção pedagógica em sequências de ensino investigativa (SEI), através da resolução de problemas. A execução de proposição intenciona o trabalho de maneira interativa e colaborativa, a fim de tentar analisar o entendimento da complexa dinâmica envolvendo os processos interativos dialógicos que têm motivado o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao discurso entre professores e alunos, e seu impacto na condução de argumentações no contexto do ensino de Ciências MALHEIRO, J. M.S. Universidade Federal do Pará, Faculdade de Pedagogia (FAPED) 2019-04-05T21:54:31Z 2019-04-05T21:54:31Z 2018-06 Artigo de Periódico ROCHA, Carlos José Trindade da; MALHEIRO, João Manoel da Silva. Interações dialógicas na experimentação investigativa em um clube de ciências: proposição de instrumento de análise metacognitivo. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 14, n. 29, p.193-207, jan./jun. 2018, Especial Metacognição. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10881. Acesso em:. 2317-5125 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10881 http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5476 por Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5476/4777
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Metacognição
Interações discursivas
Experimentação
Clube de ciências
spellingShingle Metacognição
Interações discursivas
Experimentação
Clube de ciências
ROCHA, Carlos José Trindade da
Interações dialógicas na experimentação investigativa em um clube de ciências: proposição de instrumento de análise metacognitivo
topic_facet Metacognição
Interações discursivas
Experimentação
Clube de ciências
description This article aims to present propositions of analysis instrument with metacognitive potential focused on discursive interactions through experimental investigative activities in a Science Club. The proposal is articulated with the experimental investigative actions of the Club as a community with investigative stance in its didactic approach (seven steps). The qualitative approach conceives new trends in active methodologies for the development of epistemic practices with more general interactive forms of the discursive process based on metacognition. To this end, the instrument makes possible the application of analysis and pedagogical intervention in Inquiry based Teaching sequences (IBTS), through problem solving. The proposition execution intends the work in an interactive and collaborative way, in order to try to analyze the understanding of the complex dynamics involving dialogic interactive processes that has motivated the development of research related to the discourse between teachers and students, and its impact in the conduction of arguments in the context of science education.
format Artigo
author ROCHA, Carlos José Trindade da
author2 MALHEIRO, João Manoel da Silva
author2Str MALHEIRO, João Manoel da Silva
title Interações dialógicas na experimentação investigativa em um clube de ciências: proposição de instrumento de análise metacognitivo
title_short Interações dialógicas na experimentação investigativa em um clube de ciências: proposição de instrumento de análise metacognitivo
title_full Interações dialógicas na experimentação investigativa em um clube de ciências: proposição de instrumento de análise metacognitivo
title_fullStr Interações dialógicas na experimentação investigativa em um clube de ciências: proposição de instrumento de análise metacognitivo
title_full_unstemmed Interações dialógicas na experimentação investigativa em um clube de ciências: proposição de instrumento de análise metacognitivo
title_sort interações dialógicas na experimentação investigativa em um clube de ciências: proposição de instrumento de análise metacognitivo
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10881
http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5476
_version_ 1832604917219459072
score 11.755432