Artigo

Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA: memórias institucionais de um processo de implantação de curso

Describe the implantion process of the Pedagogical Project of the Course (PPC) that gave rise to the course of Licentiate Integrated in to Science Education, Math e Languages (LIEMCL) of the Institute of Education Mathematics and Scientific (IEMCI) University Federal do Pará (UFPA). Initially, make...

ver descrição completa

Autor principal: MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves
Outros Autores: GONÇALVES, Tadeu Oliver
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10970
http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v12i24.3677
id ir-2011-10970
recordtype dspace
spelling ir-2011-109702023-11-23T15:00:27Z Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA: memórias institucionais de um processo de implantação de curso Licentiate Integrated in to Science Education, Math e Languages of UFPA: institutional memories of a course deployment process MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves GONÇALVES, Tadeu Oliver Licenciatura Integrada Ciências Matemática e linguagens Memórias institucionais Describe the implantion process of the Pedagogical Project of the Course (PPC) that gave rise to the course of Licentiate Integrated in to Science Education, Math e Languages (LIEMCL) of the Institute of Education Mathematics and Scientific (IEMCI) University Federal do Pará (UFPA). Initially, make a summary of the history of the proponent of the course, the Core Pedagogical of Scientific Development Support (NPADC), highlighting actions and guiding principles responsible for their actions formers. Present, in sequence, demands imposed to NPADC as result of a culture of continuous formation of teachers at various levels: update; improvement; specialization; master's degree and doctorate degree. Then, put in focus the deployment process of PPC, highlighting the challenges faced in its approval, as well as, introduce elements that characterize and differentiate from other educational projects of degree courses, this level of education, in operation in the country. To support the narrative present throughout the text, make use of documents-interviews, crafts, minutes, ordinances – that help me counting this trajectory, with routes and the mishaps present in PPC implementation. And, to characterize this process, the title of conclusions and final thoughts, highlight clashes, coming and goings, regarding the demands imposed on the new course. Neste artigo, descrevo o processo de implantação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) que deu origem ao curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens (LIECML) do Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Inicialmente, faço uma síntese da história do proponente do curso, o Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (NPADC), destacando ações e princípios norteadores responsáveis por suas ações formadoras. Apresento, na sequência, demandas impostas ao NPADC como resultado de uma cultura de formação continuada de professores em vários níveis: atualização; aperfeiçoamento; especialização; mestrado e doutorado. Em seguida, coloco em foco o processo de implantação do PPC, com destaque aos desafios enfrentados em sua aprovação, bem como, apresento elementos que o caracterizam e o diferenciam dos demais projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura, nesse nível de ensino, em funcionamento no país. Para subsidiar as narrativas presentes ao longo do texto, faço uso de documentos – entrevistas, ofícios, atas, portarias – que me ajudam a contar essa trajetória, com os percursos e os percalços presentes na implementação do PPC. E, para caracterizar esse processo, a título de conclusões e considerações finais, destaco embates, idas e vindas referentes às demandas impostas ao novo curso. UFPA - Universidade Federal do Pará 2019-04-15T20:16:52Z 2019-04-15T20:16:52Z 2016-07 Artigo de Periódico MACHADO JUNIOR, Arthur Gonçalves; GONÇALVES, Tadeu Oliver. Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA: memórias institucionais de um processo de implantação de curso. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 12, n. 24, p. 115-139, jul. 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10970. Acesso em:. 2317-5125 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10970 http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v12i24.3677 por Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/3677/4072
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Licenciatura Integrada
Ciências
Matemática e linguagens
Memórias institucionais
spellingShingle Licenciatura Integrada
Ciências
Matemática e linguagens
Memórias institucionais
MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves
Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA: memórias institucionais de um processo de implantação de curso
topic_facet Licenciatura Integrada
Ciências
Matemática e linguagens
Memórias institucionais
description Describe the implantion process of the Pedagogical Project of the Course (PPC) that gave rise to the course of Licentiate Integrated in to Science Education, Math e Languages (LIEMCL) of the Institute of Education Mathematics and Scientific (IEMCI) University Federal do Pará (UFPA). Initially, make a summary of the history of the proponent of the course, the Core Pedagogical of Scientific Development Support (NPADC), highlighting actions and guiding principles responsible for their actions formers. Present, in sequence, demands imposed to NPADC as result of a culture of continuous formation of teachers at various levels: update; improvement; specialization; master's degree and doctorate degree. Then, put in focus the deployment process of PPC, highlighting the challenges faced in its approval, as well as, introduce elements that characterize and differentiate from other educational projects of degree courses, this level of education, in operation in the country. To support the narrative present throughout the text, make use of documents-interviews, crafts, minutes, ordinances – that help me counting this trajectory, with routes and the mishaps present in PPC implementation. And, to characterize this process, the title of conclusions and final thoughts, highlight clashes, coming and goings, regarding the demands imposed on the new course.
format Artigo
author MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves
author2 GONÇALVES, Tadeu Oliver
author2Str GONÇALVES, Tadeu Oliver
title Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA: memórias institucionais de um processo de implantação de curso
title_short Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA: memórias institucionais de um processo de implantação de curso
title_full Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA: memórias institucionais de um processo de implantação de curso
title_fullStr Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA: memórias institucionais de um processo de implantação de curso
title_full_unstemmed Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA: memórias institucionais de um processo de implantação de curso
title_sort licenciatura integrada em educação em ciências, matemática e linguagens da ufpa: memórias institucionais de um processo de implantação de curso
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10970
http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v12i24.3677
_version_ 1787148910468268032
score 11.675608