/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
História, narrativa gráfica e a ditadura militar em Belém: presente, passado e futuro pela ótica da arte sequencial
The dissertation proposal is based on the research line Historical Languages and Narratives: Production and Diffusion, of the Professional Master's Degree in History Teaching (PROFHISTÓRIA). The essay body is divided into four interrelated chapters aiming at the methodology of history teaching pract...
Autor principal: | ARAÚJO, Plínio Sá de |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11327 |
id |
ir-2011-11327 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-113272024-03-06T12:51:52Z História, narrativa gráfica e a ditadura militar em Belém: presente, passado e futuro pela ótica da arte sequencial ARAÚJO, Plínio Sá de ESTEVES, Carlos Leandro da Silva http://lattes.cnpq.br/6758802097773377 Aprendizagem histórica Ditadura civil-militar Ensino de História Narrativas históricas Quadrinhos Historical learning Civil-military dictatorship Teaching of History Historical narratives Comics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO ENSINO DE HISTÓRIA The dissertation proposal is based on the research line Historical Languages and Narratives: Production and Diffusion, of the Professional Master's Degree in History Teaching (PROFHISTÓRIA). The essay body is divided into four interrelated chapters aiming at the methodology of history teaching practices, using comics as a literary genre capable of narrating long-lasting stories. For this, the work is based on the dialogue between characteristics of semiotics, typical of comics, combined with propositions of the theory of history as historical narrative, historical consciousness and historical learning. The accomplishment of this dialogue is allied to debates and research workshops held at the Ruth dos Santos Almeida School, in the National Curricular Parameters and in the historiographic clipping that precedes and initiates the Civil-Military Dictatorship, in Belém, 1964. The result of the debate of these propositions presents as a HQ product. A proposta dissertativa está pautada na linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão, do Mestrado Profissional de Ensino de História (PROFHISTÓRIA). O corpo dissertativo está dividido em quatro capítulos que se inter-relacionam objetivando a metodização de práticas de ensino de história, usando as histórias em quadrinhos como gênero literário capaz de narrar histórias de longa duração. Para tal, o trabalho pauta-se no diálogo entre características da semiótica, própria das histórias em quadrinhos, combinadas a proposições da teoria da história como narrativa histórica, consciência histórica e aprendizagem histórica. A realização desse diálogo está aliada a debates e oficinas de pesquisa realizada na Escola Ruth dos Santos Almeida, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no recorte historiográfico que antecede e inicia a Ditadura Civil-Militar, em Belém de 1964. O resultado do debate dessas proposições apresenta como produto uma HQ. SEMEC/PA - Secretaria Municipal de Educação 2019-07-04T15:13:41Z 2019-07-04 2019-07-04T15:13:41Z 2019-01-29 Dissertação ARAUJO, Plinio Sá de. História, narrativa gráfica e a ditadura militar em Belém: presente, passado e futuro pela ótica da arte sequencial. Orientador: Carlos Leandro Esteves. 206 f. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11327. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11327 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Campus Universitário de Ananindeua UFPA Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Aprendizagem histórica Ditadura civil-militar Ensino de História Narrativas históricas Quadrinhos Historical learning Civil-military dictatorship Teaching of History Historical narratives Comics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO ENSINO DE HISTÓRIA |
spellingShingle |
Aprendizagem histórica Ditadura civil-militar Ensino de História Narrativas históricas Quadrinhos Historical learning Civil-military dictatorship Teaching of History Historical narratives Comics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO ENSINO DE HISTÓRIA ARAÚJO, Plínio Sá de História, narrativa gráfica e a ditadura militar em Belém: presente, passado e futuro pela ótica da arte sequencial |
topic_facet |
Aprendizagem histórica Ditadura civil-militar Ensino de História Narrativas históricas Quadrinhos Historical learning Civil-military dictatorship Teaching of History Historical narratives Comics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO ENSINO DE HISTÓRIA |
description |
The dissertation proposal is based on the research line Historical Languages and Narratives: Production and Diffusion, of the Professional Master's Degree in History Teaching (PROFHISTÓRIA). The essay body is divided into four interrelated chapters aiming at the methodology of history teaching practices, using comics as a literary genre capable of narrating long-lasting stories. For this, the work is based on the dialogue between characteristics of semiotics, typical of comics, combined with propositions of the theory of history as historical narrative, historical consciousness and historical learning. The accomplishment of this dialogue is allied to debates and research workshops held at the Ruth dos Santos Almeida School, in the National Curricular Parameters and in the historiographic clipping that precedes and initiates the Civil-Military Dictatorship, in Belém, 1964. The result of the debate of these propositions presents as a HQ product. |
author_additional |
ESTEVES, Carlos Leandro da Silva |
author_additionalStr |
ESTEVES, Carlos Leandro da Silva |
format |
Dissertação |
author |
ARAÚJO, Plínio Sá de |
title |
História, narrativa gráfica e a ditadura militar em Belém: presente, passado e futuro pela ótica da arte sequencial |
title_short |
História, narrativa gráfica e a ditadura militar em Belém: presente, passado e futuro pela ótica da arte sequencial |
title_full |
História, narrativa gráfica e a ditadura militar em Belém: presente, passado e futuro pela ótica da arte sequencial |
title_fullStr |
História, narrativa gráfica e a ditadura militar em Belém: presente, passado e futuro pela ótica da arte sequencial |
title_full_unstemmed |
História, narrativa gráfica e a ditadura militar em Belém: presente, passado e futuro pela ótica da arte sequencial |
title_sort |
história, narrativa gráfica e a ditadura militar em belém: presente, passado e futuro pela ótica da arte sequencial |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2019 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11327 |
_version_ |
1796832767237947392 |
score |
11.653393 |