Dissertação

Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, um romance de formação

The present study shows the novel Cinzas do Norte (2005), from the writer Milton Hatoum, according to the Bildungsroman concept.Firstly, this work is foccussed on what R.Selbmann (1994) considers the ―obrigatory instance‖ of a Bildungsroman such as the presence of the formation(scholar or profession...

ver descrição completa

Autor principal: PINHEIRO, Lucilia Lúbia de Sousa
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11587
id ir-2011-11587
recordtype dspace
spelling ir-2011-115872022-08-24T17:35:51Z Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, um romance de formação PINHEIRO, Lucilia Lúbia de Sousa PRESSLER, Gunter Karl http://lattes.cnpq.br/0100053541433805 Hatoum, Milton - 1952- Cinzas do norte - Crítica e interpretação Literatura brasileira (Amazonas) - História e crítica CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA LITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO ESTUDOS LITERÁRIOS The present study shows the novel Cinzas do Norte (2005), from the writer Milton Hatoum, according to the Bildungsroman concept.Firstly, this work is foccussed on what R.Selbmann (1994) considers the ―obrigatory instance‖ of a Bildungsroman such as the presence of the formation(scholar or professional). To include the reader into this discussion the studies produced in Brazil and into the Amazon context are approached, taking novels characterized as Bildungsroman in therms of formation or education. In the second place the study is about the structural form of the novel related to narrator,plot, time and space. Brings the possibility of lecture of the Hatoum‘s novel starting with the point of formation. This study brings also the reception of the novel, emphasizing the memorialistic aspect point by the critic. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O presente estudo apresenta a obra Cinzas do Norte (2005), do escritor Milton Hatoum, à luz do conceito de Bildungsroman (romance de formação). Primeiramente, observa-se o que R.Selbmann (1994) considera a ―instância obrigatória‖ de um romance de formação, a presença da formação (escolar e/ou profissional). Para situar o leitor no âmbito da discussão sobre o romance de formação, são discutidos os estudos produzidos no Brasil e no contexto amazônico sobre obras que se caracterizam como um romance de formação/educação. No segundo momento o estudo desdobra-se sobre a forma estrutural do romance no que diz respeito ao narrador, enredo, tempo e espaço. Visualiza a possibilidade de leitura da obra de Hatoum, a partir da temática da formação. O estudo traz ainda a recepção da obra, ressaltando o aspecto memorialístico apontado pela crítica. CEG - Casa de Estudos Germânicos 2019-08-30T16:57:13Z 2019-08-30T16:57:13Z 2018-12-13 Dissertação PINHEIRO, Lucilia Lúbia de Sousa. Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, um romance de formação. Orientador: Gunter Karl Pressler. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11587. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11587 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Hatoum, Milton - 1952- Cinzas do norte - Crítica e interpretação
Literatura brasileira (Amazonas) - História e crítica
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
LITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO
ESTUDOS LITERÁRIOS
spellingShingle Hatoum, Milton - 1952- Cinzas do norte - Crítica e interpretação
Literatura brasileira (Amazonas) - História e crítica
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
LITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO
ESTUDOS LITERÁRIOS
PINHEIRO, Lucilia Lúbia de Sousa
Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, um romance de formação
topic_facet Hatoum, Milton - 1952- Cinzas do norte - Crítica e interpretação
Literatura brasileira (Amazonas) - História e crítica
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
LITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO
ESTUDOS LITERÁRIOS
description The present study shows the novel Cinzas do Norte (2005), from the writer Milton Hatoum, according to the Bildungsroman concept.Firstly, this work is foccussed on what R.Selbmann (1994) considers the ―obrigatory instance‖ of a Bildungsroman such as the presence of the formation(scholar or professional). To include the reader into this discussion the studies produced in Brazil and into the Amazon context are approached, taking novels characterized as Bildungsroman in therms of formation or education. In the second place the study is about the structural form of the novel related to narrator,plot, time and space. Brings the possibility of lecture of the Hatoum‘s novel starting with the point of formation. This study brings also the reception of the novel, emphasizing the memorialistic aspect point by the critic.
author_additional PRESSLER, Gunter Karl
author_additionalStr PRESSLER, Gunter Karl
format Dissertação
author PINHEIRO, Lucilia Lúbia de Sousa
title Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, um romance de formação
title_short Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, um romance de formação
title_full Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, um romance de formação
title_fullStr Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, um romance de formação
title_full_unstemmed Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, um romance de formação
title_sort cinzas do norte, de milton hatoum, um romance de formação
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2019
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11587
_version_ 1832603146081271808
score 11.755432