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Dissertação
Memória e história em el país de la canela, de William Ospina
Esta dissertação tem como objetivo analisar a representação do passado destacando como se constitui o elemento memória na matéria histórica aqui representada pelo romance El país de la canela (2008) do escritor colombiano William Ospina. A obra faz parte de uma trilogia que conta ainda com Ursúa (20...
Autor principal: | ABREU, Francelina Barreto de |
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Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11648 |
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ir-2011-116482019-09-10T13:07:16Z Memória e história em el país de la canela, de William Ospina ABREU, Francelina Barreto de ALMEIDA, Carlos Henrique Lopes de http://lattes.cnpq.br/9511564560016368 Memória na literatura Ospina, William, 1954 - Crítica e interpretação Ficção colombiana - Séc. XX - História e crítica CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA LITERATURA, MEMÓRIAS E IDENTIDADES ESTUDOS LITERÁRIOS Esta dissertação tem como objetivo analisar a representação do passado destacando como se constitui o elemento memória na matéria histórica aqui representada pelo romance El país de la canela (2008) do escritor colombiano William Ospina. A obra faz parte de uma trilogia que conta ainda com Ursúa (2005), o primeiro livro publicado, e La serpiente sin ojos (2012), o último. A partir da análise do referido romance, partimos do pressuposto de que a persistência das memórias de dominação, imposição de cultura e exercício do poder, estabelecido no contato entre colonizador e colonizado, possibilitam que aproximemos a narrativa do Novo Romance Histórico Latino-americano, gênero que se apropria da matéria histórica viabilizando sua representação. Nesse sentido, o empreendimento analítico perpassa pelos pressupostos teórico-metodológicos da Nova Narrativa Latino-americana (AÍNSA, 1991; FLECK, 2017; MENTON, 1993), da relação Memória/História (BENJAMIN, 1987; GAGNEBIN 2006; HALBWACHS, 2004; LE GOFF, 2011; ROSSI, 2010), e da Decolonialidade (QUIJANO, 2005; MALDONADO-TORRES, XXXX). Portanto, a análise realizada favorece a compreensão de como as memórias coletivas, individuais e históricas guardam os rastros dos grupos vencidos no período da colonização, que por meio da obra recebem sua representatividade diante de um narrador mestiço. Esta disertación tiene como objetivo analizar la representación del pasado destacando como se constituye el elemento memoria en la materia histórica aquí representada por la novela histórica El país de la canela (2008) del escritor colombiano William Ospina. La obra hace parte de una trilogía que cuenta aún con Ursúa (2005), primer libro publicado, y la La serpiente sin ojos (2012), el último. A partir del análisis de la referida novela, partimos del presupuesto de que la persistencia de las memorias de dominación, imposición de la cultura y ejercicio del poder establecido en el contacto entre colonizador y colonizado posibilitan que acerquemos la narrativa del Nueva Novela Histórica de la América Latina, género que se apropia de la materia histórica permitiendo su representación. En este sentido, el emprendimiento analítico se valdrá de los aportes teórico metodológicos de la Nueva Novela de la América Latina (AÍNSA, 1991; FLECK, 2017; MENTON, 1993), de la relación Memoria/Historia (BENJAMIN, 1987; GAGNEBIN, 2006; HALBWACHS, 2004; LE GOFF, 2011; ROSSI, 2010), e de la Decolonialidad (QUIJANO, 2005; MALDONADO-TORRES, 2007). Por lo tanto, el análisis realizado favorece la comprensión de como las memorias colectivas, individuales e históricas favorecen los rastros de los grupos vencidos en el periodo de la colonización, que por medio de la obra reciben su representación delante de un narrador mestizo. UFPA - Universidade Federal do Pará 2019-09-06T16:28:11Z 2019-09-06T16:28:11Z 2018-12-08 Dissertação ABREU, Francelina Barreto de. Memória e história em El país de la Canela, de William Ospina. Orientador: Carlos Henrique Lopes de Almeida. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11648. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11648 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Letras 1 CD-ROM |
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Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
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Memória na literatura Ospina, William, 1954 - Crítica e interpretação Ficção colombiana - Séc. XX - História e crítica CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA LITERATURA, MEMÓRIAS E IDENTIDADES ESTUDOS LITERÁRIOS |
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Memória na literatura Ospina, William, 1954 - Crítica e interpretação Ficção colombiana - Séc. XX - História e crítica CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA LITERATURA, MEMÓRIAS E IDENTIDADES ESTUDOS LITERÁRIOS ABREU, Francelina Barreto de Memória e história em el país de la canela, de William Ospina |
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Esta dissertação tem como objetivo analisar a representação do passado destacando como se constitui o elemento memória na matéria histórica aqui representada pelo romance El país de la canela (2008) do escritor colombiano William Ospina. A obra faz parte de uma trilogia que conta ainda com Ursúa (2005), o primeiro livro publicado, e La serpiente sin ojos (2012), o último. A partir da análise do referido romance, partimos do pressuposto de que a persistência das memórias de dominação, imposição de cultura e exercício do poder, estabelecido no contato entre colonizador e colonizado, possibilitam que aproximemos a narrativa do Novo Romance Histórico Latino-americano, gênero que se apropria da matéria histórica viabilizando sua representação. Nesse sentido, o empreendimento analítico perpassa pelos pressupostos teórico-metodológicos da Nova Narrativa Latino-americana (AÍNSA, 1991; FLECK, 2017; MENTON, 1993), da relação Memória/História (BENJAMIN, 1987; GAGNEBIN 2006; HALBWACHS, 2004; LE GOFF, 2011; ROSSI, 2010), e da Decolonialidade (QUIJANO, 2005; MALDONADO-TORRES, XXXX). Portanto, a análise realizada favorece a compreensão de como as memórias coletivas, individuais e históricas guardam os rastros dos grupos vencidos no período da colonização, que por meio da obra recebem sua representatividade diante de um narrador mestiço. |
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