Dissertação

A problematização do lixo eletrônico no ensino de química para o primeiro ano do ensino médio

The present paper entitled "CHEMISTRY IN MIDDLE SCHOOL: learning based on the problem of electronic waste" aims to understand how a teaching proposal based on the methodology of Problem Based Learning (PBL), can contribute to the teaching of chemistry in the first year of high school. The theoretica...

ver descrição completa

Autor principal: ALMEIDA, Débora Quaresma
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12448
id ir-2011-12448
recordtype dspace
spelling ir-2011-124482024-09-26T19:45:46Z A problematização do lixo eletrônico no ensino de química para o primeiro ano do ensino médio ALMEIDA, Débora Quaresma Fraiha-Martins, France http://lattes.cnpq.br/4765567823575996 https://orcid.org/0000-0001-7933-6014 Ensino de química Aprendizagem baseada em problemas Lixo eletrônico Chemistry teaching Problem-based learning Electronic waste CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS The present paper entitled "CHEMISTRY IN MIDDLE SCHOOL: learning based on the problem of electronic waste" aims to understand how a teaching proposal based on the methodology of Problem Based Learning (PBL), can contribute to the teaching of chemistry in the first year of high school. The theoretical reference was built, mainly based on Ribeiro (2005), and other authors who are also references in the methodological field of the ABP, such as: Savin-Baden (2000), Berbel (1998), Malheiro (2005), Barrows 1996), Bruner (1987), Malheiro and Diniz (2008), among others. The methodology used in the development of this research was the qualitative approach of Gerhardt and Silveira (2009) of the oral research type, based on Connelly and Cladinin (1995). The subjects of the research were 03 chemistry teachers from a state public school in the municipality of Abaetetuba-PA. For the construction of the data, the proposal of teaching chemistry was given to the teachers, that is, the educational product built on the basis of the PBL, and the teachers were able to make their appreciation and analysis of the material by answering some questions present in an open questionnaire. The collected data were analyzed from the philosophical conceptions of Discursive Textual Analysis of Moraes and Galiazzi (2011). The results showed that, according to the teachers interviewed, the Educational Product, built from this dissertation, can contribute significantly to teaching-learning chemistry in high school, thus developing public school education in the municipality of Abaetetuba -PA. O presente trabalho intitulado “QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: aprendizagem baseada no problema do lixo eletrônico” objetiva compreender de que forma uma proposta de ensino pautada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), pode contribuir para o ensino de química no primeiro ano do ensino médio. O referencial teórico foi construído, principalmente com base em Ribeiro (2005), e outros autores que também são referências no campo metodológico da ABP, tais como: Savin-Baden (2000), Berbel (1998), Malheiro (2005), Barrows (1996), Bruner (1987), Malheiro e Diniz (2008), entre outros. A metodologia utilizada no desenvolvimento desta pesquisa foi a abordagem qualitativa de Gerhardt e Silveira (2009) do tipo pesquisa oral, fundamentada por Connelly e Cladinin (1995). Os sujeitos da pesquisa foram 03 professores de química de uma escola pública estadual do município de Abaetetuba-PA. Para a construção dos dados, foi entregue aos professores a proposta de ensino de química, isto é, o produto educacional construído com base na ABP e os docentes puderam fazer suas apreciações e análises sobre o material respondendo a algumas questões presentes em um questionário aberto. Os dados coletados foram analisados a partir das concepções filosóficas da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Os resultados apontaram que, segundo a visão dos professores entrevistados, o Produto Educacional, construído a partir desta dissertação, pode contribuir de forma significativa para o ensino-aprendizagem de química no ensino médio, desenvolvendo, assim, a educação escolar pública no município de Abaetetuba-PA. Secretaria de Educação - PA 2020-07-22T06:54:46Z 2020-07-22T06:54:46Z 2019-03-17 Dissertação Almeida, Débora Quaresma. A problematização do lixo eletrônico no ensino de química para o primeiro ano do ensino médio. Orientadora: Profa. Dra. France Fraiha-Martins. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12448. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12448 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Ensino de química
Aprendizagem baseada em problemas
Lixo eletrônico
Chemistry teaching
Problem-based learning
Electronic waste
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
spellingShingle Ensino de química
Aprendizagem baseada em problemas
Lixo eletrônico
Chemistry teaching
Problem-based learning
Electronic waste
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ALMEIDA, Débora Quaresma
A problematização do lixo eletrônico no ensino de química para o primeiro ano do ensino médio
topic_facet Ensino de química
Aprendizagem baseada em problemas
Lixo eletrônico
Chemistry teaching
Problem-based learning
Electronic waste
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
description The present paper entitled "CHEMISTRY IN MIDDLE SCHOOL: learning based on the problem of electronic waste" aims to understand how a teaching proposal based on the methodology of Problem Based Learning (PBL), can contribute to the teaching of chemistry in the first year of high school. The theoretical reference was built, mainly based on Ribeiro (2005), and other authors who are also references in the methodological field of the ABP, such as: Savin-Baden (2000), Berbel (1998), Malheiro (2005), Barrows 1996), Bruner (1987), Malheiro and Diniz (2008), among others. The methodology used in the development of this research was the qualitative approach of Gerhardt and Silveira (2009) of the oral research type, based on Connelly and Cladinin (1995). The subjects of the research were 03 chemistry teachers from a state public school in the municipality of Abaetetuba-PA. For the construction of the data, the proposal of teaching chemistry was given to the teachers, that is, the educational product built on the basis of the PBL, and the teachers were able to make their appreciation and analysis of the material by answering some questions present in an open questionnaire. The collected data were analyzed from the philosophical conceptions of Discursive Textual Analysis of Moraes and Galiazzi (2011). The results showed that, according to the teachers interviewed, the Educational Product, built from this dissertation, can contribute significantly to teaching-learning chemistry in high school, thus developing public school education in the municipality of Abaetetuba -PA.
author_additional Fraiha-Martins, France
author_additionalStr Fraiha-Martins, France
format Dissertação
author ALMEIDA, Débora Quaresma
title A problematização do lixo eletrônico no ensino de química para o primeiro ano do ensino médio
title_short A problematização do lixo eletrônico no ensino de química para o primeiro ano do ensino médio
title_full A problematização do lixo eletrônico no ensino de química para o primeiro ano do ensino médio
title_fullStr A problematização do lixo eletrônico no ensino de química para o primeiro ano do ensino médio
title_full_unstemmed A problematização do lixo eletrônico no ensino de química para o primeiro ano do ensino médio
title_sort problematização do lixo eletrônico no ensino de química para o primeiro ano do ensino médio
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2020
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12448
_version_ 1832603624863170560
score 11.755432