/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
A linguagem e o ensino da língua materna
O presente trabalho procura caracterizar o objeto do ensino-prendizagem de língua materna como sendo a interação línguística na e pela linguagem. Assim, o ensino de Portugues será visto a partir de uma concepção dialógica da língua, pois aqui os aprendizes são construtores do conhecimento. Para tan...
Autor principal: | BRITO, Áustria Rodrigues |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12665 |
id |
ir-2011-12665 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-126652023-09-12T15:44:00Z A linguagem e o ensino da língua materna BRITO, Áustria Rodrigues Linguagem Ensino Materna O presente trabalho procura caracterizar o objeto do ensino-prendizagem de língua materna como sendo a interação línguística na e pela linguagem. Assim, o ensino de Portugues será visto a partir de uma concepção dialógica da língua, pois aqui os aprendizes são construtores do conhecimento. Para tanto, parte de uma concepção de linguagem com interlocução e vê o ensino de língua a partir de três eixos: a historicidade da linguagem, o sujeito e suas ações linguísticas e o contexto social das interações verbais. O suporte teórico adotado pautou-se pela Pragmática Linguística e por uma abordagem interativa de língua, assim elegemos autores estrangeiros consagrados, como: Benvineste (1979, 1966), Bakhtin (1977), Parret (1988); no Brasil, nos pautamos em Koch (1992), Geraldi (1997), que tomam como reflexão o ensino-aprendizagem como resultante da interação na e pela linguagem. UFPA - Universidade Federal do Pará 2020-09-24T00:31:26Z 2020-09-24T00:31:26Z 2007 Artigo de Periódico BRITO, Áustria Rodrigues. A linguagem e o ensino da língua materna. Margens, online, v. 3, n. 4, p. 157-164, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2970. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12665. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12665 10.18542/rmi.v3i4.2970 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2970 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Linguagem Ensino Materna |
spellingShingle |
Linguagem Ensino Materna BRITO, Áustria Rodrigues A linguagem e o ensino da língua materna |
topic_facet |
Linguagem Ensino Materna |
description |
O presente trabalho procura caracterizar o objeto do ensino-prendizagem de língua materna como sendo a interação línguística na e pela linguagem. Assim, o ensino de Portugues será visto a partir de uma concepção dialógica da língua, pois aqui os aprendizes são construtores do conhecimento. Para tanto, parte de uma concepção de linguagem com interlocução e vê o ensino de língua a partir de três eixos: a historicidade da linguagem, o sujeito e suas ações linguísticas e o contexto social das interações verbais. O suporte teórico adotado pautou-se pela Pragmática Linguística e por uma abordagem interativa de língua, assim elegemos autores estrangeiros consagrados, como: Benvineste (1979, 1966), Bakhtin (1977), Parret (1988); no Brasil, nos pautamos em Koch (1992), Geraldi (1997), que tomam como reflexão o ensino-aprendizagem como resultante da interação na e pela linguagem. |
format |
Artigo |
author |
BRITO, Áustria Rodrigues |
title |
A linguagem e o ensino da língua materna |
title_short |
A linguagem e o ensino da língua materna |
title_full |
A linguagem e o ensino da língua materna |
title_fullStr |
A linguagem e o ensino da língua materna |
title_full_unstemmed |
A linguagem e o ensino da língua materna |
title_sort |
linguagem e o ensino da língua materna |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12665 |
_version_ |
1832602150665977856 |
score |
11.755432 |