Artigo

A linguagem e o ensino da língua materna

O presente trabalho procura caracterizar o objeto do ensino-prendizagem de língua materna como sendo a interação línguística na e pela linguagem. Assim, o ensino de Portugues será visto a partir de uma concepção dialógica da língua, pois aqui os aprendizes são construtores do conhecimento. Para tan...

ver descrição completa

Autor principal: BRITO, Áustria Rodrigues
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12665
id ir-2011-12665
recordtype dspace
spelling ir-2011-126652023-09-12T15:44:00Z A linguagem e o ensino da língua materna BRITO, Áustria Rodrigues Linguagem Ensino Materna O presente trabalho procura caracterizar o objeto do ensino-prendizagem de língua materna como sendo a interação línguística na e pela linguagem. Assim, o ensino de Portugues será visto a partir de uma concepção dialógica da língua, pois aqui os aprendizes são construtores do conhecimento. Para tanto, parte de uma concepção de linguagem com interlocução e vê o ensino de língua a partir de três eixos: a historicidade da linguagem, o sujeito e suas ações linguísticas e o contexto social das interações verbais. O suporte teórico adotado pautou-se pela Pragmática Linguística e por uma abordagem interativa de língua, assim elegemos autores estrangeiros consagrados, como: Benvineste (1979, 1966), Bakhtin (1977), Parret (1988); no Brasil, nos pautamos em Koch (1992), Geraldi (1997), que tomam como reflexão o ensino-aprendizagem como resultante da interação na e pela linguagem. UFPA - Universidade Federal do Pará 2020-09-24T00:31:26Z 2020-09-24T00:31:26Z 2007 Artigo de Periódico BRITO, Áustria Rodrigues. A linguagem e o ensino da língua materna. Margens, online, v. 3, n. 4, p. 157-164, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2970. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12665. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12665 10.18542/rmi.v3i4.2970 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2970
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Linguagem
Ensino
Materna
spellingShingle Linguagem
Ensino
Materna
BRITO, Áustria Rodrigues
A linguagem e o ensino da língua materna
topic_facet Linguagem
Ensino
Materna
description O presente trabalho procura caracterizar o objeto do ensino-prendizagem de língua materna como sendo a interação línguística na e pela linguagem. Assim, o ensino de Portugues será visto a partir de uma concepção dialógica da língua, pois aqui os aprendizes são construtores do conhecimento. Para tanto, parte de uma concepção de linguagem com interlocução e vê o ensino de língua a partir de três eixos: a historicidade da linguagem, o sujeito e suas ações linguísticas e o contexto social das interações verbais. O suporte teórico adotado pautou-se pela Pragmática Linguística e por uma abordagem interativa de língua, assim elegemos autores estrangeiros consagrados, como: Benvineste (1979, 1966), Bakhtin (1977), Parret (1988); no Brasil, nos pautamos em Koch (1992), Geraldi (1997), que tomam como reflexão o ensino-aprendizagem como resultante da interação na e pela linguagem.
format Artigo
author BRITO, Áustria Rodrigues
title A linguagem e o ensino da língua materna
title_short A linguagem e o ensino da língua materna
title_full A linguagem e o ensino da língua materna
title_fullStr A linguagem e o ensino da língua materna
title_full_unstemmed A linguagem e o ensino da língua materna
title_sort linguagem e o ensino da língua materna
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2020
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12665
_version_ 1832602150665977856
score 11.755432