Artigo

Literatura: reflexões sobre a prática pedagógica

O artigo põe em evidência a fato de que a literatura, como componente do processo de formação educacional, devia se colocar como um veículo (re)formulador que devolvesse o hemem à sua dimensão humana, à sua capacidade de estar de forma analítica no mundo. As instituições educacionais enconstram-se d...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Joel Cardoso da
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12667
id ir-2011-12667
recordtype dspace
spelling ir-2011-126672023-09-12T15:38:51Z Literatura: reflexões sobre a prática pedagógica SILVA, Joel Cardoso da Literatura Reflexão Pedagógica O artigo põe em evidência a fato de que a literatura, como componente do processo de formação educacional, devia se colocar como um veículo (re)formulador que devolvesse o hemem à sua dimensão humana, à sua capacidade de estar de forma analítica no mundo. As instituições educacionais enconstram-se diante de situações-limites que interpelam e exigem atores que interajam e atuam nelas. Perguntando se apenas o horizonte da discurssão e das práxis política é suficiente para uma resposta a essas urgências, propondo a concepção de uma prática pedagógica que se insira numa contextualização mais ampla. Transitando pelo academicismo teórico, mas não desconectado do sensu comum, o profissional de Educação que trabalha com Literatura poderia, prioritariamente, buscar um sentido prático e imediato para o seu fazer docente, estabelecendo permanentemente pontes entre o saber veiculado e a vivida, propondo elos que contextualizem sua proposta pedagógica, revestindo-se de significação. O trabalho propõe, ainda, uma reflexão que se fundamenta no diálogo estabelecido entre a obra e o leitor, ou ainda, entre o que se lê e a conjuntura em que o leitor está inserido. UFPA - Universidade Federal do Pará 2020-09-24T00:32:09Z 2020-09-24T00:32:09Z 2007 Artigo de Periódico CARDOSO, Joel. Literatura: reflexões sobre a prática pedagógica. Margens, online, v. 3, n. 4, p. 137-146, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2960. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12667. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12667 10.18542/rmi.v3i4.2960 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2960
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Literatura
Reflexão
Pedagógica
spellingShingle Literatura
Reflexão
Pedagógica
SILVA, Joel Cardoso da
Literatura: reflexões sobre a prática pedagógica
topic_facet Literatura
Reflexão
Pedagógica
description O artigo põe em evidência a fato de que a literatura, como componente do processo de formação educacional, devia se colocar como um veículo (re)formulador que devolvesse o hemem à sua dimensão humana, à sua capacidade de estar de forma analítica no mundo. As instituições educacionais enconstram-se diante de situações-limites que interpelam e exigem atores que interajam e atuam nelas. Perguntando se apenas o horizonte da discurssão e das práxis política é suficiente para uma resposta a essas urgências, propondo a concepção de uma prática pedagógica que se insira numa contextualização mais ampla. Transitando pelo academicismo teórico, mas não desconectado do sensu comum, o profissional de Educação que trabalha com Literatura poderia, prioritariamente, buscar um sentido prático e imediato para o seu fazer docente, estabelecendo permanentemente pontes entre o saber veiculado e a vivida, propondo elos que contextualizem sua proposta pedagógica, revestindo-se de significação. O trabalho propõe, ainda, uma reflexão que se fundamenta no diálogo estabelecido entre a obra e o leitor, ou ainda, entre o que se lê e a conjuntura em que o leitor está inserido.
format Artigo
author SILVA, Joel Cardoso da
title Literatura: reflexões sobre a prática pedagógica
title_short Literatura: reflexões sobre a prática pedagógica
title_full Literatura: reflexões sobre a prática pedagógica
title_fullStr Literatura: reflexões sobre a prática pedagógica
title_full_unstemmed Literatura: reflexões sobre a prática pedagógica
title_sort literatura: reflexões sobre a prática pedagógica
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2020
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12667
_version_ 1832602697482633216
score 11.755432