/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Literatura: reflexões sobre a prática pedagógica
O artigo põe em evidência a fato de que a literatura, como componente do processo de formação educacional, devia se colocar como um veículo (re)formulador que devolvesse o hemem à sua dimensão humana, à sua capacidade de estar de forma analítica no mundo. As instituições educacionais enconstram-se d...
Autor principal: | SILVA, Joel Cardoso da |
---|---|
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12667 |
id |
ir-2011-12667 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-126672023-09-12T15:38:51Z Literatura: reflexões sobre a prática pedagógica SILVA, Joel Cardoso da Literatura Reflexão Pedagógica O artigo põe em evidência a fato de que a literatura, como componente do processo de formação educacional, devia se colocar como um veículo (re)formulador que devolvesse o hemem à sua dimensão humana, à sua capacidade de estar de forma analítica no mundo. As instituições educacionais enconstram-se diante de situações-limites que interpelam e exigem atores que interajam e atuam nelas. Perguntando se apenas o horizonte da discurssão e das práxis política é suficiente para uma resposta a essas urgências, propondo a concepção de uma prática pedagógica que se insira numa contextualização mais ampla. Transitando pelo academicismo teórico, mas não desconectado do sensu comum, o profissional de Educação que trabalha com Literatura poderia, prioritariamente, buscar um sentido prático e imediato para o seu fazer docente, estabelecendo permanentemente pontes entre o saber veiculado e a vivida, propondo elos que contextualizem sua proposta pedagógica, revestindo-se de significação. O trabalho propõe, ainda, uma reflexão que se fundamenta no diálogo estabelecido entre a obra e o leitor, ou ainda, entre o que se lê e a conjuntura em que o leitor está inserido. UFPA - Universidade Federal do Pará 2020-09-24T00:32:09Z 2020-09-24T00:32:09Z 2007 Artigo de Periódico CARDOSO, Joel. Literatura: reflexões sobre a prática pedagógica. Margens, online, v. 3, n. 4, p. 137-146, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v3i4.2960. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12667. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12667 10.18542/rmi.v3i4.2960 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2960 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Literatura Reflexão Pedagógica |
spellingShingle |
Literatura Reflexão Pedagógica SILVA, Joel Cardoso da Literatura: reflexões sobre a prática pedagógica |
topic_facet |
Literatura Reflexão Pedagógica |
description |
O artigo põe em evidência a fato de que a literatura, como componente do processo de formação educacional, devia se colocar como um veículo (re)formulador que devolvesse o hemem à sua dimensão humana, à sua capacidade de estar de forma analítica no mundo. As instituições educacionais enconstram-se diante de situações-limites que interpelam e exigem atores que interajam e atuam nelas. Perguntando se apenas o horizonte da discurssão e das práxis política é suficiente para uma resposta a essas urgências, propondo a concepção de uma prática pedagógica que se insira numa contextualização mais ampla. Transitando pelo academicismo teórico, mas não desconectado do sensu comum, o profissional de Educação que trabalha com Literatura poderia, prioritariamente, buscar um sentido prático e imediato para o seu fazer docente, estabelecendo permanentemente pontes entre o saber veiculado e a vivida, propondo elos que contextualizem sua proposta pedagógica, revestindo-se de significação. O trabalho propõe, ainda, uma reflexão que se fundamenta no diálogo estabelecido entre a obra e o leitor, ou ainda, entre o que se lê e a conjuntura em que o leitor está inserido. |
format |
Artigo |
author |
SILVA, Joel Cardoso da |
title |
Literatura: reflexões sobre a prática pedagógica |
title_short |
Literatura: reflexões sobre a prática pedagógica |
title_full |
Literatura: reflexões sobre a prática pedagógica |
title_fullStr |
Literatura: reflexões sobre a prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Literatura: reflexões sobre a prática pedagógica |
title_sort |
literatura: reflexões sobre a prática pedagógica |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12667 |
_version_ |
1832602697482633216 |
score |
11.755432 |