Artigo

Educação do corpo de sujeitos escolares: um estudo em perspectiva pós-estruturalista

O presente texto apresenta resultados preliminares de investigação. Toma como objeto de estudo a produção discursiva do corpo de sujeitos em contexto escolar e objetiva examinar dispositivos de escolarização e sua incidência sobre o corpo. O campo empírico da pesquisa constitui-se de escolas urbanas...

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Autor principal: RODRIGUES, Odileia do Socorro Ribeiro
Outros Autores: GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12700
Resumo:
O presente texto apresenta resultados preliminares de investigação. Toma como objeto de estudo a produção discursiva do corpo de sujeitos em contexto escolar e objetiva examinar dispositivos de escolarização e sua incidência sobre o corpo. O campo empírico da pesquisa constitui-se de escolas urbanas no minicípio de Abaetetuba/PA. O estudo adotou como substrato teórico-metodológico, a análise do discurso e a problematização sobre os modos de subjetivação e a constituição do sujeito sob a perspectiva foucaultiana. A partir desta perspectiva, anuncia-se que o processo de subjetivação em contexto escolar perpassa pela adoção de dispositivos discursivos de normalização, de disciplinarização, dispositivos de governo de si e dos outros. Tais dispositivos se materializam no contexto escolar por meio de Regimento, registros em Livros de Ocorrência, cartazes exortativos de práticas morais e disciplinares, entre outros.