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Artigo
Corpos para não esquecer: o testemunho e a cena da tortura
Através de uma visada panorâmica sobre textos de Jean Amery, Frei Fernando, Catarina Meloni e Derlei Catarina de Luca, procuro discutir como a experiência do encarceramento e da tortura conduziu as vítimas ao registro das imagens do cárcere. Objetos, uniformes, fossos, celas e demais espacia...
Autor principal: | FIGUEREDO, Elielson de Souza |
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Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12914 |
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ir-2011-12914 |
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ir-2011-129142023-08-30T15:25:57Z Corpos para não esquecer: o testemunho e a cena da tortura FIGUEREDO, Elielson de Souza Tortura Espaço Memória Corpo Trauma Torture Espace Mémoire Corps Traumatisme Através de uma visada panorâmica sobre textos de Jean Amery, Frei Fernando, Catarina Meloni e Derlei Catarina de Luca, procuro discutir como a experiência do encarceramento e da tortura conduziu as vítimas ao registro das imagens do cárcere. Objetos, uniformes, fossos, celas e demais espacialidades assumem forma verbal no testemunho sendo descritos de maneira imprecisa, mas indissociável da vivência do mal. Analiso trechos escritos pelos autores citados procurando revelar o trabalho dissociativo da memória e sua manifestação na escrita do testemunho. Em meio ao esforço para ordenar acontecimentos, figuram imagens de escatologia impregnadas de sensorialidade, entre as mais frequentes o odor, os gritos e o frio, descritos para recompor quadros dinâmicos dispersos na subjetividade do sobrevivente. Grâce à une vue panoramique sur le texte de Jean Amery, Frei Fernando, Catarina Meloni et Derlei Catarina de Luca, c’est possible de discuter la façon dont l'expérience de l'incarcération et de la torture des victimes a conduit à l'enregistrement des images de la prison. Objets, uniformes, des fossés, des cellules et autres spatialité prennent témoignage verbal d'être décrit à tort, mais inséparable de l'expérience du mal. Je fais des analyses des passages écrits par les auteurs cités en essayant de révéler le travail de mémoire dissociative et sa manifestation dans le témoignage écrit. Au milieu de l'effort de trier les événements énumérés eschatologie imprégné d'images sensorielles, entre l'odeur la plus commune, les cris et le froid, décrit pour restaurer les tables dynamiques dispersés dans la subjectivité du survivant. 2021-03-01T21:14:00Z 2021-03-01T21:14:00Z 2015-12 Artigo de Periódico FIGUEREDO, Elielson. Corpos para não esquecer: o testemunho e a cena da tortura. Margens, online, v. 9, n. 13, p. 103-113, dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2679. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12914. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12914 10.18542/rmi.v9i13.2679 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2679 |
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Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
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Frei Fernando, Catarina Meloni e Derlei
Catarina de Luca, procuro discutir como
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tortura conduziu as vítimas ao registro
das imagens do cárcere. Objetos,
uniformes, fossos, celas e demais
espacialidades assumem forma verbal no
testemunho sendo descritos de maneira
imprecisa, mas indissociável da vivência
do mal. Analiso trechos escritos pelos
autores citados procurando revelar o
trabalho dissociativo da memória e sua
manifestação na escrita do testemunho.
Em meio ao esforço para ordenar
acontecimentos, figuram imagens de
escatologia impregnadas de
sensorialidade, entre as mais frequentes o
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