/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Metodologia ativa com uso de dispositivos móveis no ensino superior: propostas didáticas para o ensino de língua espanhola
Esta dissertação apresenta o processo de criação, organização e validação do produto educacional intitulado “Caderno de propostas didáticas: metodologias ativas com uso de dispositivos móveis no ensino de Espanhol” e está organizada em introdução, cinco capítulos, conclusão e apêndice com o pro...
Autor principal: | BARROS, Anne Leticia de Sousa Cipriano |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13093 |
Resumo: |
---|
Esta dissertação apresenta o processo de criação, organização e validação do produto
educacional intitulado “Caderno de propostas didáticas: metodologias ativas com uso de
dispositivos móveis no ensino de Espanhol” e está organizada em introdução, cinco
capítulos, conclusão e apêndice com o produto educacional na íntegra. O produto
educacional tem como objetivo apoiar o trabalho didático dos professores do ensino superior,
oferecendo propostas didáticas com uso de metodologia ativa e dispositivos móveis para
ensino de espanhol, buscando estimular o processo criativo do aluno para uma aprendizagem
mais significativa e também do professor no processo de ensino de Língua Espanhola do
Curso de Letras-Espanhol. Para tal, respaldou-se teoricamente nos conceitos de
aprendizagem significativa de Ausubel (2000) e de metodologias ativas de Cortelazzo et.al
(2018); ensino de línguas, de Richards e Rodgers (2001); criatividade, de Alencar (2003) e
Lubart (2007); e tecnologias e dispositivos móveis no ensino, de Chinneray (2006). A
metodologia seguiu uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, com uso de pesquisa
exploratória, bibliográfica, análise documental, observação participante, coleta de
informações, construção das propostas e validação do produto. A validação foi desenvolvida
com um painel de especialistas composto por professores da área e permitiu concluir que o
produto educacional estimula a criatividade, inova no que concerne ao uso de dispositivos
móveis no curso de Letras – Espanhol, foi considerado adequado à realidade do ensino
superior e um material de apoio com potencial e relevância para o trabalho didático dos
professores. |