Artigo

Recursos didáticos e inclusivos para o ensino do meio ambiente

This article refers to the use of didactic and inclusive resources for the teaching of Environment, experience carried out in a class of PARFOR students who work in Primary Education with the discipline Biology. It aims to analyze the difficulties faced by these teachers who work with visually impai...

ver descrição completa

Autor principal: MORAES, Kauê Felippe de
Outros Autores: OLIVEIRA, Bruna Rafaela Mendonça, FARIAS, Luciana de Nazaré
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13195
id ir-2011-13195
recordtype dspace
spelling ir-2011-131952023-08-29T15:49:22Z Recursos didáticos e inclusivos para o ensino do meio ambiente Teaching and inclusive resources for environmental education MORAES, Kauê Felippe de OLIVEIRA, Bruna Rafaela Mendonça FARIAS, Luciana de Nazaré Deficiência visual Educação inclusiva Meio ambiente Recursos didáticos Visual impairment Inclusive education Environment Didactic resources This article refers to the use of didactic and inclusive resources for the teaching of Environment, experience carried out in a class of PARFOR students who work in Primary Education with the discipline Biology. It aims to analyze the difficulties faced by these teachers who work with visually impaired students (blind/low vision). The methodology, based on qualitative research, took place in three different stages and culminated in the workshop entitled "Didactic and Inclusive Resources for Teaching the Environment", where the use of an "Inclusive Domino over the Environment" was built and experimented. The results show that the academics present experiences in the education of visually impaired students. However, there are still difficulties in promoting inclusive education in regular education. Este artigo refere-se à utilização de recursos didáticos e inclusivos para o ensino de Meio Ambiente, experiência realizada em uma turma de discentes do PARFOR que atuam no Ensino Fundamental com a disciplina Biologia. Tem por objetivo analisar as dificuldades enfrentadas por esses professores em formação que atuam com alunos com deficiência visual (cegos/baixa visão). A metodologia com base na pesquisa qualitativa, se deu em três diferentes etapas e culminou com a realização do workshop intitulado de “Recursos Didáticos e Inclusivos para o Ensino de Meio Ambiente”, onde foi construído e experimentado o uso de um “Dominó Inclusivo Sobre Meio Ambiente”. Os resultados apontam que os acadêmicos apresentam experiências na educação dos alunos deficientes visuais. Porém, ainda há dificuldades em promover a educação inclusiva no ensino regular. MORAES, K. F. Universidade Federal do Pará 2021-04-27T13:03:55Z 2021-04-27T13:03:55Z 2020-12 Artigo de Periódico MORAES, Kauê Felippe de; OLIVEIRA, Bruna Rafaela Mendonça; FARIAS, Luciana de Nazaré. Recursos didáticos e inclusivos para o ensino do meio ambiente. Margens, online, v. 14, n. 23, p. 85-102, dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/mri.v14i23.9531. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13195. Acesso em:. 1982-5374 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13195 10.18542/mri.v14i23.9531 por Margens Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/9531
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Deficiência visual
Educação inclusiva
Meio ambiente
Recursos didáticos
Visual impairment
Inclusive education
Environment
Didactic resources
spellingShingle Deficiência visual
Educação inclusiva
Meio ambiente
Recursos didáticos
Visual impairment
Inclusive education
Environment
Didactic resources
MORAES, Kauê Felippe de
Recursos didáticos e inclusivos para o ensino do meio ambiente
topic_facet Deficiência visual
Educação inclusiva
Meio ambiente
Recursos didáticos
Visual impairment
Inclusive education
Environment
Didactic resources
description This article refers to the use of didactic and inclusive resources for the teaching of Environment, experience carried out in a class of PARFOR students who work in Primary Education with the discipline Biology. It aims to analyze the difficulties faced by these teachers who work with visually impaired students (blind/low vision). The methodology, based on qualitative research, took place in three different stages and culminated in the workshop entitled "Didactic and Inclusive Resources for Teaching the Environment", where the use of an "Inclusive Domino over the Environment" was built and experimented. The results show that the academics present experiences in the education of visually impaired students. However, there are still difficulties in promoting inclusive education in regular education.
format Artigo
author MORAES, Kauê Felippe de
author2 OLIVEIRA, Bruna Rafaela Mendonça
FARIAS, Luciana de Nazaré
author2Str OLIVEIRA, Bruna Rafaela Mendonça
FARIAS, Luciana de Nazaré
title Recursos didáticos e inclusivos para o ensino do meio ambiente
title_short Recursos didáticos e inclusivos para o ensino do meio ambiente
title_full Recursos didáticos e inclusivos para o ensino do meio ambiente
title_fullStr Recursos didáticos e inclusivos para o ensino do meio ambiente
title_full_unstemmed Recursos didáticos e inclusivos para o ensino do meio ambiente
title_sort recursos didáticos e inclusivos para o ensino do meio ambiente
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2021
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13195
_version_ 1787147822420721664
score 11.753735