Tese

Controvérsias sociocientíficas no ensino de ciências: usos da argumentação no caso do açaí transgênico na Amazônia

This study aimed to classify the arguments present in a Debate based on a Controversial Socio-Scientific (CSS) concerning to transgenic foods (TF) according to the Argumentation Theory of Chaїm Perelman and Lucie Olbrechts-Tyteca, and in different argumentative dimensions (scientific, environmental,...

ver descrição completa

Autor principal: PEREIRA, Gerlany de Fátima dos Santos
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13288
id ir-2011-13288
recordtype dspace
spelling ir-2011-132882021-07-02T02:46:07Z Controvérsias sociocientíficas no ensino de ciências: usos da argumentação no caso do açaí transgênico na Amazônia PEREIRA, Gerlany de Fátima dos Santos FREITAS, Nádia Magalhães da Silva http://lattes.cnpq.br/2982253212145468 https://orcid.org/0000-0003-0042-8640 Debate Questões sociocientíficas Chaїm Perelman e Lucie OlbrechtsTyteca Socio-scientific issues CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO EDUCAÇÃO PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS This study aimed to classify the arguments present in a Debate based on a Controversial Socio-Scientific (CSS) concerning to transgenic foods (TF) according to the Argumentation Theory of Chaїm Perelman and Lucie Olbrechts-Tyteca, and in different argumentative dimensions (scientific, environmental, social and economic). Taking as a methodological support the qualitative approach in the context of an action-research. The research was carried out at the Institute of Mathematical and Scientific Education of the Federal University of Pará, through the implementation of the Extension Course titled “Controversial Socio-scientific in Science Teaching”. Participated in the Course, 25 students of the Biological Sciences Degree from Federal University of Pará, 2009. The sampling was characterized by accessibility, since the students showed interest in the participation of the Course. The methodological strategy of action research was the Extension Course, based on the development of a fictitious case study, precisely “The simulated case of the transgenic açaí in the Amazon”, with the use of a set of activities that elicited discussions and arguments about CSS. For the analysis and interpretation of the data, the “Treatise on argumentation: the new rhetoric” was used as theoretical support in the light of Chaїm Perelman and Lucie Olbrechts-Tyteca. Two perspectives of analysis were the model proposed here. The first is related to the dimensions in which the arguments presented in the Debate were organized, namely: social, environmental, scientific, economic. The second is related to the classification of these arguments, according to Perelman and Olbrechts-Tyteca's theory of argument, into three main classes of argument: quasi-logical arguments, arguments based on the structure of the real and links that underlie the structure of the real. It can be said that the practice of argumentation was instituted, adding and articulating knowledge of diverse nature (scientific, environmental, economic, social, etc.). In general, the students avoided common sense, presenting negative and positive aspects about the TF, especially regarding its introduction in the Amazonian environment. Este estudo teve como objetivo classificar os argumentos presentes em um Debate versado por uma controvérsia sociocientífica (CSC), concernente aos alimentos transgênicos (AT), segundo a Teoria de Argumentação de Chaїm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca e em diferentes dimensões argumentativas (científica, ambiental, social e econômica). Tomando como apoio metodológico tem-se a abordagem qualitativa no contexto de uma pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA), mediante efetivação do Curso de Extensão intitulado “Controvérsias Sociocientíficas no ensino de Ciências”. Participaram do Curso, 25 alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPA. A amostragem se caracterizou por acessibilidade, já que os alunos demonstraram interesse na participação do Curso. A estratégia metodológica de pesquisa-ação foi o referido Curso de Extensão, fundamentado no desenvolvimento de um estudo de caso fictício, precisamente “O caso simulado do açaí transgênico na Amazônia”, com a utilização de um conjunto de atividades que suscitaram discussões e argumentações sobre CSC. Para realização da análise e da interpretação dos dados, utilizou-se como suporte teórico o “Tratado da argumentação: a nova retórica” à luz de Chaїm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca. Duas perspectivas de análise constituíram o modelo aqui proposto. A primeira está relacionada com as dimensões nas quais os argumentos apresentados no Debate foram organizados, quais sejam: social, ambiental, científica, econômica. A segunda tem relação com a classificação desses argumentos, segundo a teoria da argumentação de Perelman e Olbrechts-Tyteca, em três grandes classes de argumentos, a saber: argumentos quase-lógicos, argumentos baseados na estrutura do real e ligações que fundamentam a estrutura do real. Pode-se referir que a prática da argumentação foi instituida, agregando e articulando conhecimentos de natureza diversa (científicos, ambientais, econômicos, sociais etc.). De um modo geral, os alunos esquivaram-se do senso comum, apresentando aspectos negativos e positivos a respeito dos AT, principalmente no que tange a sua introdução no ambiente amazônico. Universidade do Estado do Amapá - UEAP 2021-07-02T02:45:41Z 2021-07-02T02:45:41Z 2019-03-20 Tese PEREIRA, Gerlany de Fátima dos Santos. Controvérsias sociocientíficas no ensino de ciências: usos da argumentação no caso do açaí transgênico na Amazônia. Orientadora: Profa. Dra. Nadia Magalhães da Silva Freitas. 2019. 196 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13288. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13288 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Debate
Questões sociocientíficas
Chaїm Perelman e Lucie OlbrechtsTyteca
Socio-scientific issues
CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO
PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
spellingShingle Debate
Questões sociocientíficas
Chaїm Perelman e Lucie OlbrechtsTyteca
Socio-scientific issues
CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO
PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
PEREIRA, Gerlany de Fátima dos Santos
Controvérsias sociocientíficas no ensino de ciências: usos da argumentação no caso do açaí transgênico na Amazônia
topic_facet Debate
Questões sociocientíficas
Chaїm Perelman e Lucie OlbrechtsTyteca
Socio-scientific issues
CIÊNCIA - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO
PRÁTICAS DOCENTES E DIVERSIDADE
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
description This study aimed to classify the arguments present in a Debate based on a Controversial Socio-Scientific (CSS) concerning to transgenic foods (TF) according to the Argumentation Theory of Chaїm Perelman and Lucie Olbrechts-Tyteca, and in different argumentative dimensions (scientific, environmental, social and economic). Taking as a methodological support the qualitative approach in the context of an action-research. The research was carried out at the Institute of Mathematical and Scientific Education of the Federal University of Pará, through the implementation of the Extension Course titled “Controversial Socio-scientific in Science Teaching”. Participated in the Course, 25 students of the Biological Sciences Degree from Federal University of Pará, 2009. The sampling was characterized by accessibility, since the students showed interest in the participation of the Course. The methodological strategy of action research was the Extension Course, based on the development of a fictitious case study, precisely “The simulated case of the transgenic açaí in the Amazon”, with the use of a set of activities that elicited discussions and arguments about CSS. For the analysis and interpretation of the data, the “Treatise on argumentation: the new rhetoric” was used as theoretical support in the light of Chaїm Perelman and Lucie Olbrechts-Tyteca. Two perspectives of analysis were the model proposed here. The first is related to the dimensions in which the arguments presented in the Debate were organized, namely: social, environmental, scientific, economic. The second is related to the classification of these arguments, according to Perelman and Olbrechts-Tyteca's theory of argument, into three main classes of argument: quasi-logical arguments, arguments based on the structure of the real and links that underlie the structure of the real. It can be said that the practice of argumentation was instituted, adding and articulating knowledge of diverse nature (scientific, environmental, economic, social, etc.). In general, the students avoided common sense, presenting negative and positive aspects about the TF, especially regarding its introduction in the Amazonian environment.
author_additional FREITAS, Nádia Magalhães da Silva
author_additionalStr FREITAS, Nádia Magalhães da Silva
format Tese
author PEREIRA, Gerlany de Fátima dos Santos
title Controvérsias sociocientíficas no ensino de ciências: usos da argumentação no caso do açaí transgênico na Amazônia
title_short Controvérsias sociocientíficas no ensino de ciências: usos da argumentação no caso do açaí transgênico na Amazônia
title_full Controvérsias sociocientíficas no ensino de ciências: usos da argumentação no caso do açaí transgênico na Amazônia
title_fullStr Controvérsias sociocientíficas no ensino de ciências: usos da argumentação no caso do açaí transgênico na Amazônia
title_full_unstemmed Controvérsias sociocientíficas no ensino de ciências: usos da argumentação no caso do açaí transgênico na Amazônia
title_sort controvérsias sociocientíficas no ensino de ciências: usos da argumentação no caso do açaí transgênico na amazônia
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2021
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13288
_version_ 1832603425538310144
score 11.755432