Dissertação

Problematização no ensino de biologia com o Arco de Maguerez: um ebook para professores desenvolvido em contexto amazônico

The search for new pedagogical practices, which can be applied to the teaching of biology, has been rising recently, always with the aim of enhancing the teaching and learning process. In this perspective, the research brought a methodology based on constructivism: the problematization, having as re...

ver descrição completa

Autor principal: BAHIA, Gilberto Cardoso
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14052
id ir-2011-14052
recordtype dspace
spelling ir-2011-140522024-09-16T15:32:48Z Problematização no ensino de biologia com o Arco de Maguerez: um ebook para professores desenvolvido em contexto amazônico BAHIA, Gilberto Cardoso PINHEIRO, Jackson Costa http://lattes.cnpq.br/5628921304262824 https://orcid.org/0000-0003-2930-4756 Ensino - metodologia Professores - formação Aprendizagem focada no aluno Estratégias de aprendizagem Educação ambiental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO AMBIENTAL ENSINO DE BIOLOGIA The search for new pedagogical practices, which can be applied to the teaching of biology, has been rising recently, always with the aim of enhancing the teaching and learning process. In this perspective, the research brought a methodology based on constructivism: the problematization, having as reference the “Arco de Maguerez”, which presents in its didactics, the enrichment of the student protagonism, rooted in the investigative principle retained in its pedagogical core, besides consolidating it as an educational practice that provides a reflective thinking of the actors involved in the process. Therefore, the present work has as main objective to analyze an educational product (eBook) about the possibilities of its use as a pedagogical tool in teacher education, in addition to the didactic methodology presented, as an instructive strategy in the discussion of socio-environmental themes in the Amazon scenario. The research was quantitative, based on the collection and analysis of data from a spreadsheet of closed questions and using the Likert scale, answered by biology teachers from basic education in the public and / or private network. The selection criteria for the research subjects were linked in two aspects: a) with experience in environmental education / sustainability projects in their work institutions; b) graduate students with professional master's degrees in biology teaching at a federal public university. All data showed a high level of agreement from the research subjects, in the criteria established in the spreadsheet, such as: design, language, organization, textual content, methodology used and in teacher training. After the data analysis process, the product was reformulated and made available for consultation and enjoyment. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior A busca por novas práticas pedagógicas, que possam se aplicar ao ensino de biologia, vem ascendendo nos últimos tempos, sempre com o intuito de potencializar o processo ensino e aprendizado. Nesta perspectiva, a pesquisa trouxe uma metodologia baseada no construtivismo: a Problematização, tendo como referência o “Arco de Maguerez”, que apresenta na sua didática, o enriquecimento do protagonismo discente, arraigada ao princípio investigativo retida em seu cerne pedagógico, além de consolidá-la como uma prática educacional que proporcione um pensamento reflexivo dos atores envolvidos no processo. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar um produto educacional (eBook) sobre as possibilidades do seu uso como ferramenta pedagógica na formação docente, além da metodologia didática apresentada, como estratégia instrutiva na discussão de temáticas socioambientais em cenário amazônico. A pesquisa foi quantitativa, com base na coleta e análise de dados de uma planilha de questões fechadas e utilizando na escala Likert, respondida por docentes de biologia da educação básica da rede pública e/ou privada. O critério de seleção dos sujeitos da pesquisa vinculou-se em dois aspectos: a) com experiência em projetos de educação ambiental/sustentabilidade em suas instituições de trabalho; b) pós-graduandos concluintes de mestrado profissional em ensino de biologia em uma universidade pública federal. Todos os dados demonstraram um nível de concordância elevado dos sujeitos da pesquisa, nos critérios estabelecidos na planilha, como: design, linguagem, organização, conteúdo textual, metodologia utilizada e na formação docente. Após o processo de análise dos dados, o produto foi reformulado e disponibilizado para consulta e usufruto. SEDUC/PA - Secretaria de Educação do Estado do Pará 2022-03-18T17:01:36Z 2022-03-18T17:01:36Z 2020-10 Dissertação BAHIA, Gilberto Cardoso. Problematização no ensino de Biologia com o Arco de Maguerez: em ebook para professores desenvolvido em contexto amazônico. Orientador: Jackson Costa Pinheiro. 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14052. Acesso em: . http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14052 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências Biológicas UFPA Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia bibbiologicas@ufpa.br
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Ensino - metodologia
Professores - formação
Aprendizagem focada no aluno
Estratégias de aprendizagem
Educação ambiental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO AMBIENTAL
ENSINO DE BIOLOGIA
spellingShingle Ensino - metodologia
Professores - formação
Aprendizagem focada no aluno
Estratégias de aprendizagem
Educação ambiental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO AMBIENTAL
ENSINO DE BIOLOGIA
BAHIA, Gilberto Cardoso
Problematização no ensino de biologia com o Arco de Maguerez: um ebook para professores desenvolvido em contexto amazônico
topic_facet Ensino - metodologia
Professores - formação
Aprendizagem focada no aluno
Estratégias de aprendizagem
Educação ambiental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO AMBIENTAL
ENSINO DE BIOLOGIA
description The search for new pedagogical practices, which can be applied to the teaching of biology, has been rising recently, always with the aim of enhancing the teaching and learning process. In this perspective, the research brought a methodology based on constructivism: the problematization, having as reference the “Arco de Maguerez”, which presents in its didactics, the enrichment of the student protagonism, rooted in the investigative principle retained in its pedagogical core, besides consolidating it as an educational practice that provides a reflective thinking of the actors involved in the process. Therefore, the present work has as main objective to analyze an educational product (eBook) about the possibilities of its use as a pedagogical tool in teacher education, in addition to the didactic methodology presented, as an instructive strategy in the discussion of socio-environmental themes in the Amazon scenario. The research was quantitative, based on the collection and analysis of data from a spreadsheet of closed questions and using the Likert scale, answered by biology teachers from basic education in the public and / or private network. The selection criteria for the research subjects were linked in two aspects: a) with experience in environmental education / sustainability projects in their work institutions; b) graduate students with professional master's degrees in biology teaching at a federal public university. All data showed a high level of agreement from the research subjects, in the criteria established in the spreadsheet, such as: design, language, organization, textual content, methodology used and in teacher training. After the data analysis process, the product was reformulated and made available for consultation and enjoyment.
author_additional PINHEIRO, Jackson Costa
author_additionalStr PINHEIRO, Jackson Costa
format Dissertação
author BAHIA, Gilberto Cardoso
title Problematização no ensino de biologia com o Arco de Maguerez: um ebook para professores desenvolvido em contexto amazônico
title_short Problematização no ensino de biologia com o Arco de Maguerez: um ebook para professores desenvolvido em contexto amazônico
title_full Problematização no ensino de biologia com o Arco de Maguerez: um ebook para professores desenvolvido em contexto amazônico
title_fullStr Problematização no ensino de biologia com o Arco de Maguerez: um ebook para professores desenvolvido em contexto amazônico
title_full_unstemmed Problematização no ensino de biologia com o Arco de Maguerez: um ebook para professores desenvolvido em contexto amazônico
title_sort problematização no ensino de biologia com o arco de maguerez: um ebook para professores desenvolvido em contexto amazônico
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2022
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14052
_version_ 1811330008944214016
score 11.755432