Dissertação

Booktubers no campo editorial brasileiro: estudo de caso de oito canais literários (2016-2018)

Nos últimos dez anos houve uma mudança de paradigma no que se refere à circulação e recepção de textos literários, principalmente no que tange às publicações recentes feitas pelo mercado editorial. Tal mudança ocorreu na web 2.0, por meio da plataforma YouTube, que possibilitou a criadores de qualqu...

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Autor principal: SILVA, Daniel Prestes da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14060
Resumo:
Nos últimos dez anos houve uma mudança de paradigma no que se refere à circulação e recepção de textos literários, principalmente no que tange às publicações recentes feitas pelo mercado editorial. Tal mudança ocorreu na web 2.0, por meio da plataforma YouTube, que possibilitou a criadores de qualquer tipo de conteúdo disponibilizarem vídeos sobre assuntos variados. Esse fenômeno tem particular relevância ao se observar o espaço que o consumo de bens culturais, em especial, de produtos literários, ocupa na dinâmica das sociabilidades de alguns segmentos da sociedade. Essas transformações e a sofisticação tecnológica possibilitaram alçar o consumidor-leitor a outros patamares, de modo que alguns ocuparam posições distintivas dentro da comunidade mais ampla de leitores. Nesse contexto surgiram os booktubers, leitores que ocupam o lugar de comentaristas e tornam público, por meio da plataforma do YouTube, conteúdo intrinsicamente ligado a livros e ao mercado editorial. Dentre os conteúdos comumente produzidos por esses booktubers, há vídeo-resenhas, diários de leitura, vídeos de lançamentos do mês de várias editoras e vídeos de livros adquiridos no mês, bem como as brincadeiras literárias conhecidas como TAGs. Em alguma medida, esse fenômeno possibilitou que a experiência de leitura individual e solitária se tornasse pública, passando a fazer parte de uma experiência de socialização coletiva. É nesse contexto de recepção de textos literários, em grande medida voltado para as novidades do mercado editorial, ou seja, para os “últimos lançamentos do mês” que a ação produzida por booktubers tem chamado atenção das empresas editoras. Essa relação tem se materializado por meio de patrocínios publicitários, realização de parcerias entre canais e editoras, além da possibilidade de inserção dos booktubers no mercado editorial na condição de escritores. Considerando o papel desses agentes sociais na difusão de gostos e práticas de consumo literárias contemporâneas, esta pesquisa buscou verificar como se deu a recepção de prosa de ficção brasileira em oito canais literários do YouTube, entre os anos de 2016 e 2018. Para responder à questão foram combinadas metodologias de pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa. No que diz respeito aos métodos quantitativos foram aplicados questionários junto à população-alvo, qual seja, os booktubers integrantes do autodenominado Culto Booktuber, que por três anos se reuniu desenvolvendo atividades em conjunto. A coleta de dados via questionário permitiu estabelecer o perfil desses agentes, a relação que eles estabelecem com editoras e autores independentes, além das obras que eles leram e resenharam. A segunda parte da análise, de caráter qualitativo, foi realizada a partir da análise das resenhas da obra A cabeça do santo, de Socorro Acioli. Foram mapeados os critérios avaliativos utilizados pelos booktubers para resenhar essa obra. Os dois métodos de análise permitiram concluir que, embora haja grande interesse pelas novidades editoriais, há também uma forte presença de obras de autores consagrados pelo campo literário brasileiro. No que concerne à forma como são avaliados os textos, percebeu-se a apropriação e reformulação de critérios advindos do ensino formal, aliados à noção de fruição literária.