Artigo

O braille fácil em matemática no ensino superior: uma experiência com um aluno cego na perspectiva de promoção de autonomia

This article refers to access information in higher level mathematics.The goal is that these students make use of software that meets your needs with a certain autonomy and proposes the use of these, both by students and by teachers who have the need to prepare specific materials for th...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Felipe Moraes dos
Outros Autores: MORAES, Marcos Evandro Lisboa de, SALES, Elielson Ribeiro de
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal de Mato Grosso 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14233
id ir-2011-14233
recordtype dspace
spelling ir-2011-142332023-08-16T15:52:48Z O braille fácil em matemática no ensino superior: uma experiência com um aluno cego na perspectiva de promoção de autonomia The braille fácil in mathematics in higher education:an experiment with a student in blind autonomy promotion perspective SANTOS, Felipe Moraes dos MORAES, Marcos Evandro Lisboa de SALES, Elielson Ribeiro de Braille Matemática Softwares Mathematics This article refers to access information in higher level mathematics.The goal is that these students make use of software that meets your needs with a certain autonomy and proposes the use of these, both by students and by teachers who have the need to prepare specific materials for the visually impaired.The methodology included researchfrom the case study. The techniques used were semi-structured interviews and the use of exercises with the use of Braille Fácil software. The research had as a participant with a visually impaired student majoring in Mathematics and it was concluded that the said software enables certain autonomy to a visually impaired person as well as being accessible to people who do not completely master the Braille symbols. O presente artigo refere-se ao acesso de informações no âmbito da matemática de nível superior.O objetivo é que esses estudantes façam uso de softwares que atendam suas necessidades com certa autonomia e propõe a utilização destes, tanto por alunos quanto por professores que tenham a necessidade de preparar materiais específicos para pessoas com deficiência visual. A metodologia adotada foi a pesquisa de campo, a partir do estudo de caso. As técnicas utilizadas foram entrevista semiestruturada e o uso de exercícios com a utilização do software Braille Fácil. A pesquisa teve como participante um aluno deficiente visual graduando em Matemática e concluiu-se que o software citado possibilita certa autonomia a uma pessoa com deficiência visual, além de ser acessível a pessoas que não dominem completamente a simbologia Braille. UFPA - Universidade Federal do Pará 2022-05-11T10:23:47Z 2022-05-11T10:23:47Z 2017-06 Artigo de Periódico SANTOS, Felipe Morais dos; MORAES, Marcos Evandro Lisboa de; SALES, Elielson Ribeiro de. O braille fácil em matemática no ensino superior: uma experiência com um aluno cego na perspectiva de promoção de autonomia. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 5, n. 1, p. 164-176, jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p164-176.i5448. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14233. Acesso em: . 2318-6674 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14233 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p164-176.i5448 por REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ application/pdf Universidade Federal de Mato Grosso Brasil UFMT https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5448
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Braille
Matemática
Softwares
Mathematics
spellingShingle Braille
Matemática
Softwares
Mathematics
SANTOS, Felipe Moraes dos
O braille fácil em matemática no ensino superior: uma experiência com um aluno cego na perspectiva de promoção de autonomia
topic_facet Braille
Matemática
Softwares
Mathematics
description This article refers to access information in higher level mathematics.The goal is that these students make use of software that meets your needs with a certain autonomy and proposes the use of these, both by students and by teachers who have the need to prepare specific materials for the visually impaired.The methodology included researchfrom the case study. The techniques used were semi-structured interviews and the use of exercises with the use of Braille Fácil software. The research had as a participant with a visually impaired student majoring in Mathematics and it was concluded that the said software enables certain autonomy to a visually impaired person as well as being accessible to people who do not completely master the Braille symbols.
format Artigo
author SANTOS, Felipe Moraes dos
author2 MORAES, Marcos Evandro Lisboa de
SALES, Elielson Ribeiro de
author2Str MORAES, Marcos Evandro Lisboa de
SALES, Elielson Ribeiro de
title O braille fácil em matemática no ensino superior: uma experiência com um aluno cego na perspectiva de promoção de autonomia
title_short O braille fácil em matemática no ensino superior: uma experiência com um aluno cego na perspectiva de promoção de autonomia
title_full O braille fácil em matemática no ensino superior: uma experiência com um aluno cego na perspectiva de promoção de autonomia
title_fullStr O braille fácil em matemática no ensino superior: uma experiência com um aluno cego na perspectiva de promoção de autonomia
title_full_unstemmed O braille fácil em matemática no ensino superior: uma experiência com um aluno cego na perspectiva de promoção de autonomia
title_sort o braille fácil em matemática no ensino superior: uma experiência com um aluno cego na perspectiva de promoção de autonomia
publisher Universidade Federal de Mato Grosso
publishDate 2022
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14233
_version_ 1787149179652407296
score 11.653393