/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula
The role of analogy and metaphor when applied to the argument, then, is to look for in the situation the elements that can fill the empty spaces inscribed in meaning. Thus, the objective was to identify obstacles of epistemological nature in science textbooks...
Autor principal: | LACERDA, Alan Gonçalves |
---|---|
Outros Autores: | BRITO, Mariane Machado |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal de Mato Grosso
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14333 |
id |
ir-2011-14333 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-143332023-08-16T15:46:48Z Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula Analysis of the use of analogies in didactic science books: obstacles and approaches on cell content LACERDA, Alan Gonçalves BRITO, Mariane Machado Analogias Metáforas Livro didático Célula Ensino de Ciências Analogies Metaphors Didacticbook Cell Science Teaching The role of analogy and metaphor when applied to the argument, then, is to look for in the situation the elements that can fill the empty spaces inscribed in meaning. Thus, the objective was to identify obstacles of epistemological nature in science textbooks in the approaches on cellular content, the light of the theorist Gaston Bachelard, that repercute in new conceptions, limits and possibilities in the classroom. In this way, the use of analogies and metaphors to satisfy the conditions of employment seeks to promote greater understanding of the reader, although it can point to extremely complex problems by not scaling the multiple directions by which our language can evoke. O papel da analogia e metáfora,quando aplicado ao argumento,consiste em procurar na situação os elementos suscetíveis de preencher os espaços vazios inscritos na significação. Sendo assim, este estudo objetivou identificar obstáculos de natureza epistemológica em livros didáticos de ciências nas abordagens sobre o conteúdo célula a partir das intenções, sobretudo, a luz do teórico Gaston Bachelard, repercutindo novas concepções, limites e possibilidades em sala de aula. Deste modo, o uso de analogias e metáforas com o intuito de satisfazer as condições de emprego busca promover maior entendimento ao leitor, embora possa assinalar problemas extremamente complexos ao não dimensionar as múltiplas direções pelas quais nossa linguagem pode evocar. LACERDA, A. G. Universidade Federal do Pará 2022-05-23T11:02:57Z 2022-05-23T11:02:57Z 2019-12 Artigo de Periódico LACERDA, Alan Gonçalves; BRITO, Mariane Machado. Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 7, n. 2, p. 164-184, jul. / dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p164-184.i8450. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14333. Acesso em: . 2318-6674 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14333 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p164-184.i8450 por REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ application/pdf Universidade Federal de Mato Grosso Brasil UFMT https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8450 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Analogias Metáforas Livro didático Célula Ensino de Ciências Analogies Metaphors Didacticbook Cell Science Teaching |
spellingShingle |
Analogias Metáforas Livro didático Célula Ensino de Ciências Analogies Metaphors Didacticbook Cell Science Teaching LACERDA, Alan Gonçalves Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula |
topic_facet |
Analogias Metáforas Livro didático Célula Ensino de Ciências Analogies Metaphors Didacticbook Cell Science Teaching |
description |
The role of analogy and metaphor when applied to the argument, then, is to look for in the situation the elements that can fill the empty spaces inscribed in meaning. Thus, the objective was to identify obstacles of epistemological nature in science textbooks in the approaches on cellular content, the light of the theorist Gaston Bachelard, that repercute in new conceptions, limits and possibilities in the classroom. In this way, the use of analogies and metaphors to satisfy the conditions of employment seeks to promote greater understanding of the reader, although it can point to extremely complex problems by not scaling the multiple directions by which our language can evoke. |
format |
Artigo |
author |
LACERDA, Alan Gonçalves |
author2 |
BRITO, Mariane Machado |
author2Str |
BRITO, Mariane Machado |
title |
Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula |
title_short |
Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula |
title_full |
Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula |
title_fullStr |
Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula |
title_full_unstemmed |
Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula |
title_sort |
análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula |
publisher |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14333 |
_version_ |
1787147676626714624 |
score |
11.755432 |