Artigo

Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula

The role of analogy and metaphor when applied to the argument, then, is to look for in the situation the elements that can fill the empty spaces inscribed in meaning. Thus, the objective was to identify obstacles of epistemological nature in science textbooks...

ver descrição completa

Autor principal: LACERDA, Alan Gonçalves
Outros Autores: BRITO, Mariane Machado
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal de Mato Grosso 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14333
id ir-2011-14333
recordtype dspace
spelling ir-2011-143332023-08-16T15:46:48Z Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula Analysis of the use of analogies in didactic science books: obstacles and approaches on cell content LACERDA, Alan Gonçalves BRITO, Mariane Machado Analogias Metáforas Livro didático Célula Ensino de Ciências Analogies Metaphors Didacticbook Cell Science Teaching The role of analogy and metaphor when applied to the argument, then, is to look for in the situation the elements that can fill the empty spaces inscribed in meaning. Thus, the objective was to identify obstacles of epistemological nature in science textbooks in the approaches on cellular content, the light of the theorist Gaston Bachelard, that repercute in new conceptions, limits and possibilities in the classroom. In this way, the use of analogies and metaphors to satisfy the conditions of employment seeks to promote greater understanding of the reader, although it can point to extremely complex problems by not scaling the multiple directions by which our language can evoke. O papel da analogia e metáfora,quando aplicado ao argumento,consiste em procurar na situação os elementos suscetíveis de preencher os espaços vazios inscritos na significação. Sendo assim, este estudo objetivou identificar obstáculos de natureza epistemológica em livros didáticos de ciências nas abordagens sobre o conteúdo célula a partir das intenções, sobretudo, a luz do teórico Gaston Bachelard, repercutindo novas concepções, limites e possibilidades em sala de aula. Deste modo, o uso de analogias e metáforas com o intuito de satisfazer as condições de emprego busca promover maior entendimento ao leitor, embora possa assinalar problemas extremamente complexos ao não dimensionar as múltiplas direções pelas quais nossa linguagem pode evocar. LACERDA, A. G. Universidade Federal do Pará 2022-05-23T11:02:57Z 2022-05-23T11:02:57Z 2019-12 Artigo de Periódico LACERDA, Alan Gonçalves; BRITO, Mariane Machado. Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, online, v. 7, n. 2, p. 164-184, jul. / dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p164-184.i8450. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14333. Acesso em: . 2318-6674 http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14333 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p164-184.i8450 por REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ application/pdf Universidade Federal de Mato Grosso Brasil UFMT https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8450
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Analogias
Metáforas
Livro didático
Célula
Ensino de Ciências
Analogies
Metaphors
Didacticbook
Cell
Science Teaching
spellingShingle Analogias
Metáforas
Livro didático
Célula
Ensino de Ciências
Analogies
Metaphors
Didacticbook
Cell
Science Teaching
LACERDA, Alan Gonçalves
Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula
topic_facet Analogias
Metáforas
Livro didático
Célula
Ensino de Ciências
Analogies
Metaphors
Didacticbook
Cell
Science Teaching
description The role of analogy and metaphor when applied to the argument, then, is to look for in the situation the elements that can fill the empty spaces inscribed in meaning. Thus, the objective was to identify obstacles of epistemological nature in science textbooks in the approaches on cellular content, the light of the theorist Gaston Bachelard, that repercute in new conceptions, limits and possibilities in the classroom. In this way, the use of analogies and metaphors to satisfy the conditions of employment seeks to promote greater understanding of the reader, although it can point to extremely complex problems by not scaling the multiple directions by which our language can evoke.
format Artigo
author LACERDA, Alan Gonçalves
author2 BRITO, Mariane Machado
author2Str BRITO, Mariane Machado
title Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula
title_short Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula
title_full Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula
title_fullStr Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula
title_full_unstemmed Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula
title_sort análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula
publisher Universidade Federal de Mato Grosso
publishDate 2022
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14333
_version_ 1787147676626714624
score 11.755432