Tese

URBI ET ORBI Localização e globalização da canção popular paraense

The doctoral thesis seeks to address, through a theoretical perspective of culture as an invention and the social process as a convention (WAGNER, 2012) and the agency of artistic objects (GELL, 1996), how a musical culture is characterized in its process, as a world artistic (BECKER, 2010), through...

ver descrição completa

Autor principal: MOREIRA, Nélio Ribeiro
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14611
id ir-2011-14611
recordtype dspace
spelling ir-2011-146112024-09-24T14:00:37Z URBI ET ORBI Localização e globalização da canção popular paraense MOREIRA, Nélio Ribeiro COSTA, Antonio Maurício Dias da http://lattes.cnpq.br/2563255308649361 https://orcid.org/0000-0002-0223-9264 Canção popular paraense Mundo artístico Belém do Pará Globalização Redes sociais Popular song from Pará Artistic world Globalization Social networks CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA AS AÇÕES PÚBLICAS E COLETIVAS, TERRITÓRIO E AMBIENTE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA The doctoral thesis seeks to address, through a theoretical perspective of culture as an invention and the social process as a convention (WAGNER, 2012) and the agency of artistic objects (GELL, 1996), how a musical culture is characterized in its process, as a world artistic (BECKER, 2010), through associations of different colors (SIMMEL, 2006) consolidating a sound group (BLACKING, 2010) that operates in a context of worldwide interaction through globalizing processes (HANNERZ, 1996; CANCLINI, 2008; APPADURAI, 1994). I try to show that the world of contemporary Pará popular song is a social formation characterized as a social group marked by a certain stability in its actions and sociocultural perspectives and by different forms of interaction that are practiced among a diversity of members, intra and intergroup, which form networks of sociation and ataum in different dimensions, such as local and translocal scenes, the latter being taken from 1) connections between local artists with other artists already established in the Brazilian national scene, and 2) from the experiences of actors in transnational contexts. The form of data collection was based on the proposal of multi-sited ethnography (MARCUS, 1995), a fundamental element to compose the framework of elements to be analyzed, given the context marked by a certain dispersion of such data. The work is divided into two parts. The first, entitled Cultura Musical como Invenção is divided into four chapters: “Trajetória e campo”, “Invenção da cultura no mundo da canção popular paraense – I” “Invenção da cultura no mundo da canção popular paraense – II” e “Recriações na cultura musical paraense contemporânea: o caso do carimbó”. The second part, called Processo Musical como Convenção, comprises five chapters: “A cena local: os lugares da canção como espaço praticado para projetos”, “A cena translocal: projetos e práticas, redes e conexões”, “A cultura musical paraense em processos globais: fluxos, fronteiras e hibridações”, “Festival de Música Popular: a(tua)ção ritual no processo musical” e “A cena local em ambientações digitais: o Jambu Live como festivalização virtual”. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior A tese procura abordar, por meio de uma perspectiva teórica da cultura como invenção, do processo social como convenção (WAGNER, 2012) e da agência dos objetos artísticos (GELL, 1996), como se caracteriza uma cultura musical em seu processo, um mundo artístico (BECKER, 2010), por meio de sociações de diversas colorações (SIMMEL, 2006) consolidando um grupo sonoro (BLACKING, 2010) que atua em um contexto de interação mundial por meio dos processos globalizadores (HANNERZ, 1996; CANCLINI, 2008; APPADURAI, 1994). Procuro mostrar que o mundo da canção popular paraense contemporâneo é uma formação social caracterizada como um conjunto social marcado por certa estabilidade nas suas ações e perspectivas socioculturais e por formas de interação diversas que são praticadas entre uma diversidade de membros, intra e intergrupal, que formam redes de sociação e atuam em diversas dimensões, como em cenas locais e translocais, sendo esta última tomada a partir das 1) conexões entre artistas locais com outros artistas já estabelecidos no cenário nacional brasileiro, e 2) das experiências de atores em contextos transnacionais. A forma de obtenção de dados se valeu da proposta de etnografia multissituada (MARCUS, 1995), elemento fundamental para compor o quadro de elementos a ser analisado, haja vista o contexto marcado por certa dispersão de tais dados. Isso feito por meio do “seguir” os eventos, atores e os dados, em lugares físicos ou virtuais. O trabalho está dividido em duas partes. A primeira, intitulada Cultura Musical como Invenção, está dividida em quatro capítulos “Trajetória e campo”, “Invenção da cultura no mundo da canção popular paraense – I” “Invenção da cultura no mundo da canção popular paraense – II” e “Recriações na cultura musical paraense contemporânea: o caso do carimbó”. A segunda parte, chamada de Processo Musical como Convenção, é composta por cinco capítulos: “A cena local: os lugares da canção como espaço praticado para projetos”, “A cena translocal: projetos e práticas, redes e conexões”, “A cultura musical paraense em processos globais: fluxos, fronteiras e hibridações”, “Festival de Música Popular: a(tua)ção ritual no processo musical” e “A cena local em ambientações digitais: o Jambu Live como festivalização virtual”. SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação 2022-08-17T14:35:31Z 2022-08-17T14:35:31Z 2021-11-26 Tese MOREIRA, Nélio Ribeiro. Urbi et Orbi: localização e globalização no mundo da canção popular paraense. Orientador: Antonio Maurício Dias da Costa. 2021. 433 f. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14611. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14611 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Filosofia e Ciências Humanas UFPA Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Canção popular paraense
Mundo artístico
Belém do Pará
Globalização
Redes sociais
Popular song from Pará
Artistic world
Globalization
Social networks
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
AS AÇÕES PÚBLICAS E COLETIVAS, TERRITÓRIO E AMBIENTE
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
spellingShingle Canção popular paraense
Mundo artístico
Belém do Pará
Globalização
Redes sociais
Popular song from Pará
Artistic world
Globalization
Social networks
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
AS AÇÕES PÚBLICAS E COLETIVAS, TERRITÓRIO E AMBIENTE
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
MOREIRA, Nélio Ribeiro
URBI ET ORBI Localização e globalização da canção popular paraense
topic_facet Canção popular paraense
Mundo artístico
Belém do Pará
Globalização
Redes sociais
Popular song from Pará
Artistic world
Globalization
Social networks
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
AS AÇÕES PÚBLICAS E COLETIVAS, TERRITÓRIO E AMBIENTE
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
description The doctoral thesis seeks to address, through a theoretical perspective of culture as an invention and the social process as a convention (WAGNER, 2012) and the agency of artistic objects (GELL, 1996), how a musical culture is characterized in its process, as a world artistic (BECKER, 2010), through associations of different colors (SIMMEL, 2006) consolidating a sound group (BLACKING, 2010) that operates in a context of worldwide interaction through globalizing processes (HANNERZ, 1996; CANCLINI, 2008; APPADURAI, 1994). I try to show that the world of contemporary Pará popular song is a social formation characterized as a social group marked by a certain stability in its actions and sociocultural perspectives and by different forms of interaction that are practiced among a diversity of members, intra and intergroup, which form networks of sociation and ataum in different dimensions, such as local and translocal scenes, the latter being taken from 1) connections between local artists with other artists already established in the Brazilian national scene, and 2) from the experiences of actors in transnational contexts. The form of data collection was based on the proposal of multi-sited ethnography (MARCUS, 1995), a fundamental element to compose the framework of elements to be analyzed, given the context marked by a certain dispersion of such data. The work is divided into two parts. The first, entitled Cultura Musical como Invenção is divided into four chapters: “Trajetória e campo”, “Invenção da cultura no mundo da canção popular paraense – I” “Invenção da cultura no mundo da canção popular paraense – II” e “Recriações na cultura musical paraense contemporânea: o caso do carimbó”. The second part, called Processo Musical como Convenção, comprises five chapters: “A cena local: os lugares da canção como espaço praticado para projetos”, “A cena translocal: projetos e práticas, redes e conexões”, “A cultura musical paraense em processos globais: fluxos, fronteiras e hibridações”, “Festival de Música Popular: a(tua)ção ritual no processo musical” e “A cena local em ambientações digitais: o Jambu Live como festivalização virtual”.
author_additional COSTA, Antonio Maurício Dias da
author_additionalStr COSTA, Antonio Maurício Dias da
format Tese
author MOREIRA, Nélio Ribeiro
title URBI ET ORBI Localização e globalização da canção popular paraense
title_short URBI ET ORBI Localização e globalização da canção popular paraense
title_full URBI ET ORBI Localização e globalização da canção popular paraense
title_fullStr URBI ET ORBI Localização e globalização da canção popular paraense
title_full_unstemmed URBI ET ORBI Localização e globalização da canção popular paraense
title_sort urbi et orbi localização e globalização da canção popular paraense
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2022
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14611
_version_ 1811330174012096512
score 11.675088