Dissertação

Educação ambiental: macrotendências em atividades educativas no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi

Environmental Education (EE) arises from an understanding of the historical social construction of the planet, where it is necessary to change the paradigm that implies both a scientific and political revolution. This study aims to know and understand the political-pedagogical macrotrends in EE p...

ver descrição completa

Autor principal: BATISTA, Joniele Bentes
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2022
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14731
id ir-2011-14731
recordtype dspace
spelling ir-2011-147312022-09-13T18:30:45Z Educação ambiental: macrotendências em atividades educativas no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi BATISTA, Joniele Bentes PERES, Ariadne da Costa http://lattes.cnpq.br/5424406285707749 https://orcid.org/0000-0001-9228-3690 Educação ambiental Antropoceno Macrotendências Parque Zoobotânico do MPEG Práticas pedagógicas Environmental education Anthropocene Macrotrends MPEG Zoobotanical Park Pedagogical practices CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIAS EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Environmental Education (EE) arises from an understanding of the historical social construction of the planet, where it is necessary to change the paradigm that implies both a scientific and political revolution. This study aims to know and understand the political-pedagogical macrotrends in EE present in the practices developed at Zoobotanical Park of the Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). We assume qualitative research, with Content Analysis. The procedures were organized in two moments: 1. Visit to the MPEG Zoobotanical Park and analysis of the documentation object of the study; 2. Interviews with the coordinators responsible for EA's projects and activities. The following categories were established for analysis: vision of the environment, conceptions of environmental problems, political vision and practice/approach. From the analysis, we realized that the political-pedagogical macrotrends of EE present in the pedagogical practices in the Zoobotanical Park of MPEG, appeared concomitantly, that is, in a mixed way, without a consensus of intentionality or theoretical reference. However, a certain dominance was observed for conservationist and pragmatic macrotrends. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior A Educação Ambiental (EA) surge de um entendimento sobre a construção social histórica do planeta, onde é necessária à mudança de paradigma que implica tanto uma revolução científica quanto política. Este estudo objetiva conhecer e compreender as macrotendências político pedagógicas em EA presentes nas práticas desenvolvidas no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. Assumimos a pesquisa qualitativa, com Análise de conteúdo. Os procedimentos foram organizados em dois momentos: 1. Visita ao Parque Zoobotânico do MPEG e análise da documentação objeto do estudo; 2. Entrevistas com as coordenadoras responsáveis pelos projetos e atividades da EA. Foram estabelecidas as seguintes categorias para análise: visão sobre meio ambiente, concepções de problemas ambientais, visão política e, prática/abordagem. A partir da análise, percebemos que as macrotendências político-pedagógicas de EA presentes nas práticas pedagógicas no Parque Zoobotânico do MPEG, apareceram concomitante, ou seja de forma mesclada, sem um consenso da intencionalidade ou referencial teórico. No entanto, foi observado certa dominância para as macrotendências conservacionista e pragmática. 2022-09-13T17:43:20Z 2022-09-13T17:43:20Z 2022-04-28 Dissertação BATISTA, Joniele Bentes. Educação ambiental: macrotendências em atividades educativas no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. Orientadora: Profa. Dra. Ariadne da Costa Peres. 2022. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14731. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14731 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Educação ambiental
Antropoceno
Macrotendências
Parque Zoobotânico do MPEG
Práticas pedagógicas
Environmental education
Anthropocene
Macrotrends
MPEG Zoobotanical Park
Pedagogical practices
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIAS
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
spellingShingle Educação ambiental
Antropoceno
Macrotendências
Parque Zoobotânico do MPEG
Práticas pedagógicas
Environmental education
Anthropocene
Macrotrends
MPEG Zoobotanical Park
Pedagogical practices
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIAS
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
BATISTA, Joniele Bentes
Educação ambiental: macrotendências em atividades educativas no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi
topic_facet Educação ambiental
Antropoceno
Macrotendências
Parque Zoobotânico do MPEG
Práticas pedagógicas
Environmental education
Anthropocene
Macrotrends
MPEG Zoobotanical Park
Pedagogical practices
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO DAS CIÊNCIAS
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
description Environmental Education (EE) arises from an understanding of the historical social construction of the planet, where it is necessary to change the paradigm that implies both a scientific and political revolution. This study aims to know and understand the political-pedagogical macrotrends in EE present in the practices developed at Zoobotanical Park of the Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). We assume qualitative research, with Content Analysis. The procedures were organized in two moments: 1. Visit to the MPEG Zoobotanical Park and analysis of the documentation object of the study; 2. Interviews with the coordinators responsible for EA's projects and activities. The following categories were established for analysis: vision of the environment, conceptions of environmental problems, political vision and practice/approach. From the analysis, we realized that the political-pedagogical macrotrends of EE present in the pedagogical practices in the Zoobotanical Park of MPEG, appeared concomitantly, that is, in a mixed way, without a consensus of intentionality or theoretical reference. However, a certain dominance was observed for conservationist and pragmatic macrotrends.
author_additional PERES, Ariadne da Costa
author_additionalStr PERES, Ariadne da Costa
format Dissertação
author BATISTA, Joniele Bentes
title Educação ambiental: macrotendências em atividades educativas no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi
title_short Educação ambiental: macrotendências em atividades educativas no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi
title_full Educação ambiental: macrotendências em atividades educativas no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi
title_fullStr Educação ambiental: macrotendências em atividades educativas no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi
title_full_unstemmed Educação ambiental: macrotendências em atividades educativas no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi
title_sort educação ambiental: macrotendências em atividades educativas no parque zoobotânico do museu paraense emílio goeldi
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2022
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14731
_version_ 1787147384148459520
score 11.755432