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Artigo
Visagens do rock de Belém. Identidade assombrada e intersubjetividade numa banda amazônica
O artigo discute os processos intersubjetivos presentes na cena musical rockeira de Belém, Pará, nos anos 1990, a partir da trajetória de uma banda, a Norman Bates. Procuramos observar como um ethos narrativo se faz presente no diálogo entre uma música global e os compromissos locais, observan...
Autor principal: | CASTRO, Fábio Fonseca de |
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Outros Autores: | AMADOR, Elielton Alves |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade do Sul de Santa Catarina
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14768 |
Resumo: |
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O artigo discute os processos intersubjetivos presentes na cena musical rockeira
de Belém, Pará, nos anos 1990, a partir da trajetória de uma banda, a Norman Bates.
Procuramos observar como um ethos narrativo se faz presente no diálogo entre uma música
global e os compromissos locais, observando que a idéia de “universal” não é,
necessariamente, um contraponto para a idéia de “local” e que esse dialogo é recorrente na
contemporaneidade, um espaço no qual as fronteiras culturais são tênues e híbridas, embora
não deixem de se afirmar como fronteiras. Utilizamos, nessa discussão, as noções de
indecidibilidade e de fantasmagoria, de Derrida. Exploramos os sentidos éticos e estéticos
do diálogo cultural, procurando descrever como a produção cultural amazônica participa
desse diálogo. |