Dissertação

Carnavescola: produção de uma sinopse de carnaval e composição de samba enredo: uma proposição ao ensino de História

The current dissertation aims to discuss a suggestion for an action research proposal for teaching history presented to the professional master's course at ProfHistória-UFPa. This aims to firstly understand the popular cultural manifestations of Brazil, such as: samba and carnival, as pedagogical po...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Alex Costa de
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15459
id ir-2011-15459
recordtype dspace
spelling ir-2011-154592023-04-20T19:03:51Z Carnavescola: produção de uma sinopse de carnaval e composição de samba enredo: uma proposição ao ensino de História OLIVEIRA, Alex Costa de MORAES, Cleodir da Conceição http://lattes.cnpq.br/8105990413339104 Ensino de História Memórias Identidades culturais Consciência histórica Sinopse de Carnaval Samba Enredo History teaching Memoirs Cultural identities Historical consciousness Carnival Synopsis Samba Plot CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO ENSINO DE HISTÓRIA The current dissertation aims to discuss a suggestion for an action research proposal for teaching history presented to the professional master's course at ProfHistória-UFPa. This aims to firstly understand the popular cultural manifestations of Brazil, such as: samba and carnival, as pedagogical potentialities to be used in teaching-learning within a classroom (even remote) of basic education. For this, a two-stage research process is proposed. The first aimed at achieving academic goals and the second with didactic-pedagogical purposes. In this sense, what is intended is the dialogical link between the concepts of memory, identity: collective and/or cultural, historical awareness and their symbolic representations in the daily lives of students using these potential tools to teach history through production, construction, of a synopsis of carnival and of a textual-poetic body of samba plot by the students. The methodology will also be developed having as support and approach conceptions used in historiography, such as: History of the Present Time, Local History, Oral History. Through sources: visual, virtual, written, sound and oral. Regarding the didactic-pedagogical proposal, the intention is to take it to the classroom (in this case, we had to resort to remote classes due to the social and historical context imposed by the covi-19 pandemic, between 2020 and 2021) experiences of constructing historical reality through samba and carnival, specifically bringing the student body closer to these social, cultural experiences, and also using the synopses and lyrics of the plot sambas, created by these historical subjects, as a source of reflection to historical consciousness analyzed in teaching practice by the professor-researcher. Finally, bring the importance of this relationship "From the street to the classroom" as the construction of analysis and knowledge for exclusively didactic-pedagogical purposes in a History class. A atual dissertação tem como finalidade discorrer sobre uma sugestão de proposta de pesquisa-ação de ensino de história apresentada ao curso de mestrado profissional do ProfHistória-UFPa. Esta tem como objetivo compreender primeiramente as manifestações culturais populares do Brasil, tais quais: o samba e o carnaval, como potencialidades de cunho pedagógico a serem aproveitados no ensino-aprendizagem dentro de uma sala de aula (mesmo remota) do ensino básico. Para isto, se propõe um processo de pesquisa em duas etapas. A primeira voltada a atingir anseios acadêmicos e a segunda com finalidades didático-pedagógicas. Neste sentido, o que se pretende é a vinculação dialógica entre os conceitos de memória, identidade: coletiva e/ou cultural, consciência histórica e suas representações simbólicas no dia a dia discente usando com exercício estas potenciais ferramentas ao ensino de história através da produção, construção, de uma sinopse de carnaval e de um corpo textual-poético de samba enredo pelos educandos. A metodologia, também, se desenvolverá tendo como suporte e abordagem concepções usadas na historiografia, tais quais: História do Tempo Presente, História Local, História Oral. Através de fontes: visuais, virtuais, escritas, sonoras e orais. No que tange à proposta didático-pedagógica o que se pretende é levar às salas de aula (neste caso, tivemos que recorrer às aulas remotas devido ao contexto social e histórico imposto pela pandemia da covi-19, entre os anos de 2020 e 2021) experiências de construção da realidade histórica através do samba e carnaval, especificamente aproximar o corpo discente a estas experiências sociais, culturais, e ainda usar as sinopses e as letras dos sambas de enredo, criadas por estes sujeitos históricos, como fonte de reflexão à consciência histórica analisadas na prática docente pelo professor-pesquisador. Por fim, trazer a importância desta relação “Da rua à sala de aula” como construção de análises e conhecimentos para fins exclusivamente didático-pedagógicos em uma aula de História. SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação 2023-04-05T21:42:35Z 2023-04-05T21:42:35Z 2021-08-10 Dissertação OLIVEIRA, Alex Costa de. Carnavescola: produção de uma sinopse de carnaval e composição de samba enredo: uma proposição ao ensino de História. Orientador: Cleodiir da Conceição Moraes. 2023. 190 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15459. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15459 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Campus Universitário de Ananindeua UFPA Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Ensino de História
Memórias
Identidades culturais
Consciência histórica
Sinopse de Carnaval
Samba Enredo
History teaching
Memoirs
Cultural identities
Historical consciousness
Carnival Synopsis
Samba Plot
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO
ENSINO DE HISTÓRIA
spellingShingle Ensino de História
Memórias
Identidades culturais
Consciência histórica
Sinopse de Carnaval
Samba Enredo
History teaching
Memoirs
Cultural identities
Historical consciousness
Carnival Synopsis
Samba Plot
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO
ENSINO DE HISTÓRIA
OLIVEIRA, Alex Costa de
Carnavescola: produção de uma sinopse de carnaval e composição de samba enredo: uma proposição ao ensino de História
topic_facet Ensino de História
Memórias
Identidades culturais
Consciência histórica
Sinopse de Carnaval
Samba Enredo
History teaching
Memoirs
Cultural identities
Historical consciousness
Carnival Synopsis
Samba Plot
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO
ENSINO DE HISTÓRIA
description The current dissertation aims to discuss a suggestion for an action research proposal for teaching history presented to the professional master's course at ProfHistória-UFPa. This aims to firstly understand the popular cultural manifestations of Brazil, such as: samba and carnival, as pedagogical potentialities to be used in teaching-learning within a classroom (even remote) of basic education. For this, a two-stage research process is proposed. The first aimed at achieving academic goals and the second with didactic-pedagogical purposes. In this sense, what is intended is the dialogical link between the concepts of memory, identity: collective and/or cultural, historical awareness and their symbolic representations in the daily lives of students using these potential tools to teach history through production, construction, of a synopsis of carnival and of a textual-poetic body of samba plot by the students. The methodology will also be developed having as support and approach conceptions used in historiography, such as: History of the Present Time, Local History, Oral History. Through sources: visual, virtual, written, sound and oral. Regarding the didactic-pedagogical proposal, the intention is to take it to the classroom (in this case, we had to resort to remote classes due to the social and historical context imposed by the covi-19 pandemic, between 2020 and 2021) experiences of constructing historical reality through samba and carnival, specifically bringing the student body closer to these social, cultural experiences, and also using the synopses and lyrics of the plot sambas, created by these historical subjects, as a source of reflection to historical consciousness analyzed in teaching practice by the professor-researcher. Finally, bring the importance of this relationship "From the street to the classroom" as the construction of analysis and knowledge for exclusively didactic-pedagogical purposes in a History class.
author_additional MORAES, Cleodir da Conceição
author_additionalStr MORAES, Cleodir da Conceição
format Dissertação
author OLIVEIRA, Alex Costa de
title Carnavescola: produção de uma sinopse de carnaval e composição de samba enredo: uma proposição ao ensino de História
title_short Carnavescola: produção de uma sinopse de carnaval e composição de samba enredo: uma proposição ao ensino de História
title_full Carnavescola: produção de uma sinopse de carnaval e composição de samba enredo: uma proposição ao ensino de História
title_fullStr Carnavescola: produção de uma sinopse de carnaval e composição de samba enredo: uma proposição ao ensino de História
title_full_unstemmed Carnavescola: produção de uma sinopse de carnaval e composição de samba enredo: uma proposição ao ensino de História
title_sort carnavescola: produção de uma sinopse de carnaval e composição de samba enredo: uma proposição ao ensino de história
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2023
url https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15459
_version_ 1787149293429194752
score 11.674684