Dissertação

O ensino de História e as novas tecnologias: questões de métodos e o ensino-aprendizagem de História em protagonismo discente

This master's thesis analyzes the possibility of using of using educational applications as a didactic resource in a high school classroom. The general aim was to identify and critically analyze the contents, methodologies and the effectiveness of applications that explore computer networks, providi...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA JÚNIOR, João Batista da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15466
id ir-2011-15466
recordtype dspace
spelling ir-2011-154662023-04-15T15:07:01Z O ensino de História e as novas tecnologias: questões de métodos e o ensino-aprendizagem de História em protagonismo discente SILVA JÚNIOR, João Batista da NUNES, Francivaldo Alves http://lattes.cnpq.br/4125313573133140 https://orcid.org/0000-0002-2750-0625 Ensino de História Educação Básica Profhistória Didática da História History teaching Basic education Didactics of History CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO ENSINO DE HISTÓRIA This master's thesis analyzes the possibility of using of using educational applications as a didactic resource in a high school classroom. The general aim was to identify and critically analyze the contents, methodologies and the effectiveness of applications that explore computer networks, providing contents from the discipline History, identifying the extent to which these contents and methodologies propose an innovative proposal in the construction of historical knowledge. For the effectiveness of the proposal, analyzes were made regarding the role of historical narratives in the teaching of history and the training of history teachers in educational technologies. We also observed, through the students' narratives, the extent to which this extra classroom knowledge that emerges outside the classroom space is or is not part of the historical consciousness of these students. We discussed how these didactic resources can be propositional in the formation of a didactic of history through interviews, narrative construction and participant observation. As a result, we presented an educational product built by the students of the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Outeiro, a 3rd year high school class, a virtual application with content produced by these students about their locality, which has the potential to become an interesting didactic tool for the production and dissemination of historical knowledge. Esta dissertação de mestrado analisa a possibilidade do uso dos aplicativos educacionais como recurso didático em sala de aula no Ensino Médio. O objetivo é conceber criticamente os conteúdos, as metodologias e a eficácia de aplicativos que exploram as redes de computadores, disponibilizando conteúdo da disciplina História, identificando em que medida esses conteúdos e metodologias são propositivos de uma proposta inovadora na construção de saberes históricos. Para a efetivação da proposta foram construídas análises quanto ao papel das narrativas históricas no Ensino de História e da formação dos professores de História em tecnologias educacionais. Observamos ainda, através das narrativas dos alunos, em que medida esses conhecimentos que se dão fora do espaço da sala de aula fazem ou não parte da consciência histórica desses discentes. Discutimos como esses recursos didáticos podem ser propositivos na construção de uma didática da história, por intermédio de entrevistas, construção de narrativas e a observação participante. Como resultado apresentamos um produto educacional construído pelos discentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Outeiro, turma de 3º ano do Ensino Médio, qual seja, um aplicativo virtual com conteúdo produzidos por estes alunos sobre sua localidade, o que tem potencial para se tornar em interessante ferramenta didática de produção e difusão de conhecimento histórico. SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação 2023-04-05T23:33:39Z 2023-04-05T23:33:39Z 2020-03-31 Dissertação SILVA JÚNIOR, João Batista da. O ensino de História e as novas tecnologias: questões de métodos e o ensino-aprendizagem de História em protagonismo discente. Orientador: Francivaldo Alves Nunes. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15466. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15466 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Campus Universitário de Ananindeua UFPA Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Ensino de História
Educação Básica
Profhistória
Didática da História
History teaching
Basic education
Didactics of History
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO
ENSINO DE HISTÓRIA
spellingShingle Ensino de História
Educação Básica
Profhistória
Didática da História
History teaching
Basic education
Didactics of History
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO
ENSINO DE HISTÓRIA
SILVA JÚNIOR, João Batista da
O ensino de História e as novas tecnologias: questões de métodos e o ensino-aprendizagem de História em protagonismo discente
topic_facet Ensino de História
Educação Básica
Profhistória
Didática da História
History teaching
Basic education
Didactics of History
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO
ENSINO DE HISTÓRIA
description This master's thesis analyzes the possibility of using of using educational applications as a didactic resource in a high school classroom. The general aim was to identify and critically analyze the contents, methodologies and the effectiveness of applications that explore computer networks, providing contents from the discipline History, identifying the extent to which these contents and methodologies propose an innovative proposal in the construction of historical knowledge. For the effectiveness of the proposal, analyzes were made regarding the role of historical narratives in the teaching of history and the training of history teachers in educational technologies. We also observed, through the students' narratives, the extent to which this extra classroom knowledge that emerges outside the classroom space is or is not part of the historical consciousness of these students. We discussed how these didactic resources can be propositional in the formation of a didactic of history through interviews, narrative construction and participant observation. As a result, we presented an educational product built by the students of the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Outeiro, a 3rd year high school class, a virtual application with content produced by these students about their locality, which has the potential to become an interesting didactic tool for the production and dissemination of historical knowledge.
author_additional NUNES, Francivaldo Alves
author_additionalStr NUNES, Francivaldo Alves
format Dissertação
author SILVA JÚNIOR, João Batista da
title O ensino de História e as novas tecnologias: questões de métodos e o ensino-aprendizagem de História em protagonismo discente
title_short O ensino de História e as novas tecnologias: questões de métodos e o ensino-aprendizagem de História em protagonismo discente
title_full O ensino de História e as novas tecnologias: questões de métodos e o ensino-aprendizagem de História em protagonismo discente
title_fullStr O ensino de História e as novas tecnologias: questões de métodos e o ensino-aprendizagem de História em protagonismo discente
title_full_unstemmed O ensino de História e as novas tecnologias: questões de métodos e o ensino-aprendizagem de História em protagonismo discente
title_sort o ensino de história e as novas tecnologias: questões de métodos e o ensino-aprendizagem de história em protagonismo discente
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2023
url https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15466
_version_ 1787148900883234816
score 11.755432