Dissertação

“De que cor eu sou?” O lugar da menina negra no espaço escolar – um estudo sobre a representação das Mulheres Negras no livro didático de história

This thesis aims to reflect on the concepts of black feminist thought, the school History knowledge, the History of black women and their representations in images in the History textbooks of the 8th year of fundamental education (or brazilian middle school). Using as source of research and reflecti...

ver descrição completa

Autor principal: MIRANDA, Caroline Barroso
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15500
id ir-2011-15500
recordtype dspace
spelling ir-2011-155002023-04-15T15:10:18Z “De que cor eu sou?” O lugar da menina negra no espaço escolar – um estudo sobre a representação das Mulheres Negras no livro didático de história MIRANDA, Caroline Barroso LINHARES, Anna Maria Alves http://lattes.cnpq.br/3081434819616255 https://orcid.org/0000-0001-7548-9259 Pensamento feminista negro Ponto de vista das mulheres negras Livro Didático de História Ensino de História ProfHistória Saber histórico escolar Black feminist thought Black women standpoint History Textbook History teaching School history knowledge CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR ENSINO DE HISTÓRIA This thesis aims to reflect on the concepts of black feminist thought, the school History knowledge, the History of black women and their representations in images in the History textbooks of the 8th year of fundamental education (or brazilian middle school). Using as source of research and reflection the History textbook and its black female students narrative so that it is possible to understand how the representations of black women in these textbooks occur between the years 2001 to 2017 and how the black female students see themselves represented in the History textbook, in History teaching and in society. It also seeks to understand how the intersectionalized structures of race, gender and class influence the ruptures and permanences, characteristics of the historical process, and the imagery representations of black women in textbooks. Understanding how racism, sexism and classism in Brazil affect the historical narrative in the representation of black women in History textbooks, analyzing how these women have gained ground and visibility in the production of textbooks over the years. Also it seeks to promote social justice through the History teaching-learning process and from the specific standpoint of black female students, their place of speech, their self-definitions and empowerment as future black women. Essa dissertação busca refletir sobre os conceitos do pensamento feminista negro, o saber histórico escolar, a história das mulheres negras e suas representações em imagens nos livros didáticos de história do 8º ano do ensino do fundamental II. Utilizando como fonte de pesquisa e reflexão o livro didático de história e narrativa localizada das alunas negras nesse material didático, de modo que se possa compreender como se dá as representações das mulheres negras nesses livros didáticos entre os anos de 2001 a 2017 e como as alunas negras se veem representadas no livro didático de história, no ensino de história e na sociedade. Busca-se, ainda, compreender de que modo as estruturas interseccionalizadas de raça, gênero e classe influenciam nas rupturas e permanências, características do processo histórico, e nas representações imagéticas das mulheres negras nos livros didáticos. Compreender de que maneira o racismo, o sexismo e o classismo, no Brasil, afetam a narrativa histórica na representação das mulheres negras nos livros didáticos de história, analisando de que forma essas sujeitas ganharam espaço e visibilidade na produção do livro didático ao longo dos anos. Além de procurar promover justiça social através do processo de ensino-aprendizagem de história e do ponto de vista específico das alunas negras, o seu lugar de fala, suas auto definições e empoderamento enquanto futuras mulheres negras. SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação 2023-04-10T21:28:22Z 2023-04-10T21:28:22Z 2020-09-25 Dissertação MIRANDA, Caroline Barroso. “De que cor eu sou?” O lugar da menina negra no espaço escolar – um estudo sobre a representação das Mulheres Negras no Livro Didático de História. Orientadora: Anna Maria Alves Linhares. 2023. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15500. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15500 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Campus Universitário de Ananindeua UFPA Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Pensamento feminista negro
Ponto de vista das mulheres negras
Livro Didático de História
Ensino de História
ProfHistória
Saber histórico escolar
Black feminist thought
Black women standpoint
History Textbook
History teaching
School history knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
ENSINO DE HISTÓRIA
spellingShingle Pensamento feminista negro
Ponto de vista das mulheres negras
Livro Didático de História
Ensino de História
ProfHistória
Saber histórico escolar
Black feminist thought
Black women standpoint
History Textbook
History teaching
School history knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
ENSINO DE HISTÓRIA
MIRANDA, Caroline Barroso
“De que cor eu sou?” O lugar da menina negra no espaço escolar – um estudo sobre a representação das Mulheres Negras no livro didático de história
topic_facet Pensamento feminista negro
Ponto de vista das mulheres negras
Livro Didático de História
Ensino de História
ProfHistória
Saber histórico escolar
Black feminist thought
Black women standpoint
History Textbook
History teaching
School history knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
ENSINO DE HISTÓRIA
description This thesis aims to reflect on the concepts of black feminist thought, the school History knowledge, the History of black women and their representations in images in the History textbooks of the 8th year of fundamental education (or brazilian middle school). Using as source of research and reflection the History textbook and its black female students narrative so that it is possible to understand how the representations of black women in these textbooks occur between the years 2001 to 2017 and how the black female students see themselves represented in the History textbook, in History teaching and in society. It also seeks to understand how the intersectionalized structures of race, gender and class influence the ruptures and permanences, characteristics of the historical process, and the imagery representations of black women in textbooks. Understanding how racism, sexism and classism in Brazil affect the historical narrative in the representation of black women in History textbooks, analyzing how these women have gained ground and visibility in the production of textbooks over the years. Also it seeks to promote social justice through the History teaching-learning process and from the specific standpoint of black female students, their place of speech, their self-definitions and empowerment as future black women.
author_additional LINHARES, Anna Maria Alves
author_additionalStr LINHARES, Anna Maria Alves
format Dissertação
author MIRANDA, Caroline Barroso
title “De que cor eu sou?” O lugar da menina negra no espaço escolar – um estudo sobre a representação das Mulheres Negras no livro didático de história
title_short “De que cor eu sou?” O lugar da menina negra no espaço escolar – um estudo sobre a representação das Mulheres Negras no livro didático de história
title_full “De que cor eu sou?” O lugar da menina negra no espaço escolar – um estudo sobre a representação das Mulheres Negras no livro didático de história
title_fullStr “De que cor eu sou?” O lugar da menina negra no espaço escolar – um estudo sobre a representação das Mulheres Negras no livro didático de história
title_full_unstemmed “De que cor eu sou?” O lugar da menina negra no espaço escolar – um estudo sobre a representação das Mulheres Negras no livro didático de história
title_sort “de que cor eu sou?” o lugar da menina negra no espaço escolar – um estudo sobre a representação das mulheres negras no livro didático de história
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2023
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15500
_version_ 1787148536634146816
score 11.755432