Dissertação

O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA

This work aims to discuss the concept of authoritarianism and how it mobilizes issues such as revisionism and denialism about the Brazilian military dictatorship. To achieve this objective, a case study was carried out with the history professors of the School of Application of the Federal Universit...

ver descrição completa

Autor principal: CUNHA, Gabriel da Silva
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15569
id ir-2011-15569
recordtype dspace
spelling ir-2011-155692023-05-04T22:50:38Z O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA CUNHA, Gabriel da Silva MESQUITA, Thiago Broni de http://lattes.cnpq.br/9103271903652224 https://orcid.org/0009-0000-4099-8061 Ensino de História ProfHistória Ditadura Militar Brasileira Cultura histórica History teaching Brazilian Military Ditactorship Historical culture CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR ENSINO DE HISTÓRIA This work aims to discuss the concept of authoritarianism and how it mobilizes issues such as revisionism and denialism about the Brazilian military dictatorship. To achieve this objective, a case study was carried out with the history professors of the School of Application of the Federal University of Pará, an institution chosen as the locus of research due to the difficulties arising from the new coronavirus pandemic. The research also analyzes how these narratives are present in different environments and how they present themselves in their workplace, in addition to discussing the different resources and strategies that can be used by teachers in teaching about the Brazilian military dictatorship. As a product, a blog was created, with posts built from the analysis of bibliographic references, experiences reported by the participating teachers and the analysis of internet pages dedicated to providing resources about the Brazilian military dictatorship. Esse trabalho tem como objetivo debater o conceito de autoritarismo e como o mesmo mobiliza questões como o revisionismo e o negacionismo sobre a ditadura militar brasileira. Para realizar tal objetivo, foi realizado um estudo de caso com os professores de história da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, instituição escolhida como lócus da pesquisa por conta das dificuldades oriundas da pandemia do novo coronavírus para este trabalho e pela possibilidade de analisar as experiências de um número maior de professores. A pesquisa também analisa de que modo essas narrativas estão presentes em diferentes ambientes e como se apresentam em seu local de trabalho, além de discutir os diferentes recursos e estratégias que podem ser utilizadas pelos professores no ensino sobre a ditadura militar brasileira. Como produto, foi feito um blog, com postagens construídas a partir das análises das referências bibliográficas, experiências relatadas pelos professores participantes e da análise de páginas dedicadas a disponibilizar recursos sobre a ditadura militar brasileira. 2023-05-04T19:44:38Z 2023-05-04T19:44:38Z 2022-08-26 Dissertação CUNHA, Gabriel da Silva. O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA. Orientador: Thiago Broni de Mesquita. 2023. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15569. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15569 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Campus Universitário de Ananindeua UFPA Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Ensino de História
ProfHistória
Ditadura Militar Brasileira
Cultura histórica
History teaching
Brazilian Military Ditactorship
Historical culture
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
ENSINO DE HISTÓRIA
spellingShingle Ensino de História
ProfHistória
Ditadura Militar Brasileira
Cultura histórica
History teaching
Brazilian Military Ditactorship
Historical culture
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
ENSINO DE HISTÓRIA
CUNHA, Gabriel da Silva
O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA
topic_facet Ensino de História
ProfHistória
Ditadura Militar Brasileira
Cultura histórica
History teaching
Brazilian Military Ditactorship
Historical culture
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
ENSINO DE HISTÓRIA
description This work aims to discuss the concept of authoritarianism and how it mobilizes issues such as revisionism and denialism about the Brazilian military dictatorship. To achieve this objective, a case study was carried out with the history professors of the School of Application of the Federal University of Pará, an institution chosen as the locus of research due to the difficulties arising from the new coronavirus pandemic. The research also analyzes how these narratives are present in different environments and how they present themselves in their workplace, in addition to discussing the different resources and strategies that can be used by teachers in teaching about the Brazilian military dictatorship. As a product, a blog was created, with posts built from the analysis of bibliographic references, experiences reported by the participating teachers and the analysis of internet pages dedicated to providing resources about the Brazilian military dictatorship.
author_additional MESQUITA, Thiago Broni de
author_additionalStr MESQUITA, Thiago Broni de
format Dissertação
author CUNHA, Gabriel da Silva
title O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA
title_short O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA
title_full O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA
title_fullStr O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA
title_full_unstemmed O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA
title_sort o autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de história e a ditadura militar brasileira na escola de aplicação da ufpa
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2023
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15569
_version_ 1787147611387461632
score 11.653393