/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA
This work aims to discuss the concept of authoritarianism and how it mobilizes issues such as revisionism and denialism about the Brazilian military dictatorship. To achieve this objective, a case study was carried out with the history professors of the School of Application of the Federal Universit...
Autor principal: | CUNHA, Gabriel da Silva |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15569 |
id |
ir-2011-15569 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-155692023-05-04T22:50:38Z O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA CUNHA, Gabriel da Silva MESQUITA, Thiago Broni de http://lattes.cnpq.br/9103271903652224 https://orcid.org/0009-0000-4099-8061 Ensino de História ProfHistória Ditadura Militar Brasileira Cultura histórica History teaching Brazilian Military Ditactorship Historical culture CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR ENSINO DE HISTÓRIA This work aims to discuss the concept of authoritarianism and how it mobilizes issues such as revisionism and denialism about the Brazilian military dictatorship. To achieve this objective, a case study was carried out with the history professors of the School of Application of the Federal University of Pará, an institution chosen as the locus of research due to the difficulties arising from the new coronavirus pandemic. The research also analyzes how these narratives are present in different environments and how they present themselves in their workplace, in addition to discussing the different resources and strategies that can be used by teachers in teaching about the Brazilian military dictatorship. As a product, a blog was created, with posts built from the analysis of bibliographic references, experiences reported by the participating teachers and the analysis of internet pages dedicated to providing resources about the Brazilian military dictatorship. Esse trabalho tem como objetivo debater o conceito de autoritarismo e como o mesmo mobiliza questões como o revisionismo e o negacionismo sobre a ditadura militar brasileira. Para realizar tal objetivo, foi realizado um estudo de caso com os professores de história da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, instituição escolhida como lócus da pesquisa por conta das dificuldades oriundas da pandemia do novo coronavírus para este trabalho e pela possibilidade de analisar as experiências de um número maior de professores. A pesquisa também analisa de que modo essas narrativas estão presentes em diferentes ambientes e como se apresentam em seu local de trabalho, além de discutir os diferentes recursos e estratégias que podem ser utilizadas pelos professores no ensino sobre a ditadura militar brasileira. Como produto, foi feito um blog, com postagens construídas a partir das análises das referências bibliográficas, experiências relatadas pelos professores participantes e da análise de páginas dedicadas a disponibilizar recursos sobre a ditadura militar brasileira. 2023-05-04T19:44:38Z 2023-05-04T19:44:38Z 2022-08-26 Dissertação CUNHA, Gabriel da Silva. O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA. Orientador: Thiago Broni de Mesquita. 2023. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15569. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15569 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Campus Universitário de Ananindeua UFPA Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Ensino de História ProfHistória Ditadura Militar Brasileira Cultura histórica History teaching Brazilian Military Ditactorship Historical culture CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR ENSINO DE HISTÓRIA |
spellingShingle |
Ensino de História ProfHistória Ditadura Militar Brasileira Cultura histórica History teaching Brazilian Military Ditactorship Historical culture CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR ENSINO DE HISTÓRIA CUNHA, Gabriel da Silva O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA |
topic_facet |
Ensino de História ProfHistória Ditadura Militar Brasileira Cultura histórica History teaching Brazilian Military Ditactorship Historical culture CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR ENSINO DE HISTÓRIA |
description |
This work aims to discuss the concept of authoritarianism and how it mobilizes issues such as revisionism and denialism about the Brazilian military dictatorship. To achieve this objective, a case study was carried out with the history professors of the School of Application of the Federal University of Pará, an institution chosen as the locus of research due to the difficulties arising from the new coronavirus pandemic. The research also analyzes how these narratives are present in different environments and how they present themselves in their workplace, in addition to discussing the different resources and strategies that can be used by teachers in teaching about the Brazilian military dictatorship. As a product, a blog was created, with posts built from the analysis of bibliographic references, experiences reported by the participating teachers and the analysis of internet pages dedicated to providing resources about the Brazilian military dictatorship. |
author_additional |
MESQUITA, Thiago Broni de |
author_additionalStr |
MESQUITA, Thiago Broni de |
format |
Dissertação |
author |
CUNHA, Gabriel da Silva |
title |
O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA |
title_short |
O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA |
title_full |
O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA |
title_fullStr |
O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA |
title_full_unstemmed |
O autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de História e a Ditadura Militar Brasileira na Escola de Aplicação da UFPA |
title_sort |
o autoritarismo em questão: um estudo de caso sobre o ensino de história e a ditadura militar brasileira na escola de aplicação da ufpa |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2023 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15569 |
_version_ |
1787147611387461632 |
score |
11.653393 |