Dissertação

A publicidade identitária nas representações da Amazônia paraense nas propagandas dos governos do estado do Pará em 2017, 2020 e 2021

This research intends to do an analysis of discourses present in two advertising videos and six tourism posters authored by the Government of State of Pará. The objective is to identify and compare the narratives and arguments, as well as the forms of representation of cultural identities of Pará, a...

ver descrição completa

Autor principal: PRADO, Kleyse Costa Vaz Santana
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15577
id ir-2011-15577
recordtype dspace
spelling ir-2011-155772023-05-09T12:22:53Z A publicidade identitária nas representações da Amazônia paraense nas propagandas dos governos do estado do Pará em 2017, 2020 e 2021 PRADO, Kleyse Costa Vaz Santana SANTOS, Luiz Cezar Silva dos http://lattes.cnpq.br/2449524316115443 Publicidade Propaganda Paraense Identidade Cultural Colonialidade Pará Advertising Cultural Identity Coloniality CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA COMUNICAÇÃO This research intends to do an analysis of discourses present in two advertising videos and six tourism posters authored by the Government of State of Pará. The objective is to identify and compare the narratives and arguments, as well as the forms of representation of cultural identities of Pará, as a state, and of Pará's people, in order to reflect on the construction of meanings that can reinforce stereotypes and colonial discourses about Amazon. We also seek to reflect about city, its appropriation and the visibility of the spaces designed by advertisements. The objects of this research are the advertising video “Pará te encantar” (2017, tourist commercial), the advertising video “Stay at home” (2020, commercial with alert about agglomerations in the Covid19 pandemic context), and six posters of the campaign “Rediscover Pará” (2020). We will use authors such as Stuart Hall, Homi K. Bhabha and Amaral Filho as a theoretical reference to discuss cultural identities, stereotypes and coloniality in Amazonian context. Our methodological framework is based on Eni Orlandi, Martine Joly and Diana Rose for development of Discourse Analysis and moving images. The concept of publiCIDADE (publiCITY) proposed by Santos (Luiz LZ Cezar) will also be used, as well as other authors on the Amazon, such as Paes Loureiro, and on Communication Science, such as Martín-Barbero. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Esta pesquisa buscou realizar uma análise dos discursos presentes em dois vídeos-propaganda e seis cartazes publicitários de turismo de autoria dos Governos do Estado do Pará. O objetivo foi identificar e comparar as narrativas e argumentações, bem com as formas de representação das identidades culturais do Pará e do paraense afim de refletir sobre a construção de sentidos que possam reforçar estereótipos e discursos coloniais sobre a Amazônia Paraense. Além disso, buscamos refletir sobre a cidade, sua apropriação e a visibilidade dos espaços projetados pelas propagandas. Os objetos da pesquisa são o vídeo-propaganda “Pará te encantar” (comercial turístico de 2017), o vídeo-propaganda “Fique em casa” (comercial de 2020 com o alerta sobre aglomerações no contexto da pandemia da Covid19), e seis cartazes de divulgação da campanha “Redescobrir o Pará” (2020). Utilizaremos como referencial teórico autores como Stuart Hall, Homi K. Bhabha e Amaral Filho para dialogar sobre identidades culturais, estereótipos e colonialidade no contexto amazônico. Nosso referencial metodológico se baseia em Eni Orlandi, Martine Joly e Diana Rose para o desenvolvimento da Análise de Discurso e imagens em movimento. Também foi utilizado o conceito de publiCIDADE proposto por Santos (Luiz LZ Cezar), além de outros autores sobre Amazônia como Paes Loureiro, e sobre comunicação, como Martín-Barbero. 2023-05-08T15:46:11Z 2023-05-08T15:46:11Z 2022-05-10 Dissertação PRADO, Kleyse Costa Vaz Santana. A publicidade identitária nas representações da Amazônia paraense nas propagandas dos governos do estado do Pará em 2017, 2020 e 2021. Orientador: Luiz Cezar Silva dos Santos. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15577. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15577 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia Disponível na internet via correio eletrônico: bibletras@ufpa.br
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Publicidade
Propaganda
Paraense
Identidade Cultural
Colonialidade
Pará
Advertising
Cultural Identity
Coloniality
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA
COMUNICAÇÃO
spellingShingle Publicidade
Propaganda
Paraense
Identidade Cultural
Colonialidade
Pará
Advertising
Cultural Identity
Coloniality
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA
COMUNICAÇÃO
PRADO, Kleyse Costa Vaz Santana
A publicidade identitária nas representações da Amazônia paraense nas propagandas dos governos do estado do Pará em 2017, 2020 e 2021
topic_facet Publicidade
Propaganda
Paraense
Identidade Cultural
Colonialidade
Pará
Advertising
Cultural Identity
Coloniality
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
PROCESSOS COMUNICACIONAIS E MIDIATIZAÇÃO NA AMAZÔNIA
COMUNICAÇÃO
description This research intends to do an analysis of discourses present in two advertising videos and six tourism posters authored by the Government of State of Pará. The objective is to identify and compare the narratives and arguments, as well as the forms of representation of cultural identities of Pará, as a state, and of Pará's people, in order to reflect on the construction of meanings that can reinforce stereotypes and colonial discourses about Amazon. We also seek to reflect about city, its appropriation and the visibility of the spaces designed by advertisements. The objects of this research are the advertising video “Pará te encantar” (2017, tourist commercial), the advertising video “Stay at home” (2020, commercial with alert about agglomerations in the Covid19 pandemic context), and six posters of the campaign “Rediscover Pará” (2020). We will use authors such as Stuart Hall, Homi K. Bhabha and Amaral Filho as a theoretical reference to discuss cultural identities, stereotypes and coloniality in Amazonian context. Our methodological framework is based on Eni Orlandi, Martine Joly and Diana Rose for development of Discourse Analysis and moving images. The concept of publiCIDADE (publiCITY) proposed by Santos (Luiz LZ Cezar) will also be used, as well as other authors on the Amazon, such as Paes Loureiro, and on Communication Science, such as Martín-Barbero.
author_additional SANTOS, Luiz Cezar Silva dos
author_additionalStr SANTOS, Luiz Cezar Silva dos
format Dissertação
author PRADO, Kleyse Costa Vaz Santana
title A publicidade identitária nas representações da Amazônia paraense nas propagandas dos governos do estado do Pará em 2017, 2020 e 2021
title_short A publicidade identitária nas representações da Amazônia paraense nas propagandas dos governos do estado do Pará em 2017, 2020 e 2021
title_full A publicidade identitária nas representações da Amazônia paraense nas propagandas dos governos do estado do Pará em 2017, 2020 e 2021
title_fullStr A publicidade identitária nas representações da Amazônia paraense nas propagandas dos governos do estado do Pará em 2017, 2020 e 2021
title_full_unstemmed A publicidade identitária nas representações da Amazônia paraense nas propagandas dos governos do estado do Pará em 2017, 2020 e 2021
title_sort publicidade identitária nas representações da amazônia paraense nas propagandas dos governos do estado do pará em 2017, 2020 e 2021
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2023
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15577
_version_ 1787148795437383680
score 11.755432