/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): identificação das dificuldades docentes para a utilização do método no curso de Engenharia Civil.
The technical training of engineering teachers brings with it difficulty in mediating in an educational process way of building knowledge, which negatively influences student training. To minimize such effects, we used the Problem Based Learning (PBL) as an alternative. Therefore, this paper aims...
Autor principal: | SILVA, Sidnei Silva e |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15598 |
id |
ir-2011-15598 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-155982023-05-16T18:04:32Z Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): identificação das dificuldades docentes para a utilização do método no curso de Engenharia Civil. SILVA, Sidnei Silva e MACEDO, Alcebíades Negrão http://lattes.cnpq.br/8313864897400179 NEVES, Renato Martins das http://lattes.cnpq.br/6538317425557058 Ensino Docentes Engenharia Civil Teaching training Civil Engineering CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO CIVIL RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL ENGENHARIA HÍDRICA The technical training of engineering teachers brings with it difficulty in mediating in an educational process way of building knowledge, which negatively influences student training. To minimize such effects, we used the Problem Based Learning (PBL) as an alternative. Therefore, this paper aims to present the difficulties identified in the teacher's perception for the use of the method in the civil engineering course through the construction of an implementation proposal in two disciplines in a public university of Marabá. The research is characterized as action research and was developed in eleven cycles proposed in the disciplines. These problems were built based on the contents offered for these subjects and a technical visit to a teaching institution that uses PBL as a curricular basis. Besides, we used observations of similar studies developed on the use of the PBL method. The results demonstrate the feasibility of using the technique, shown by the good acceptance of both the teacher and the students involved in the research. Besides that, we observed which the students have gotten excellent performance at the end of each discipline. However, some difficulties were found: the cultural elements, the curriculum, and the lack of some teaching skills as factors that can hinder the use of the PBL either by the student or by the teacher himself. From these results we concluded that the studies demonstrate the feasibility of using the method, however, essential elements present in the educational process would need to be enhanced so that the PBL could be fully used within the institution, such as teacher training, or curriculum-related issues could contribute to the development of the topic addressed in this study. A formação essencialmente técnica dos professores engenheiros traz consigo uma dificuldade em mediar de forma didática o processo de construção de conhecimentos, o que pode influenciar negativamente na formação do estudante. Para minimizar esses efeitos, utiliza-se a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como uma alternativa. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar as dificuldades identificadas na percepção do docente para a utilização do método no curso de engenharia civil por meio da construção de uma proposta de implementação em duas disciplinas numa universidade pública na cidade de Marabá. A pesquisa é caracterizada como pesquisa ação e foi desenvolvida em onze ciclos propostos nas disciplinas. Esses problemas foram construídos com base nos conteúdos propostos para essas disciplinas e visita técnica realizada em instituição de ensino que utiliza a ABP como base curricular. Além disso, utilizou-se observações de estudos semelhantes desenvolvidos sobre a utilização do método ABP. Os resultados demonstram a viabilidade da utilização do método, especialmente pela boa aceitação tanto do professor quanto dos alunos envolvidos na pesquisa, e bom rendimento dos alunos ao fim de cada disciplina, no entanto, observou-se algumas dificuldades, entre elas destacam-se elementos culturais, o currículo, a falta de algumas competências docentes como fatores que podem dificultar a utilização da ABP seja por parte do aluno ou do próprio docente. A partir desses resultados pode-se concluir que, o estudos demonstra a viabilidade da utilização do método, no entanto, importantes elementos presentes no processo educacional precisariam ser aperfeiçoados para que o ABP pudesse ser plenamente utilizada dentro da instituição, dessa forma, pesquisas que trabalhem elementos como a formação de professores, ou questões relacionadas a currículo poderiam contribuir no desenvolvimento do tema abordado nesse estudo. 2023-05-16T18:03:28Z 2023-05-16T18:03:28Z 2019-08-28 Dissertação SILVA, Sidnei Silva e. Título: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): identificação das dificuldades docentes para a utilização do método no curso de Engenharia Civil. Orientador: Alcebíades Negrão Macedo, coorientador: Renato Martins das Neves .2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil ) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15598. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15598 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Tecnologia UFPA Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil 1 CD ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Ensino Docentes Engenharia Civil Teaching training Civil Engineering CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO CIVIL RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL ENGENHARIA HÍDRICA |
spellingShingle |
Ensino Docentes Engenharia Civil Teaching training Civil Engineering CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO CIVIL RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL ENGENHARIA HÍDRICA SILVA, Sidnei Silva e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): identificação das dificuldades docentes para a utilização do método no curso de Engenharia Civil. |
topic_facet |
Ensino Docentes Engenharia Civil Teaching training Civil Engineering CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO CIVIL RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL ENGENHARIA HÍDRICA |
description |
The technical training of engineering teachers brings with it difficulty in mediating in an
educational process way of building knowledge, which negatively influences student
training. To minimize such effects, we used the Problem Based Learning (PBL) as an
alternative. Therefore, this paper aims to present the difficulties identified in the teacher's
perception for the use of the method in the civil engineering course through the
construction of an implementation proposal in two disciplines in a public university of
Marabá. The research is characterized as action research and was developed in eleven
cycles proposed in the disciplines. These problems were built based on the contents
offered for these subjects and a technical visit to a teaching institution that uses PBL as a
curricular basis. Besides, we used observations of similar studies developed on the use of
the PBL method. The results demonstrate the feasibility of using the technique, shown by
the good acceptance of both the teacher and the students involved in the research. Besides
that, we observed which the students have gotten excellent performance at the end of each
discipline. However, some difficulties were found: the cultural elements, the curriculum,
and the lack of some teaching skills as factors that can hinder the use of the PBL either by
the student or by the teacher himself. From these results we concluded that the studies
demonstrate the feasibility of using the method, however, essential elements present in
the educational process would need to be enhanced so that the PBL could be fully used
within the institution, such as teacher training, or curriculum-related issues could
contribute to the development of the topic addressed in this study. |
author_additional |
MACEDO, Alcebíades Negrão |
author_additionalStr |
MACEDO, Alcebíades Negrão |
format |
Dissertação |
author |
SILVA, Sidnei Silva e |
title |
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): identificação das dificuldades docentes para a utilização do método no curso de Engenharia Civil. |
title_short |
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): identificação das dificuldades docentes para a utilização do método no curso de Engenharia Civil. |
title_full |
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): identificação das dificuldades docentes para a utilização do método no curso de Engenharia Civil. |
title_fullStr |
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): identificação das dificuldades docentes para a utilização do método no curso de Engenharia Civil. |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): identificação das dificuldades docentes para a utilização do método no curso de Engenharia Civil. |
title_sort |
aprendizagem baseada em problemas (abp): identificação das dificuldades docentes para a utilização do método no curso de engenharia civil. |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2023 |
url |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15598 |
_version_ |
1787148178799198208 |
score |
11.755432 |