Tese

Entrelaces da resistência: comunicação e práticas emancipatórias de mulheres negras trançadeiras da Amazônia

This research focuses on the emancipatory practices of black women hair braiders living in Amazônia, in Belém Pará. We understand braiding activity as communicative experience of resistance, economic autonomy, and overcoming the oppressions that affect black Amazonian women. The braid, for black wom...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Raissa Lennon Nascimento
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16278
id ir-2011-16278
recordtype dspace
spelling ir-2011-162782024-09-25T15:38:26Z Entrelaces da resistência: comunicação e práticas emancipatórias de mulheres negras trançadeiras da Amazônia SOUSA, Raissa Lennon Nascimento AMORIM, Célia Regina Trindade Chagas http://lattes.cnpq.br/9650931755253248 Comunicação Mulheres negras Trançadeiras Resistência - Amazônia Communication Black women Braiders Resistance - Amazônia CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZONIA COMUNICAÇÃO This research focuses on the emancipatory practices of black women hair braiders living in Amazônia, in Belém Pará. We understand braiding activity as communicative experience of resistance, economic autonomy, and overcoming the oppressions that affect black Amazonian women. The braid, for black women and men, is not just a matter of aesthetics or vanity it represents an encounter with African ancestry and the affirmation of an historically relegated identity by a racist society. For Nilma Lino Gomes (2019), hair and body can be considered expressions of Brazilian black identity, since they are symbols of relations of violence and ethnic racial inequalities. The objective of this work is to understand, in light of communication and social sciences, the crossings that women hair braiders experience on issues concerned to racism, black identity, coloniality, ancestry, territoriality, and resistance. We understand that braiding culture in Amazônia enables singular forms of communication divergent from the logic of the capitalist and colonialist white patriarchal system. As methodological paths inspired by Kilomba (2019), we conducted an investigation focused on the individuals, through non-directive interviews (in depth) with black women hair braiders, who work in the city of Belém Pará. From the reports extracted from this dialogue, we interweave a decolonial and Afrodiasporic epistemology, in which the women's narratives are what show us the paths of research. We are supported by Muniz Sodré's (2014) notion of the organization of the bond and the “common”, Paulo Freire's (2018) critical theory, Grada Kilomba's (2019), bell hooks' (2017) and Nilma Lino Gomes' (2019) reflections on race and gender, and Zélia Amador de Deus' (2019) and Vicente Salles' (1971) perspective on blackness in Amazônia, among others. The emancipatory practices of women hair braiders happen through overcoming economic difficulties, in solidarity, in the valorization of a black, feminist, and Amazonian identity, and above all, in the communicative relationship of black ancestry promoted by braiding. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior A pesquisa tem enfoque nas práticas emancipatórias de mulheres negras trançadeiras que vivem na Amazônia paraense (Belém/Pará). Compreendemos a atividade trancista como experiência comunicativa de resistência, autonomia econômica e superação das opressões que atingem mulheres negras amazônidas. O trançado, para negras e negros, não é apenas uma questão de estética ou vaidade, representa um encontro com a ancestralidade africana e com a afirmação de uma identidade que é relegada historicamente em uma sociedade racista. Para Nilma Lino Gomes (2019), o cabelo e o corpo podem ser considerados expressões da identidade negra brasileira, uma vez que são símbolos de relações de violência e de desigualdades étnico-raciais. O objetivo deste trabalho é entender, à luz da comunicação e das ciências sociais, os atravessamentos que as mulheres trançadeiras vivem no referente a questões como racismo, identidade negra, colonialidade, ancestralidade, territorialidade e resistência. Entendemos que a cultura do trançado na Amazônia possibilita formas singulares de comunicação divergentes da lógica do sistema patriarcal branco capitalista e colonialista. Como caminhos metodológicos com inspiração em Kilomba (2019), utilizamos uma investigação centrada nos sujeitos, por meio de entrevistas não diretivas (em profundidade) com mulheres negras trancistas, que trabalham em Belém do Pará. A partir dos relatos extraídos desse diálogo, entrelaçamos uma epistemologia descolonial e afrodiaspórica, no qual as narrativas das mulheres é que nos mostram os caminhos da pesquisa. Somos amparados pela noção da organização do vínculo e do “comum” de Muniz Sodré (2014), na teoria crítica de Paulo Freire (2018), nas reflexões de raça e gênero de Grada Kilomba (2019), bell hooks (2017) e Nilma Lino Gomes (2019), e na perspectiva da negritude na Amazônia de Zélia Amador de Deus (2019) e Vicente Salles (1971), entre outros. As práticas emancipatórias das mulheres trançadeiras acontecem por meio da superação das dificuldades econômicas, na solidariedade, na valorização de uma identidade racial negra, feminista e amazônida e, sobretudo, na relação comunicativa de ancestralidade negra promovida pelo trançado. 2024-03-25T20:13:51Z 2024-03-25T20:13:51Z 2023-06-13 Tese SOUSA, Raissa Lennon Nascimento. Entrelaces da resistência: comunicação e práticas emancipatórias de mulheres negras trançadeiras da Amazônia. Orientadora: Célia Regina Trindade Chagas Amorim. 2023. 207 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16278. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16278 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia Disponível na internet via correio eletrônico: bibletras@ufpa.br
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Comunicação
Mulheres negras
Trançadeiras
Resistência - Amazônia
Communication
Black women
Braiders
Resistance - Amazônia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZONIA
COMUNICAÇÃO
spellingShingle Comunicação
Mulheres negras
Trançadeiras
Resistência - Amazônia
Communication
Black women
Braiders
Resistance - Amazônia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZONIA
COMUNICAÇÃO
SOUSA, Raissa Lennon Nascimento
Entrelaces da resistência: comunicação e práticas emancipatórias de mulheres negras trançadeiras da Amazônia
topic_facet Comunicação
Mulheres negras
Trançadeiras
Resistência - Amazônia
Communication
Black women
Braiders
Resistance - Amazônia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIALIDADES NA AMAZONIA
COMUNICAÇÃO
description This research focuses on the emancipatory practices of black women hair braiders living in Amazônia, in Belém Pará. We understand braiding activity as communicative experience of resistance, economic autonomy, and overcoming the oppressions that affect black Amazonian women. The braid, for black women and men, is not just a matter of aesthetics or vanity it represents an encounter with African ancestry and the affirmation of an historically relegated identity by a racist society. For Nilma Lino Gomes (2019), hair and body can be considered expressions of Brazilian black identity, since they are symbols of relations of violence and ethnic racial inequalities. The objective of this work is to understand, in light of communication and social sciences, the crossings that women hair braiders experience on issues concerned to racism, black identity, coloniality, ancestry, territoriality, and resistance. We understand that braiding culture in Amazônia enables singular forms of communication divergent from the logic of the capitalist and colonialist white patriarchal system. As methodological paths inspired by Kilomba (2019), we conducted an investigation focused on the individuals, through non-directive interviews (in depth) with black women hair braiders, who work in the city of Belém Pará. From the reports extracted from this dialogue, we interweave a decolonial and Afrodiasporic epistemology, in which the women's narratives are what show us the paths of research. We are supported by Muniz Sodré's (2014) notion of the organization of the bond and the “common”, Paulo Freire's (2018) critical theory, Grada Kilomba's (2019), bell hooks' (2017) and Nilma Lino Gomes' (2019) reflections on race and gender, and Zélia Amador de Deus' (2019) and Vicente Salles' (1971) perspective on blackness in Amazônia, among others. The emancipatory practices of women hair braiders happen through overcoming economic difficulties, in solidarity, in the valorization of a black, feminist, and Amazonian identity, and above all, in the communicative relationship of black ancestry promoted by braiding.
author_additional AMORIM, Célia Regina Trindade Chagas
author_additionalStr AMORIM, Célia Regina Trindade Chagas
format Tese
author SOUSA, Raissa Lennon Nascimento
title Entrelaces da resistência: comunicação e práticas emancipatórias de mulheres negras trançadeiras da Amazônia
title_short Entrelaces da resistência: comunicação e práticas emancipatórias de mulheres negras trançadeiras da Amazônia
title_full Entrelaces da resistência: comunicação e práticas emancipatórias de mulheres negras trançadeiras da Amazônia
title_fullStr Entrelaces da resistência: comunicação e práticas emancipatórias de mulheres negras trançadeiras da Amazônia
title_full_unstemmed Entrelaces da resistência: comunicação e práticas emancipatórias de mulheres negras trançadeiras da Amazônia
title_sort entrelaces da resistência: comunicação e práticas emancipatórias de mulheres negras trançadeiras da amazônia
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2024
url https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16278
_version_ 1811330198081110016
score 11.755432