/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
PROAHS: protocolo de identificação de discentes com indicadores de altas habilidades/superdotação no ensino superior
The research aimed to develop a protocol to contribute to the identification of students with indicators of high abilities/giftedness in higher education. This proposal arose from the need for protocols to identify students with indicators of high skills/giftedness in higher education, which c...
Autor principal: | REIS, Grasiano Vieira |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16282 |
id |
ir-2011-16282 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-162822024-04-12T11:36:58Z PROAHS: protocolo de identificação de discentes com indicadores de altas habilidades/superdotação no ensino superior REIS, Grasiano Vieira MARINHO, Arlete Marinho http://lattes.cnpq.br/7435727268429237 https://orcid.org/0000-0001-8194-3622 Núcleo de acessibilidade Protocolo de identificação Altas habilidades/superdotação Ensino superior Accessibility core Identification protocol High abilities/giftedness University education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM The research aimed to develop a protocol to contribute to the identification of students with indicators of high abilities/giftedness in higher education. This proposal arose from the need for protocols to identify students with indicators of high skills/giftedness in higher education, which can contribute to the creation of records for this special education audience by universities, based on the Accessibility Centers, as already pointed out in National Education Guidelines and Bases Law (LDBEN) – Law No. 9,394, of 1996 (Brazil, 1996). The epistemological bases for the research were the theories that support protocols for identifying high abilities/giftedness. The main theory of the research and educational product is Renzulli's Three Ring Model (1986). The methodology is exploratory with a qualitative nature. The educational product is a protocol, called “PROAHS: Protocol for identifying students with indicators of High Skills/Giftedness in Higher Education”, created in the format of a Portable Document Format (PDF) for presentation and availability. The platform used to create the product was Canva. The Design thinking approach was used as part of the methodological process for creating the product. The steps and content of the protocol are based on Renzulli's Three Ring Model (1986). The forms used were created and adapted from models aimed at Basic Education, since it was identified that there were no protocols for the public studied in this research in Higher Education. The protocol is organized as follows: the initial part provides a contextualization of Accessibility Cores, high abilities/giftedness and Renzulli's Three Rings Theory. After the topics, there are the five steps listed for the student identification process. The validation of the product was carried out with 06 coordinators from the Accessibility Center in the North Region and 01 coordinator from the High Skills/Giftedness Activity Center in Pará. The result pointed to the Accessibility Centers as one of the possible spaces to use the product, which it was also considered as a viable alternative for the initial identification of students in higher education institutions. Thus, the protocol is another tool to help education professionals, which aims to guarantee the right to educational assistance for students with high skills/giftedness in Higher Education, Special Education audiences. Com essa pesquisa, tivemos o objetivo de desenvolver um protocolo para contribuir com a identificação de discentes com indicadores de altas habilidades/superdotação no ensino superior. Esta proposta surgiu da necessidade desses protocolos de identificação de discentes no ensino superior, o que pode contribuir para a criação de cadastros desse público da educação especial pelas universidades, a partir dos Núcleos de Acessibilidade, como já apontado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) – Lei n° 9.394, de 1996 (Brasil, 1996). As bases epistemológicas para a pesquisa foram as teorias que fundamentam protocolos para a identificação de altas habilidades/superdotação. A teoria principal da pesquisa e do produto educacional é o Modelo dos Três Anéis de Renzulli (1986). A metodologia é do tipo exploratória de cunho qualitativo. O produto educacional é um protocolo, com o nome “PROAHS: Protocolo de identificação de discentes com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação no Ensino Superior”, confeccionado no formato de um Portable Document Format (PDF) para apresentação e disponibilização. A plataforma utilizada para a elaboração do produto foi o Canva. A abordagem do Design Thinking foi utilizada como parte do processo metodológico para a criação do produto. As etapas e o conteúdo do protocolo têm como base o Modelo dos Três Anéis de Renzulli (1986). Os formulários utilizados foram elaborados e adaptados a partir de modelos direcionados para a Educação Básica, uma vez que foi identificado não haver protocolos, no Brasil, para o público estudado nesta pesquisa no Ensino Superior. O protocolo está organizado da seguinte forma: a parte inicial traz uma contextualização sobre Núcleos de Acessibilidade, altas habilidades/superdotação e a Teoria dos Três Anéis de Renzulli. Após os tópicos, existem cinco etapas elencadas para o processo de identificação dos discentes. A validação do produto foi realizada com 06 coordenadores do Núcleo de acessibilidade da Região Norte e 01 coordenação do Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação do Pará. O resultado apontou os Núcleos de Acessibilidade, como um dos espaços possíveis para utilizar o produto, que também foi considerado como uma alternativa viável para identificação inicial de discentes nas Instituições de Ensino Superior. Assim, o protocolo é mais uma ferramenta de auxílio aos profissionais da educação, que visa garantir o direito ao atendimento educacional aos discentes com altas habilidades/superdotação no Ensino Superior, público da Educação Especial. UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia 2024-04-12T11:32:53Z 2024-04-12T11:32:53Z 2024-01-29 Dissertação REIS, Grasiano Vieira. PROAHS: protocolo de identificação de discentes com indicadores de altas habilidades/superdotação no ensino superior. Orientadora: Arlete Marinho Gonçalves. 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16282. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16282 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão UFPA Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Núcleo de acessibilidade Protocolo de identificação Altas habilidades/superdotação Ensino superior Accessibility core Identification protocol High abilities/giftedness University education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Núcleo de acessibilidade Protocolo de identificação Altas habilidades/superdotação Ensino superior Accessibility core Identification protocol High abilities/giftedness University education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM REIS, Grasiano Vieira PROAHS: protocolo de identificação de discentes com indicadores de altas habilidades/superdotação no ensino superior |
topic_facet |
Núcleo de acessibilidade Protocolo de identificação Altas habilidades/superdotação Ensino superior Accessibility core Identification protocol High abilities/giftedness University education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
The research aimed to develop a protocol to contribute to the identification of students with
indicators of high abilities/giftedness in higher education. This proposal arose from the need
for protocols to identify students with indicators of high skills/giftedness in higher education,
which can contribute to the creation of records for this special education audience by
universities, based on the Accessibility Centers, as already pointed out in National Education
Guidelines and Bases Law (LDBEN) – Law No. 9,394, of 1996 (Brazil, 1996). The
epistemological bases for the research were the theories that support protocols for identifying
high abilities/giftedness. The main theory of the research and educational product is Renzulli's
Three Ring Model (1986). The methodology is exploratory with a qualitative nature. The
educational product is a protocol, called “PROAHS: Protocol for identifying students with
indicators of High Skills/Giftedness in Higher Education”, created in the format of a Portable
Document Format (PDF) for presentation and availability. The platform used to create the
product was Canva. The Design thinking approach was used as part of the methodological
process for creating the product. The steps and content of the protocol are based on Renzulli's
Three Ring Model (1986). The forms used were created and adapted from models aimed at
Basic Education, since it was identified that there were no protocols for the public studied in
this research in Higher Education. The protocol is organized as follows: the initial part provides
a contextualization of Accessibility Cores, high abilities/giftedness and Renzulli's Three Rings
Theory. After the topics, there are the five steps listed for the student identification process.
The validation of the product was carried out with 06 coordinators from the Accessibility Center
in the North Region and 01 coordinator from the High Skills/Giftedness Activity Center in Pará.
The result pointed to the Accessibility Centers as one of the possible spaces to use the product,
which it was also considered as a viable alternative for the initial identification of students in
higher education institutions. Thus, the protocol is another tool to help education professionals,
which aims to guarantee the right to educational assistance for students with high
skills/giftedness in Higher Education, Special Education audiences. |
author_additional |
MARINHO, Arlete Marinho |
author_additionalStr |
MARINHO, Arlete Marinho |
format |
Dissertação |
author |
REIS, Grasiano Vieira |
title |
PROAHS: protocolo de identificação de discentes com indicadores de altas habilidades/superdotação no ensino superior |
title_short |
PROAHS: protocolo de identificação de discentes com indicadores de altas habilidades/superdotação no ensino superior |
title_full |
PROAHS: protocolo de identificação de discentes com indicadores de altas habilidades/superdotação no ensino superior |
title_fullStr |
PROAHS: protocolo de identificação de discentes com indicadores de altas habilidades/superdotação no ensino superior |
title_full_unstemmed |
PROAHS: protocolo de identificação de discentes com indicadores de altas habilidades/superdotação no ensino superior |
title_sort |
proahs: protocolo de identificação de discentes com indicadores de altas habilidades/superdotação no ensino superior |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2024 |
url |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16282 |
_version_ |
1796832792142675968 |
score |
11.753735 |