/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Ciência investiga: proposta de sequência de aprendizagem investigativa para formação inicial de professores de ciências
This dissertation presents the research called Ciência Investiga: Proposed Sequence of Investigative Learning for Initial Training of Science Teachers. The work was developed under the Graduate Program Creativity and Innovation in Higher Education Methodologies (PPGCIMES), in the research line Cr...
Autor principal: | SANTOS, Pedro José Matni dos |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16348 |
id |
ir-2011-16348 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-163482024-07-05T13:16:16Z Ciência investiga: proposta de sequência de aprendizagem investigativa para formação inicial de professores de ciências SANTOS, Pedro José Matni dos LOPES, Suzana Cunha http://lattes.cnpq.br/9267654589941610 https://orcid.org/0000-0002-8363-7562 Formação de Professores de Ciências Ensino por Investigação Licenciatura em Ciências Naturais Aprendizagem Investigativa Science Teacher Training Teaching by Research Degree in Natural Sciences Investigative Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM This dissertation presents the research called Ciência Investiga: Proposed Sequence of Investigative Learning for Initial Training of Science Teachers. The work was developed under the Graduate Program Creativity and Innovation in Higher Education Methodologies (PPGCIMES), in the research line Creativity and Innovation in Educational Processes and Products (CIPPE). In an introductory way, the context of Teacher Training is presented with a focus on future science teachers, with dialogues about this scenario and debates about the changes in the roles of teachers and students in the classroom. For this, we sought to understand the Training of Science Teachers and what are the challenges during the course through the survey of Natural Sciences Degree Courses (LCN) in the State of Pará, which train Science teachers to work in Elementary School II and their respective Pedagogical Projects. From bibliographical research, readings on Teaching by Research (EI) and Active Methodologies, the theoretical contribution of this work was built to propose a didactic and investigative methodology adapted to the context of Higher Education, skills to learn to investigate, investigate to learn, investigate to teach and teach to investigate among science teachers in training. Thus, it was developed, as an educational product, a Sequence of Investigative Learning (SAI) focused on the use by Higher Education teachers in the scope of Natural Sciences Degree courses for the teachers of Science of Basic Education. Understanding that the context of Initial Training of teachers in Natural Sciences is challenging, it is intended, through this product, to provide an approach that provides new experiences and skills through collaborative and investigative work. Esta dissertação apresenta a pesquisa denominada Ciência Investiga: Proposta de Sequência de Aprendizagem Investigativa para Formação Inicial de Professores de Ciências. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), na linha de pesquisa Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais (CIPPE). De forma introdutória, é apresentado o contexto da Formação Docente com enfoque nos futuros professores de Ciências, com diálogos sobre este cenário e debates sobre as mudanças nos papéis docentes e estudantes em sala de aula. Para isso, buscou-se compreender a Formação dos Professores de Ciências e quais os desafios durante o percurso por meio do levantamento dos Cursos de Licenciatura em Ciências Naturais (LCN) no Estado do Pará, que formam professores de Ciências para atuação no Ensino Fundamental II e de seus respectivos Projetos Pedagógicos. A partir de pesquisa bibliográfica, leituras sobre o Ensino por Investigação (EI) e Metodologias Ativas, foi construído o aporte teórico deste trabalho para proposição de uma metodologia didática e investigativa adaptada ao contexto do Ensino Superior, visando à formação de competências para aprender a investigar, investigar para aprender, investigar para ensinar e ensinar a investigar entre os professores de Ciências em formação. Assim, desenvolveu-se, como produto educacional, uma Sequência de Aprendizagem Investigativa (SAI) voltada à utilização por docentes do Ensino Superior no âmbito dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais para a aprendizagem de licenciandos, futuros professores de Ciências da Educação Básica. Compreendendo que o contexto de Formação Inicial de professores em Ciências Naturais é desafiador, pretende-se, por meio deste produto, disponibilizar uma abordagem que proporcione novas experiências e competências por meio do trabalho colaborativo e investigativo. 2024-07-05T13:01:14Z 2024-07-05T13:01:14Z 2024-03-20 Dissertação SANTOS, Pedro José Matni dos. Ciência investiga: proposta de sequência de aprendizagem investigativa para formação inicial de professores de ciências. Orientadora: Suzana Cunha Lopes. 2024. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16348. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16348 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão UFPA Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Formação de Professores de Ciências Ensino por Investigação Licenciatura em Ciências Naturais Aprendizagem Investigativa Science Teacher Training Teaching by Research Degree in Natural Sciences Investigative Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Formação de Professores de Ciências Ensino por Investigação Licenciatura em Ciências Naturais Aprendizagem Investigativa Science Teacher Training Teaching by Research Degree in Natural Sciences Investigative Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM SANTOS, Pedro José Matni dos Ciência investiga: proposta de sequência de aprendizagem investigativa para formação inicial de professores de ciências |
topic_facet |
Formação de Professores de Ciências Ensino por Investigação Licenciatura em Ciências Naturais Aprendizagem Investigativa Science Teacher Training Teaching by Research Degree in Natural Sciences Investigative Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
This dissertation presents the research called Ciência Investiga: Proposed Sequence of
Investigative Learning for Initial Training of Science Teachers. The work was developed under
the Graduate Program Creativity and Innovation in Higher Education Methodologies
(PPGCIMES), in the research line Creativity and Innovation in Educational Processes and
Products (CIPPE). In an introductory way, the context of Teacher Training is presented with a
focus on future science teachers, with dialogues about this scenario and debates about the
changes in the roles of teachers and students in the classroom. For this, we sought to understand
the Training of Science Teachers and what are the challenges during the course through the
survey of Natural Sciences Degree Courses (LCN) in the State of Pará, which train Science
teachers to work in Elementary School II and their respective Pedagogical Projects. From
bibliographical research, readings on Teaching by Research (EI) and Active Methodologies,
the theoretical contribution of this work was built to propose a didactic and investigative
methodology adapted to the context of Higher Education, skills to learn to investigate,
investigate to learn, investigate to teach and teach to investigate among science teachers in
training. Thus, it was developed, as an educational product, a Sequence of Investigative
Learning (SAI) focused on the use by Higher Education teachers in the scope of Natural
Sciences Degree courses for the teachers of Science of Basic Education. Understanding that the
context of Initial Training of teachers in Natural Sciences is challenging, it is intended, through
this product, to provide an approach that provides new experiences and skills through
collaborative and investigative work. |
author_additional |
LOPES, Suzana Cunha |
author_additionalStr |
LOPES, Suzana Cunha |
format |
Dissertação |
author |
SANTOS, Pedro José Matni dos |
title |
Ciência investiga: proposta de sequência de aprendizagem investigativa para formação inicial de professores de ciências |
title_short |
Ciência investiga: proposta de sequência de aprendizagem investigativa para formação inicial de professores de ciências |
title_full |
Ciência investiga: proposta de sequência de aprendizagem investigativa para formação inicial de professores de ciências |
title_fullStr |
Ciência investiga: proposta de sequência de aprendizagem investigativa para formação inicial de professores de ciências |
title_full_unstemmed |
Ciência investiga: proposta de sequência de aprendizagem investigativa para formação inicial de professores de ciências |
title_sort |
ciência investiga: proposta de sequência de aprendizagem investigativa para formação inicial de professores de ciências |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2024 |
url |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16348 |
_version_ |
1806619322204815360 |
score |
11.755432 |