/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
História local e a relação do ensino de História com o mundo do trabalho a partir de exercícios empáticos descritivos
The theme of this research is a choice result of my experience as a teacher in basic education and the discomfort of always treating the contents automatically, stuck to traditional methodologies and that often lead to the student's lack of interest in the discipline of History. This work aims to di...
Autor principal: | SILVA, Renato Miranda da |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16687 |
id |
ir-2011-16687 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-166872024-12-19T19:53:35Z História local e a relação do ensino de História com o mundo do trabalho a partir de exercícios empáticos descritivos SILVA, Renato Miranda da DIAS JÚNIOR, José do Espírito Santo http://lattes.cnpq.br/7994103518602397 Ensino de História Empatia Narrativa histórica Metodologia History teaching Empathy Historical narrative Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR ENSINO DE HISTÓRIA The theme of this research is a choice result of my experience as a teacher in basic education and the discomfort of always treating the contents automatically, stuck to traditional methodologies and that often lead to the student's lack of interest in the discipline of History. This work aims to discuss the application of the methodology of Descriptive Empathic Exercises and its results within the rural area of Thailand, in Vila Palmares, with the 8th grade classes of elementary school II, highlighting how this activity can help in the reformulation of the concepts brought by the students and how these students can understand History through their daily lives. Letters written by the students were used as tools for analysis. The concepts of historical narrative and historical empathy were used with the guidance given by the teacher. We have as a theoretical basis for the writing of this work the authors Cristòfol-Trepat (1995), Virgínia Cuesta (2015) and Peter Lee (2003) for the debate of concepts of historical narrative and historical empathy. A escolha do tema desta pesquisa é fruto de minha experiência como docente na educação básica e do incômodo de tratar os conteúdos sempre de forma automática, preso a metodologias tradicionais e que, muitas vezes, acarretam o desinteresse do aluno pela disciplina História. Este trabalho tem, por objetivo, debater a aplicação da metodologia de Exercícios Empáticos Descritivos e seus resultados dentro da zona rural de Tailândia, na Vila Palmares, com as turmas de 8º ano do ensino fundamental II, destacando de que forma esta atividade pode ajudar na reformulação dos conceitos trazidos pelos alunos e como estes discentes podem compreender a História através do seu cotidiano. Foram utilizadas, como ferramentas de análise, cartas escritas pelos alunos. Utilizou-se os conceitos de narrativa histórica e empatia história com a orientação dada pelo professor. Temos, como base teórica para a escrita deste trabalho, os autores Cristòfol-Trepat (1995), Virgínia Cuesta (2015) e Peter Lee (2003) para o debate de conceitos de narrativa histórica e empatia histórica. EMEIFSF - Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental São Felipe 2024-12-19T19:51:26Z 2024-12-19T19:51:26Z 2024-08-19 Dissertação SILVA, Renato Miranda da. História local e a relação do ensino de História com o mundo do trabalho a partir de exercícios empáticos descritivos. Orientador: José do Espírito Santo Dias Júnior. 2024. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16687. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16687 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Campus Universitário de Ananindeua UFPA Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Ensino de História Empatia Narrativa histórica Metodologia History teaching Empathy Historical narrative Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR ENSINO DE HISTÓRIA |
spellingShingle |
Ensino de História Empatia Narrativa histórica Metodologia History teaching Empathy Historical narrative Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR ENSINO DE HISTÓRIA SILVA, Renato Miranda da História local e a relação do ensino de História com o mundo do trabalho a partir de exercícios empáticos descritivos |
topic_facet |
Ensino de História Empatia Narrativa histórica Metodologia History teaching Empathy Historical narrative Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR ENSINO DE HISTÓRIA |
description |
The theme of this research is a choice result of my experience as a teacher in basic education and the discomfort of always treating the contents automatically, stuck to traditional methodologies and that often lead to the student's lack of interest in the discipline of History. This work aims to discuss the application of the methodology of Descriptive Empathic Exercises and its results within the rural area of Thailand, in Vila Palmares, with the 8th grade classes of elementary school II, highlighting how this activity can help in the reformulation of the concepts brought by the students and how these students can understand History through their daily lives. Letters written by the students were used as tools for analysis. The concepts of historical narrative and historical empathy were used with the guidance given by the teacher. We have as a theoretical basis for the writing of this work the authors Cristòfol-Trepat (1995), Virgínia Cuesta (2015) and Peter Lee (2003) for the debate of concepts of historical narrative and historical empathy. |
author_additional |
DIAS JÚNIOR, José do Espírito Santo |
author_additionalStr |
DIAS JÚNIOR, José do Espírito Santo |
format |
Dissertação |
author |
SILVA, Renato Miranda da |
title |
História local e a relação do ensino de História com o mundo do trabalho a partir de exercícios empáticos descritivos |
title_short |
História local e a relação do ensino de História com o mundo do trabalho a partir de exercícios empáticos descritivos |
title_full |
História local e a relação do ensino de História com o mundo do trabalho a partir de exercícios empáticos descritivos |
title_fullStr |
História local e a relação do ensino de História com o mundo do trabalho a partir de exercícios empáticos descritivos |
title_full_unstemmed |
História local e a relação do ensino de História com o mundo do trabalho a partir de exercícios empáticos descritivos |
title_sort |
história local e a relação do ensino de história com o mundo do trabalho a partir de exercícios empáticos descritivos |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2024 |
url |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16687 |
_version_ |
1832602587792146432 |
score |
11.755432 |