Tese

Interações discursivas e indicadores de habilidades cognitivas sem atividades experimentais investigativas de ensino e aprendizagem em um clube de ciências

The investigation teaching has been used by several teachers as a didactic-methodological strategy that aims to achieve, in addition to more effective participation of students, greater development of the teaching and learning process in several areas of education, especially in science teaching....

ver descrição completa

Autor principal: COELHO, Antonia Ediele de Freitas
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16762
id ir-2011-16762
recordtype dspace
spelling ir-2011-167622025-01-27T23:05:26Z Interações discursivas e indicadores de habilidades cognitivas sem atividades experimentais investigativas de ensino e aprendizagem em um clube de ciências COELHO, Antonia Ediele de Freitas GONÇALVES, Tadeu Oliver http://lattes.cnpq.br/6789250569319668 https://orcid.org/0000-0002-2704-5853 Interações discursivas Indicadores de habilidades cognitivas Clube de ciências Sequência de ensino investigativo Discourse interactions Cognitive ability indicators Science club Investigative teaching sequence CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS The investigation teaching has been used by several teachers as a didactic-methodological strategy that aims to achieve, in addition to more effective participation of students, greater development of the teaching and learning process in several areas of education, especially in science teaching. Thus, active teaching methodologies that use practical activities associated with manipulative actions, such as Investigative Teaching Sequences (ITS) can provide moments of Discursive Interactions (DI), in which scientific knowledge can be characterized in more evident ways. Thus, this study analyzed how the forms of DI that take place during an SEI, about concepts involving the problem of sound, cooperate with the emergence of Indicators of Cognitive Skills (ICS) in eight students participating in the Science Club “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”. We characterized this research as qualitative, using micro genetic analysis to interpret the verbalized DIs perceived in the relationships established between the monitors and the students participating in the Science Club. We tried to identify these ICS in writings and drawings produced by these students, besides elaborating and characterizing an SEI composed of five stages, having as support the concluded research and the experience of the author during the years of performance as a monitory teacher of this space. For data triangulation, we used videotaping, observation, and analysis of written and/or drawn records. The Science Club is considered a non-formal educational environment for teaching, research, and extension of didactic actions focused on Science and Mathematics in fifth and sixth-grade classes of elementary school. With the analyses performed, we identified that the skills developed by the students during the DI are continuously related to the desired proposal, and it was possible to notice ICS based, above all, on the organization, exposition, and explanation of ideas. On some occasions, we evidenced the concentration of mental resources, identification, and analysis of the hypotheses, besides the justification of the results. The generalization of the problem was also evidenced in some episodes. These ICS occur on occasions simultaneous to the IDs that express, mainly, requesting information, providing clues, mirroring, problematizing, and restructuring. O ensino por investigação vem sendo utilizado por vários professores como estratégia didáticometodológica que visa alcançar, além de participação mais efetiva dos estudantes, maior desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de diversas áreas da educação, principalmente no ensino de Ciências. Deste modo, metodologias ativas de ensino que utilizem atividades práticas associadas a ações manipulativas, como Sequências de Ensino Investigativo (SEI) podem propiciar momentos de Interações Discursivas (ID), nos quais o conhecimento científico possa ser caracterizado de maneiras mais evidentes. Assim, este estudo analisou como as formas de ID que acontecem durante uma SEI, sobre conceitos que envolvem o problema do som, cooperam para o surgimento de Indicadores de Habilidades Cognitivas (IHC) em oito alunos participantes do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”. Caracterizamos esta investigação como qualitativa, sendo utilizada a análise microgenética para interpretação das ID verbalizadas percebidas nas relações estabelecidas entre os professores monitores e os alunos participantes do Clube de Ciências. Buscamos identificar estes IHC em escritos e desenhos produzidos por esses alunos, além de elaborar e caracterizar uma SEI composta por cinco etapas, tendo como suporte as pesquisas concluídas e a vivência da autora durante os anos de atuação como professora monitora desse espaço. Para triangulação dos dados utilizamos vídeogravação, observação e análise de registros escritos e ou desenhados. O Clube de Ciências é considerado um ambiente não formal de educação destinado ao ensino, pesquisa e extensão de ações didáticas voltadas às Ciências e Matemáticas em turmas de quinto e sexto ano do ensino fundamental. Com as análises realizadas, identificamos que as habilidades desenvolvidas pelos estudantes durante as ID se relacionam continuamente a proposta almejada, sendo possível percebermos IHC baseadas, sobretudo, na organização, exposição e explicação das ideias. Em algumas ocasiões evidenciamos a concentração dos recursos mentais, identificação e análise das hipóteses, além de justificativa dos resultados. A generalização do problema também foi evidenciada em alguns episódios. Esses IHC ocorrem em ocasiões simultâneas às ID que expressam, principalmente solicitação de informações, fornecimento de pistas, reespelhamento, problematização e reestruturação. UFPA - Universidade Federal do Pará 2025-01-27T23:04:57Z 2025-01-27T23:04:57Z 2022-03-17 Tese COELHO, Antonia Ediele de Freitas. Interações discursivas e indicadores de habilidades cognitivas sem atividades experimentais investigativas de ensino e aprendizagem em um clube de ciências. Orientador: Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves. 2022. 196 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16762. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16762 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Interações discursivas
Indicadores de habilidades cognitivas
Clube de ciências
Sequência de ensino investigativo
Discourse interactions
Cognitive ability indicators
Science club
Investigative teaching sequence
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
spellingShingle Interações discursivas
Indicadores de habilidades cognitivas
Clube de ciências
Sequência de ensino investigativo
Discourse interactions
Cognitive ability indicators
Science club
Investigative teaching sequence
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
COELHO, Antonia Ediele de Freitas
Interações discursivas e indicadores de habilidades cognitivas sem atividades experimentais investigativas de ensino e aprendizagem em um clube de ciências
topic_facet Interações discursivas
Indicadores de habilidades cognitivas
Clube de ciências
Sequência de ensino investigativo
Discourse interactions
Cognitive ability indicators
Science club
Investigative teaching sequence
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESPAÇOS DE DIVERSIDADE DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
description The investigation teaching has been used by several teachers as a didactic-methodological strategy that aims to achieve, in addition to more effective participation of students, greater development of the teaching and learning process in several areas of education, especially in science teaching. Thus, active teaching methodologies that use practical activities associated with manipulative actions, such as Investigative Teaching Sequences (ITS) can provide moments of Discursive Interactions (DI), in which scientific knowledge can be characterized in more evident ways. Thus, this study analyzed how the forms of DI that take place during an SEI, about concepts involving the problem of sound, cooperate with the emergence of Indicators of Cognitive Skills (ICS) in eight students participating in the Science Club “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”. We characterized this research as qualitative, using micro genetic analysis to interpret the verbalized DIs perceived in the relationships established between the monitors and the students participating in the Science Club. We tried to identify these ICS in writings and drawings produced by these students, besides elaborating and characterizing an SEI composed of five stages, having as support the concluded research and the experience of the author during the years of performance as a monitory teacher of this space. For data triangulation, we used videotaping, observation, and analysis of written and/or drawn records. The Science Club is considered a non-formal educational environment for teaching, research, and extension of didactic actions focused on Science and Mathematics in fifth and sixth-grade classes of elementary school. With the analyses performed, we identified that the skills developed by the students during the DI are continuously related to the desired proposal, and it was possible to notice ICS based, above all, on the organization, exposition, and explanation of ideas. On some occasions, we evidenced the concentration of mental resources, identification, and analysis of the hypotheses, besides the justification of the results. The generalization of the problem was also evidenced in some episodes. These ICS occur on occasions simultaneous to the IDs that express, mainly, requesting information, providing clues, mirroring, problematizing, and restructuring.
author_additional GONÇALVES, Tadeu Oliver
author_additionalStr GONÇALVES, Tadeu Oliver
format Tese
author COELHO, Antonia Ediele de Freitas
title Interações discursivas e indicadores de habilidades cognitivas sem atividades experimentais investigativas de ensino e aprendizagem em um clube de ciências
title_short Interações discursivas e indicadores de habilidades cognitivas sem atividades experimentais investigativas de ensino e aprendizagem em um clube de ciências
title_full Interações discursivas e indicadores de habilidades cognitivas sem atividades experimentais investigativas de ensino e aprendizagem em um clube de ciências
title_fullStr Interações discursivas e indicadores de habilidades cognitivas sem atividades experimentais investigativas de ensino e aprendizagem em um clube de ciências
title_full_unstemmed Interações discursivas e indicadores de habilidades cognitivas sem atividades experimentais investigativas de ensino e aprendizagem em um clube de ciências
title_sort interações discursivas e indicadores de habilidades cognitivas sem atividades experimentais investigativas de ensino e aprendizagem em um clube de ciências
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2025
url https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16762
_version_ 1832602359825432576
score 11.755432