Dissertação

Elaboração e avaliação de um guia didático para inspirar e estimular a produção de ideias d e pesquisas de iniciação científica infantojuvenis

Several contemporary researchers in the field of science education have advocated for the use of constructivist educational approaches. This involves a teaching and learning process centered on problem-solving strategies that stimulate interactive dialogue, clarification, and argumentation about...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, Aerton Francisco de
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16763
id ir-2011-16763
recordtype dspace
spelling ir-2011-167632025-04-14T13:52:22Z Elaboração e avaliação de um guia didático para inspirar e estimular a produção de ideias d e pesquisas de iniciação científica infantojuvenis LIMA, Aerton Francisco de Brabo, Jesus de Nazaré Cardoso http://lattes.cnpq.br/8186834432543140 https://orcid.org/0000-0001-6757-0540 Iniciação científica infantojuvenil Produto educacional Construtivismo Scientific initiation for children and young people Educational product Constructivism CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::OUTROS::CIENCIAS CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS Several contemporary researchers in the field of science education have advocated for the use of constructivist educational approaches. This involves a teaching and learning process centered on problem-solving strategies that stimulate interactive dialogue, clarification, and argumentation about different ideas, as well as fostering students' autonomous learning. The so-called youth scientific initiation is part of these constructivist teaching strategies and is typically intuitively employed by teachers who engage their students in research projects intended for school science fairs and exhibitions. Engaging in youth scientific initiation activities (YSIA) has been highlighted as crucial for enhancing students' scientific literacy. To contribute to research on the potential benefits and ways of implementing YSIA activities in basic education schools, this study aimed to evaluate the impact of using recommendations proposed in a didactic guide with suggestions for teachers regarding the development and implementation of such projects. The results of content analysis from questionnaires and research schemes presented by groups of students from two classes in the first year of high school at a public school in Redenção, Pará, Brazil revealed some evidence that supports the hypothesis that using certain inspiring examples of YSIA research — appropriately presented by teachers in the classroom — can help high school students create YSIA project schemes that are sufficiently clear and scientifically appropriate. Consequently, these schemes can be refined into viable YSIA research proposals, considering the available time, space, infrastructure, and cognitive level of the students. Based on the analyzed data, this research has produced an educational product titled "Iniciação Científica Infantojuvenil: exemplos inspiradores e sugestões práticas", aimed at educators and students in basic education. Diversos pesquisadores contemporâneos – do campo de ensino-aprendizagem de ciências – têm defendido o uso de abordagens de educação de natureza construtivista. Ou seja, um processo de ensino-aprendizagem centrado em estratégias de resolução de problemas que estimulem o diálogo interativo, explicitação e argumentação sobre diferentes ideias e a aprendizagem autônoma dos estudantes. A chamada iniciação científica infantojuvenil faz parte desse conjunto de estratégias de ensino de natureza construtivista e, geralmente, é intuitivamente utilizada por professores que desenvolvem trabalhos de investigação com seus alunos para serem apresentados em feiras e mostras de ciências escolares. A vivência de atividades de iniciação científica infantojuvenil (ICIJ) tem sido evidenciada como essencial para aperfeiçoamento do letramento científico dos estudantes. Com o intuito de contribuir para a linha de pesquisa sobre os eventuais benefícios e maneiras de implementar atividades de iniciação científica infantojuvenil em escolas de educação básica, esta pesquisa visou avaliar o impacto do uso de recomendações propostas em guia didático com sugestões para os professores a respeito de elaboração e implementação desse tipo de projetos. Os resultados das análise de conteúdo de questionários e esquemas de pesquisa, apresentados por grupos de alunos de duas turmas da primeira série do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de Redenção/PA, mostraram algumas evidências que corroboram a hipótese de que uso de certos exemplos inspiradores de pesquisas de ICIJ – adequadamente apresentados por professores em sala de aula – podem ajudar estudantes do Ensino Médio a criar esquemas de projetos de ICIJ suficientemente claros e cientificamente apropriados. Logo, esses esquemas podem ser aperfeiçoados para se transformar em propostas de pesquisa ICIJ viáveis, dentro das condições de tempo, espaço, infraestrutura disponíveis e nível cognitivo dos estudantes. Com base nos dados analisados, esta pesquisa gerou um produto educacional intitulado "Iniciação Científica Infantojuvenil: exemplos inspiradores e sugestões práticas", destinado aos docentes e discentes da educação básica. SEDUC/PA e SEMEC/REDENÇÃO/PA – Secretria de Educação do Estado do Pará 2025-01-28T00:07:19Z 2025-01-28T00:07:19Z 2024-05-17 Dissertação LIMA, Aerton Francisco de. Elaboração e avaliação de um guia didático para inspirar e estimular a produção de ideias d e pesquisas de iniciação científica infantojuvenis. Orientador: Prof. Dr. Jesus Cardoso Brabo. 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16763. Acesso em:. https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16763 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Iniciação científica infantojuvenil
Produto educacional
Construtivismo
Scientific initiation for children and young people
Educational product
Constructivism
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
spellingShingle Iniciação científica infantojuvenil
Produto educacional
Construtivismo
Scientific initiation for children and young people
Educational product
Constructivism
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
LIMA, Aerton Francisco de
Elaboração e avaliação de um guia didático para inspirar e estimular a produção de ideias d e pesquisas de iniciação científica infantojuvenis
topic_facet Iniciação científica infantojuvenil
Produto educacional
Construtivismo
Scientific initiation for children and young people
Educational product
Constructivism
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
description Several contemporary researchers in the field of science education have advocated for the use of constructivist educational approaches. This involves a teaching and learning process centered on problem-solving strategies that stimulate interactive dialogue, clarification, and argumentation about different ideas, as well as fostering students' autonomous learning. The so-called youth scientific initiation is part of these constructivist teaching strategies and is typically intuitively employed by teachers who engage their students in research projects intended for school science fairs and exhibitions. Engaging in youth scientific initiation activities (YSIA) has been highlighted as crucial for enhancing students' scientific literacy. To contribute to research on the potential benefits and ways of implementing YSIA activities in basic education schools, this study aimed to evaluate the impact of using recommendations proposed in a didactic guide with suggestions for teachers regarding the development and implementation of such projects. The results of content analysis from questionnaires and research schemes presented by groups of students from two classes in the first year of high school at a public school in Redenção, Pará, Brazil revealed some evidence that supports the hypothesis that using certain inspiring examples of YSIA research — appropriately presented by teachers in the classroom — can help high school students create YSIA project schemes that are sufficiently clear and scientifically appropriate. Consequently, these schemes can be refined into viable YSIA research proposals, considering the available time, space, infrastructure, and cognitive level of the students. Based on the analyzed data, this research has produced an educational product titled "Iniciação Científica Infantojuvenil: exemplos inspiradores e sugestões práticas", aimed at educators and students in basic education.
author_additional Brabo, Jesus de Nazaré Cardoso
author_additionalStr Brabo, Jesus de Nazaré Cardoso
format Dissertação
author LIMA, Aerton Francisco de
title Elaboração e avaliação de um guia didático para inspirar e estimular a produção de ideias d e pesquisas de iniciação científica infantojuvenis
title_short Elaboração e avaliação de um guia didático para inspirar e estimular a produção de ideias d e pesquisas de iniciação científica infantojuvenis
title_full Elaboração e avaliação de um guia didático para inspirar e estimular a produção de ideias d e pesquisas de iniciação científica infantojuvenis
title_fullStr Elaboração e avaliação de um guia didático para inspirar e estimular a produção de ideias d e pesquisas de iniciação científica infantojuvenis
title_full_unstemmed Elaboração e avaliação de um guia didático para inspirar e estimular a produção de ideias d e pesquisas de iniciação científica infantojuvenis
title_sort elaboração e avaliação de um guia didático para inspirar e estimular a produção de ideias d e pesquisas de iniciação científica infantojuvenis
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2025
url https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16763
_version_ 1832602919877214208
score 11.755432