Dissertação

As representações sociais sobre o ensino de psicologia da educação e suas contribuições para a formação do educador

This works intends to study the social representaions os licentiaship courses of Universidade Federal do Pará about the teach of Psychology of Education. This study is based in the theorecal-methodological reference of social representations (moscovician reference os Social Psychology) to analyse th...

ver descrição completa

Autor principal: RODRIGUES, Sônia Eli Cabral
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1678
id ir-2011-1678
recordtype dspace
spelling ir-2011-16782018-08-23T18:13:55Z As representações sociais sobre o ensino de psicologia da educação e suas contribuições para a formação do educador The social representations on the education of psychology of the education and its contributions for the formation of the educator RODRIGUES, Sônia Eli Cabral NASCIMENTO, Ivany Pinto http://lattes.cnpq.br/6649004854958284 Psicologia educacional Professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL This works intends to study the social representaions os licentiaship courses of Universidade Federal do Pará about the teach of Psychology of Education. This study is based in the theorecal-methodological reference of social representations (moscovician reference os Social Psychology) to analyse the prodution of meanings, that are partake by students, about the teach of this discipline at UFPA (campus of Belém). By support of this theory, we begin thinking that knowledg are produces and elaborated, in the common sense, in the division social groups and orient thinkings, feelings and actis of these groups. Seventh students, that made the dispcipline, of six licenciateaship courses of UFPA Belém, participated in this study. We used in the basis collection two differents: the questionaire with mixture questions and the technic of focus group. The basis passed by a quantitative and qualitative treatment based in the statical analysis ad content analysis of Bardin (1977), what possibilited us to verify that social representations fo students, about the teach of Psychology Education, are in common meaning of this way: the students show that discipline has add with psychological knowledges (psychological theories, learning and development process) that can be applied to pratice of education; they consider teach of Psychology Positive, but they feel the deficiency of articulation between the contents od discipline, the educational reality, the courses specicific contents and the realtion between pedagoci theory and pratice. These basis about the teach of Psychology shows that discipline can contribute much more to formation of teachers, articulating of integrate way the dimensions of learning-tech process that are the content os Psychlogy of Education, in the way of pedagogic work and in the objective of to form teachers, These social representations of etudents are important because gives support to reflections, debates and propositions about the teach of Psychology of Education in the licenciatechip courses of UFPA. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O presente trabalho tem como objetivo o estudo das representações sociais dos estudantes de licenciatura da Universidade Federal do Pará sobre o ensino de Psicologia da Educação. Este estudo apoiou-se no referencial teórico-metodológico das Representações Sociais (sob a ótica moscoviciana da Psicologia Social) para analisar a produção de significados que são compartilhadas pelos estudantes sobre o ensino desta disciplina no Campus de Belém. Com base nesta teoria, partimos do pressuposto que os conhecimentos são produzidos e elaborados no senso comum, na partilha dos grupos sociais e orientam pensamentos, sentimentos e ações dos mesmos. Neste estudo, participaram 70 estudantes egressos da disciplina, de seis cursos de licenciatura desta instituição. Utilizamos, na coleta de dados, dois instrumentos distintos, o questionário com perguntas mistas e a técnica do grupo focal. Os dados passaram por um tratamento quantitativo e qualitativo, com base na análise estatística e na análise de conteúdo de Bardin (1977), o que possibilitou-nos constatar que as representações sociais dos licenciandos sobre o ensino de Psicologia da Educação se inscrevem em significados consensuais da seguinte forma: os estudantes revelam que a disciplina tem contribuído com conhecimentos psicológicos (teorias psicológicas, processos de aprendizagem e desenvolvimento) que podem ser aplicados à prática educativa; avaliam positivamente o ensino de Psicologia, contudo, ressentem a falta de articulação dos conteúdos com a realidade educacional, com os conteúdos específicos dos cursos, e a inter-relação teoria e prática pedagógica. Estas imagens sobre o ensino de psicologia revelam que esta disciplina pode contribuir muito mais com a formação de professores, revendo e articulando de modo integrado as dimensões do processo de ensino-aprendizagem que se inscrevem no conteúdo da Psicologia da Educação, na forma do trabalho pedagógico e na finalidade da formação docente. Estas representações sociais dos licenciandos são importantes, pois oferecem subsídios significativos para reflexões, debates e proposições sobre o ensino de Psicologia da Educação nos currículos de licenciaturas da UFPA. 2011-03-23T21:19:16Z 2011-03-23T21:19:16Z 2006-08-18 Dissertação RODRIGUES, Sônia Eli Cabral. As representações sociais sobre o ensino de psicologia da educação e suas contribuições pra a formação do educador. 2006. 159 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1678 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Psicologia educacional
Professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Psicologia educacional
Professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
RODRIGUES, Sônia Eli Cabral
As representações sociais sobre o ensino de psicologia da educação e suas contribuições para a formação do educador
topic_facet Psicologia educacional
Professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description This works intends to study the social representaions os licentiaship courses of Universidade Federal do Pará about the teach of Psychology of Education. This study is based in the theorecal-methodological reference of social representations (moscovician reference os Social Psychology) to analyse the prodution of meanings, that are partake by students, about the teach of this discipline at UFPA (campus of Belém). By support of this theory, we begin thinking that knowledg are produces and elaborated, in the common sense, in the division social groups and orient thinkings, feelings and actis of these groups. Seventh students, that made the dispcipline, of six licenciateaship courses of UFPA Belém, participated in this study. We used in the basis collection two differents: the questionaire with mixture questions and the technic of focus group. The basis passed by a quantitative and qualitative treatment based in the statical analysis ad content analysis of Bardin (1977), what possibilited us to verify that social representations fo students, about the teach of Psychology Education, are in common meaning of this way: the students show that discipline has add with psychological knowledges (psychological theories, learning and development process) that can be applied to pratice of education; they consider teach of Psychology Positive, but they feel the deficiency of articulation between the contents od discipline, the educational reality, the courses specicific contents and the realtion between pedagoci theory and pratice. These basis about the teach of Psychology shows that discipline can contribute much more to formation of teachers, articulating of integrate way the dimensions of learning-tech process that are the content os Psychlogy of Education, in the way of pedagogic work and in the objective of to form teachers, These social representations of etudents are important because gives support to reflections, debates and propositions about the teach of Psychology of Education in the licenciatechip courses of UFPA.
author_additional NASCIMENTO, Ivany Pinto
author_additionalStr NASCIMENTO, Ivany Pinto
format Dissertação
author RODRIGUES, Sônia Eli Cabral
title As representações sociais sobre o ensino de psicologia da educação e suas contribuições para a formação do educador
title_short As representações sociais sobre o ensino de psicologia da educação e suas contribuições para a formação do educador
title_full As representações sociais sobre o ensino de psicologia da educação e suas contribuições para a formação do educador
title_fullStr As representações sociais sobre o ensino de psicologia da educação e suas contribuições para a formação do educador
title_full_unstemmed As representações sociais sobre o ensino de psicologia da educação e suas contribuições para a formação do educador
title_sort as representações sociais sobre o ensino de psicologia da educação e suas contribuições para a formação do educador
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2011
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1678
_version_ 1787148146940313600
score 11.653393