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Dissertação
Universidade território indígena: política de acesso e permanência para estudantes indígenas na UFPA
Esta investigação discute a Política de Ação Afirmativa com recorte na política de acesso e permanência implementada pela Universidade Federal do Pará para estudantes indígenas. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a efetividade da política de Permanência para estudantes indígenas na UF...
Autor principal: | FERREIRA, Darlene Branches |
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Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16965 |
Resumo: |
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Esta investigação discute a Política de Ação Afirmativa com recorte na política de acesso e
permanência implementada pela Universidade Federal do Pará para estudantes indígenas. A
pesquisa tem como objetivo geral analisar a efetividade da política de Permanência para
estudantes indígenas na UFPA, e como objetivos específicos, identificar os principais fatores
de sucesso e evasão acadêmica entre os estudantes indígenas; conhecer as estratégias de ação
da universidade para garantir a permanência dos estudantes indígenas e identificar as ações
realizadas pela Associação de Povos Indígenas Estudantes na UFPA (APYEUFPA). É uma
pesquisa de tipo explicativa, com abordagem quanti/qualitativa, sendo utilizada para a coleta
de dados as técnicas de documentação e entrevista semi-estruturada, aplicadas presencialmente.
A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Pará- Campus Belém, e teve como universo
estudantes indígenas ingressantes no período de 2019 a 2021, e profissionais da gestão da
política de permanência na instituição. Trabalhou-se com uma amostra de 08 sujeitos, destes 06
indígenas e 02 gestores. Foram aplicadas oito entrevistas semi-estruturadas (duas na fase
exploratória e seis na segunda fase), com perguntas abertas e fechadas, estruturadas em dois
tópicos: Identificação e Universidade. Foi utilizada a análise de conteúdo como ferramenta de
análise e discussão dos dados. Acesso e vivências na Universidade; Desafios para a
permanência de estudantes indígenas na UFPA e, Implementação da Política: atuação da
SAEST E APYEUFPA, foram os tópicos discutidos, obtendo os seguintes resultados: houve
avanços importantes na política de acesso, expressa principalmente na construção coletiva do
edital do PSE-IQ; no entanto é preciso avançar em aspectos como número de vagas ofertadas;
sobre o significado do ingresso na universidade, os estudantes indígenas reconhecem-se
inseridos numa coletividade, por isso as necessidades dos seus territórios são a principal
motivação para continuarem no curso; além disso o ingresso dos povos indígenas na
universidade é o resgate de um direito negado historicamente. Os principais desafios postos aos
estudantes indígenas referem-se a: dificuldade de acompanhamento dos conteúdos das
disciplinas; práticas racistas na instituição; falta de recursos financeiros para a manutenção
material. O acesso aos auxílios e serviços disponibilizados pela instituição é considerado um
dos maiores desafios, provocado principalmente pelas questões burocráticas. A APYEUFPA é
a principal ferramenta de luta dos estudantes indígenas na UFPA. Conclui-se, que a política de
permanência é discutida a partir da política de assistência, principalmente do acesso aos auxílios
financeiros. A sobrevivência material é a principal demanda dos estudantes indígenas. Cabe à
Universidade a implementação de ações mais incisivas de enfrentamento ao racismo na
instituição. Identificou-se ainda que os seguidos cortes de investimentos na área da educação
impactaram a política de assistência nas universidades. O ingresso dos povos indígenas ao
ensino superior fortalece as lutas nos territórios, bem como provoca a universidade a repensar
suas práticas excludentes e classistas, configurando assim a universidade em um território em
disputa e em construção. |