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Tese
Da promoção da cartografia das línguas indígenas na universidade á construção de diretrizes para uma política linguística institucional multilíngue
O processo histórico de construção das políticas de ingresso e permanência dos estudantes indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) demonstra o exercício de diálogo existente entre a instituição, os estudantes indígenas e o movimento indígena da região. Em 2023 a Ufopa era a únic...
Autor principal: | LEITE, Marília Fernanda Pereira |
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Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17076 |
Resumo: |
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O processo histórico de construção das políticas de ingresso e permanência dos estudantes
indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) demonstra o exercício de diálogo
existente entre a instituição, os estudantes indígenas e o movimento indígena da região. Em
2023 a Ufopa era a única universidade federal do Estado do Pará que não possuía uma resolução
ou documento normativo de Política Linguística, o que nos levou a delinear como objeto de
estudo as Políticas Linguísticas Institucionais na perspectiva das línguas indígenas. Nosso
objetivo foi contribuir com a redução de pesquisas e dados institucionais quanto à realidade
linguística dos estudantes indígenas da instituição. Por essa razão, a presente pesquisa inserese em uma área emergente das Políticas Linguísticas (Calvet, 2007) denominada Política e
Planejamento Linguístico para a Ciência e a Educação Superior - PPLICES (Oliveira et al.,
2017; Jesus, 2020). Realiza-se aqui um estudo de caso com abordagem etnográfica (Larchert,
2017; André, 2013; Mattos, 2011), a base teórica envolve, principalmente, os estudos sobre
Políticas linguísticas educacionais (Maher, 2010; Guimarães, 2020); Direitos linguísticos
(Abreu, 2020; Oliveira, 2003; Morello, 2012); Ensino superior indígena (Baniwa, 2019; Vaz
Filho, 2010); Interculturalidade (Ponso, 2018; Walsh, 2009; Candau, 2009) e Línguas indígenas
brasileiras (D’Angelis, 2012; Meirelles, 2020; Rodrigues, 1994; Rubim, 2016). Os
procedimentos metodológicos se deram em quatro etapas: 1ª etapa) mapeamento dos povos e
línguas indígenas presentes na Ufopa; 2ª etapa) elaboração do material educativo do curso “A
cartografia das línguas indígenas da Ufopa” e dos questionários voltados para a comunidade
acadêmica não indígena; 3º etapa) realização do curso e análise dos questionários quanto aos
significados atribuídos às línguas e povos indígenas da instituição; 4ª etapa) elaboração de
diretrizes quanto às línguas indígenas na política linguística institucional. Na primeira etapa
mapearam-se 21 (vinte e um) povos indígenas e 11 (onze) línguas indígenas no corpo discente
da instituição. No total, 182 participantes não indígenas responderam os questionários: 158
estudantes (87%), 18 professores (10%) e 6 técnicas (3%). Os resultados do tratamento
estatístico apontaram que a comunidade acadêmica desconhece a diversidade étnica e
linguística da instituição. Dos estudantes que participaram do estudo: 32% afirmaram não fazer
atividades acadêmicas com indígenas e 51% apontaram a necessidade de atividades de
acolhimento para melhorar a interação entre indígenas e não indígenas. Dos professores
participantes: 78% apontaram que estavam atendendo indígenas com dificuldade em língua
portuguesa no semestre e 67% avaliaram como regular a capacidade de apresentação em
trabalhos expositivos. Das servidoras técnicas participantes: 50% afirmaram enfrentar
dificuldades em se comunicar com estudantes indígenas; todas foram categóricas ao apontar
não terem tido treinamento para atender o público indígena e ser a língua o maior desafio da
interação com os estudantes indígenas. Nossas análises apontaram que o planejamento do
processo de internacionalização da Ufopa, bem como o planejamento linguístico institucional,
se promoverem as línguas locais no ambiente acadêmico poderão impactar positivamente no
percurso acadêmico dos estudantes indígenas. Para a execução da presente proposta de tese,
obtivemos apoio financeiro do Comitê Gestor de Programas Institucionais da Ufopa via Edital
Nº 001/2023 do Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão (PEEx/Ufopa). |