/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O papel do Circuito Mínimo de Atividades no desenvolvimento da compreensão leitora de textos do gênero conto de terror: uma experiência em uma turma do 8º ano da Escola de Aplicação da UFPA
Reading is essential not only for academic life but also for citizenship beyond it. A student's ability to read both textual and contextual cues critically impacts their participation in society and their exercise of full citizenship. Therefore, it is essential to provide students with activities...
Autor principal: | MEDEIROS, Simone Cristina Duarte |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17091 |
id |
ir-2011-17091 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-170912025-03-27T15:31:00Z O papel do Circuito Mínimo de Atividades no desenvolvimento da compreensão leitora de textos do gênero conto de terror: uma experiência em uma turma do 8º ano da Escola de Aplicação da UFPA MEDEIROS, Simone Cristina Duarte OLIVEIRA, Márcia Andréa Almeida de http://lattes.cnpq.br/5128172948571987 Compreensão leitora Circuito Mínimo de Atividades Habilidades de leitura Reading comprehension Minimum Activity Circuit Reading skills CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO LINGUAGENS E LETRAMENTOS Reading is essential not only for academic life but also for citizenship beyond it. A student's ability to read both textual and contextual cues critically impacts their participation in society and their exercise of full citizenship. Therefore, it is essential to provide students with activities that contribute to the development of their reading comprehension. With this in mind, this research seeks to answer the following research question: How does working with reading mediated by the Minimum Activity Circuit (MAC) enable the development of reading comprehension of horror story texts by 8th-grade students from a UFPA Application School? To address this, our general objective is to analyze the effects of the MAC on the learning of reading horror stories. Considering this question, we conducted research characterized as action research, qualitative-interpretive, quantitative, and applied in nature, situated in the field of language didactics. We took as theoretical references the conception of textual genres by Dolz and Schneuwly (2004), the Minimum Activity Circuit (MAC) by Cordeiro and Liaudet (2021) and Cordeiro (2013), reading by Solé (1998) and Freire (2003), reading comprehension by Kleiman (2002, 2004) and Koch and Elias (2014), as well as Gotlib (2006) on the theory of the short story. We conducted a comparative study between the three classes that participated in the investigation. In one of them, we implemented an intervention proposal based on the MAC and conducted four reading tests, which were subsequently analyzed. In the other two, we only apply the four tests. The results of this research indicate that the class in which the MAC was implemented achieved more consistent performance in reading comprehension tests throughout the research, being the only one among the three to show continuous progress, which can be understood as signs of learning and of the development of students' reading skills. A leitura é essencial não apenas para a vida escolar, mas também para toda vida cidadã fora dela. A vida do aluno como um todo passará pela sua capacidade de ler a palavra e de ler o mundo. A sua participação ativa na sociedade e o seu pleno exercício da cidadania dependerão do domínio da prática de leitura. Portanto, é imprescindível possibilitar aos alunos atividades que contribuam para o desenvolvimento da compreensão leitora deles. Levando isso em consideração, neste trabalho, busco responder a esta pergunta de pesquisa: De que forma o trabalho com leitura mediado pelo Circuito Mínimo de Atividades (CMA) possibilita o desenvolvimento da compreensão leitora de textos do gênero conto de terror, de alunos do 8º do Ensino Fundamental de uma Escola de Aplicação da UFPA?. Almejando responder a essa pergunta, temos como objetivo geral analisar os efeitos do CMA na aprendizagem de leitura de contos de terror. Com base nessa questão, realizamos uma pesquisa caracterizada como pesquisa-ação, qualitativa-interpretativa e quantitativa e de natureza aplicada, situada no campo da didática das línguas. Tomamos como referencial teórico a concepção de gêneros textuais de Dolz e Schneuwly (2004), de Circuito Mínimo de Atividades (CMA) de Cordeiro e Liaudet (2021) e Cordeiro (2013), de leitura de Solé (1998) e Freire (2003), de compreensão leitora de Kleiman (2002, 2004) e Koch e Elias (2014), bem como de Gotlib (2006), sobre a teoria do conto. Realizamos um estudo comparativo entre as três turmas que participaram da investigação. Em uma delas implementamos, uma proposta de intervenção com base no CMA e realizamos quatro testes de leitura, que foram posteriormente analisados. Nas outras duas, aplicamos apenas os quatro testes. Os resultados dessa pesquisa apontam que a turma em que o CMA foi implementado obteve desempenho mais consistente nos testes de compreensão leitora, ao longo da pesquisa; sendo a única, entre as três, a apresentar avanços contínuos, o que pode ser compreendido como indícios de aprendizagem e do desenvolvimento de habilidades de leitura dos alunos. EAUFPA - Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará 2025-03-25T11:14:16Z 2025-03-25T11:14:16Z 2024-10-10 Dissertação MEDEIROS, Simone Cristina Duarte. O papel do Circuito Mínimo de Atividades no desenvolvimento da compreensão leitora de textos do gênero conto de terror: uma experiência em uma turma do 8º ano da Escola de Aplicação da UFPA. Orientadora: Márcia Andréa Almeida de Oliveira. 2024. 325 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17091. Acesso em: . https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17091 por Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional Disponível na internet via correio eletrônico: bibletras@ufpa.br |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Compreensão leitora Circuito Mínimo de Atividades Habilidades de leitura Reading comprehension Minimum Activity Circuit Reading skills CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO LINGUAGENS E LETRAMENTOS |
spellingShingle |
Compreensão leitora Circuito Mínimo de Atividades Habilidades de leitura Reading comprehension Minimum Activity Circuit Reading skills CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO LINGUAGENS E LETRAMENTOS MEDEIROS, Simone Cristina Duarte O papel do Circuito Mínimo de Atividades no desenvolvimento da compreensão leitora de textos do gênero conto de terror: uma experiência em uma turma do 8º ano da Escola de Aplicação da UFPA |
topic_facet |
Compreensão leitora Circuito Mínimo de Atividades Habilidades de leitura Reading comprehension Minimum Activity Circuit Reading skills CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO LINGUAGENS E LETRAMENTOS |
description |
Reading is essential not only for academic life but also for citizenship beyond it. A student's
ability to read both textual and contextual cues critically impacts their participation in society
and their exercise of full citizenship. Therefore, it is essential to provide students with activities
that contribute to the development of their reading comprehension. With this in mind, this
research seeks to answer the following research question: How does working with reading
mediated by the Minimum Activity Circuit (MAC) enable the development of reading
comprehension of horror story texts by 8th-grade students from a UFPA Application School?
To address this, our general objective is to analyze the effects of the MAC on the learning of
reading horror stories. Considering this question, we conducted research characterized as action
research, qualitative-interpretive, quantitative, and applied in nature, situated in the field of
language didactics. We took as theoretical references the conception of textual genres by Dolz
and Schneuwly (2004), the Minimum Activity Circuit (MAC) by Cordeiro and Liaudet (2021)
and Cordeiro (2013), reading by Solé (1998) and Freire (2003), reading comprehension by
Kleiman (2002, 2004) and Koch and Elias (2014), as well as Gotlib (2006) on the theory of the
short story. We conducted a comparative study between the three classes that participated in
the investigation. In one of them, we implemented an intervention proposal based on the MAC
and conducted four reading tests, which were subsequently analyzed. In the other two, we only
apply the four tests. The results of this research indicate that the class in which the MAC was
implemented achieved more consistent performance in reading comprehension tests throughout
the research, being the only one among the three to show continuous progress, which can be
understood as signs of learning and of the development of students' reading skills. |
author_additional |
OLIVEIRA, Márcia Andréa Almeida de |
author_additionalStr |
OLIVEIRA, Márcia Andréa Almeida de |
format |
Dissertação |
author |
MEDEIROS, Simone Cristina Duarte |
title |
O papel do Circuito Mínimo de Atividades no desenvolvimento da compreensão leitora de textos do gênero conto de terror: uma experiência em uma turma do 8º ano da Escola de Aplicação da UFPA |
title_short |
O papel do Circuito Mínimo de Atividades no desenvolvimento da compreensão leitora de textos do gênero conto de terror: uma experiência em uma turma do 8º ano da Escola de Aplicação da UFPA |
title_full |
O papel do Circuito Mínimo de Atividades no desenvolvimento da compreensão leitora de textos do gênero conto de terror: uma experiência em uma turma do 8º ano da Escola de Aplicação da UFPA |
title_fullStr |
O papel do Circuito Mínimo de Atividades no desenvolvimento da compreensão leitora de textos do gênero conto de terror: uma experiência em uma turma do 8º ano da Escola de Aplicação da UFPA |
title_full_unstemmed |
O papel do Circuito Mínimo de Atividades no desenvolvimento da compreensão leitora de textos do gênero conto de terror: uma experiência em uma turma do 8º ano da Escola de Aplicação da UFPA |
title_sort |
o papel do circuito mínimo de atividades no desenvolvimento da compreensão leitora de textos do gênero conto de terror: uma experiência em uma turma do 8º ano da escola de aplicação da ufpa |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2025 |
url |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17091 |
_version_ |
1832604188587065344 |
score |
11.755432 |