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Tese
Travessia: Do íntimo ao político: A memória como agente de resistência na produção de livro de artista
Esta tese memorial-poética investiga o atravessamento de fronteiras geoartísticas, compreendendo tanto deslocamentos físicos de Paris para Belém, quanto deslocamentos simbólicos das narrativas íntimas às políticas, a partir de uma abordagem autoetnográfica. A pesquisa articula memória, saudade, pais...
Autor principal: | GIUSTI, DESIREE COSTA |
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Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17253 |
Resumo: |
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Esta tese memorial-poética investiga o atravessamento de fronteiras geoartísticas, compreendendo tanto deslocamentos físicos de Paris para Belém, quanto deslocamentos simbólicos das narrativas íntimas às políticas, a partir de uma abordagem autoetnográfica. A pesquisa articula memória, saudade, paisagem e
fotografia na construção de um livro de artista, no qual a materialidade do suporte se torna um campo expandido para experimentações poéticas e visuais. O diálogo entre o fazer artístico e a reflexão teórica se estabelece por meio de autores como Susan Sontag, que discute a fotografia como escrita do tempo, Orlando Maneschy, que pesquisa e produz arte contemporânea na Amazônia, Paes Loureiro, que reflete sobre a estética amazônica e a memória cultural, Elaine Arruda, que explora o livro de artista como campo de experimentação, e Monique Malcher, cuja escrita atravessa territórios afetivos e políticos da Amazônia. A esquisa também dialoga com a obra de François Soulages, que trata das fronteiras geoartísticas. O conceito
de livro de artista é explorado em sua potência narrativa e visual, inserindo-se na tradição de obras que ressignificam o objeto livro enquanto suporte de memória e experimentação estética. |